Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DAS PSICOPATOLOGIAS E SUAS MODIFICAÇÕES EM CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Dados do Projeto

147

AVALIAÇÃO DAS PSICOPATOLOGIAS E SUAS MODIFICAÇÕES EM CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

2015/2 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

NÚCLEO DE PESQUISA APLICADA A INTERVENÇÕES COMUNITÁRIAS E CLÍNICAS

Práticas clínicas: Psicoterapia e supervisão

GINA NOLÊTO BUENO

Resumo do Projeto

Os chamados transtornos mentais são fenômenos que acompanham o ser humano desde os mais remotos tempos. Estudos epidemiológicos demonstram a alta prevalência dos transtornos mentais na sociedade ao longo de sua história. Diante dessa demanda, a psicopatologia surge como o campo da ciência responsável pelo estudo dessa série de fenômenos. No entanto, algumas abordagens questionam a definição feita pela abordagem tradicional, que descreveu esses fenômenos como doenças mentais. Essa crítica ocorre em função de a própria abordagem não ter encontrado achados biológicos suficientes para sustentar tal nomenclatura. Por outro lado, a Análise do Comportamento, desde sua origem, no início do século XX, defende que o estudo desses transtornos mentais deva ser embasado por uma ciência natural. Com essa finalidade, organizou um maciço campo teórico e metodológico ao desenvolver pesquisas com infra-humanos cuja função foi buscar alternativas de investigação e intervenção para tais psicopatologias. Daí aportar-se a Análise do Comportamento como uma eficiente alternativa ao defrontar-se com os chamados transtornos mentais não como doença, mas sim como comportamentos-problema que são passíveis de observação, mensuração, análise e modificação. Logo, sua proposta de intervenção, ou de modificação do comportamento, pauta-se na investigação de variáveis históricas associadas à instalação desses comportamentos, bem como pela pesquisa de variáveis atuais que os mantêm no repertório do organismo. Diante da relevância do tema, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo avaliar, descrever e intervir em psicopatologias apresentadas por usuários, de todas as faixas etárias, que buscam os serviços da Clínica-Escola de Psicologia (CEPSI), vinculada à Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. O estudo proposto será epidemiológico, retrospectivo, descritivo, exploratório e analítico, inicialmente projetado para cinco anos e agora requeridos mais 24 meses, iniciado em 2015/2. Este projeto está sendo aplicado por meio de delineamento experimental no formato AB, seguido por follow-up, sendo a primeira etapa destinada à linha de base (coleta de dados), a segunda etapa dedicada aos procedimentos de intervenção e na etapa final será realizado o estudo de follow-up, assim como por meio de delineamento de linha de base múltiplas entre comportamentos e entre situações. Espera-se alcançar com o desenvolvimento desta pesquisa benefícios que se estenderão tanto para os participantes como para a comunidade de uma forma geral, assim como aos profissionais da área de saúde. Para os participantes, espera-se que esses aprendam formas mais eficientes e adaptativas para se comportarem, a fim de que lhes sejam produzidas consequências mais reforçadoras. À comunidade geral, possibilidade de usufruir, em forma de tratamento, dos resultados que este projeto venha produzir, logo, alcançar a melhoria da qualidade de vida desta. Aos profissionais de saúde, o benefício de poder utilizar de novos procedimentos/protocolos que lhes favorecerão operacionalizar novas ferramentas tanto para avaliação quanto para o tratamento das psicopatologias pela vertente comportamental. Palavras-chave: déficits e excessos comportamentais; psicopatologias; variáveis estabelecedoras e mantenedoras; treino comportamental; análise do comportamento.

Objetivos

Objetivo Primário - Identificar as psicopatologias trazidas por usuários da ClínicaEscola de Psicologia da PUC Goiás, quando então será aplicada a tecnologia da Análise do Comportamento, a fim de que sejam avaliadas e descritas, isto é, sejam identificados seus agentes causadores e mantenedores, para que sejam delineados programas de intervenção pautados pela experimentação, com formatos AB, seguido por follow-up. Logo, identificar, descrever, mensurar, conhecer e intervir nestas psicopatologias com o objetivo de promover o seu controle. Assim, como avaliar as ferramentas de intervenção em uso e, desse modo, suscitar análises críticas destas, com o objetivo de contribuir para com o seu desenvolvimento, o que, certamente, contribuirá com a sociedade e com a área de saúde de um modo geral.

Objetivos Secundários - (1) Avaliar e descrever diagnóstico adequado aos usuários que buscam a Clínica-Escola de Psicologia da PUC Goiás com queixa de apresentar psicopatologias. (2) Identificar, descrever e propor tratamento adequado às psicopatologias apresentadas pelas pessoas que buscam a Clínica-Escola de Psicologia da PUC Goiás, a fim de favorecer o controle das referidas psicopatologias. (3) Avaliar resultados obtidos pelos tratamentos propostos, por meio do acompanhamento das pessoas que fizerem uso dessa forma de intervenção. (4) Avaliar a eficácia do programa de intervenção aplicado. (5) Propor novos procedimentos clínicos que possam contribuir com o desenvolvimento de comportamentos mais adequados ao ambiente social destas pessoas, bem como com a melhoria da prática do profissional da saúde.

Justificativa

Os chamados transtornos mentais são fenômenos que acompanham o ser humano desde os mais remotos tempos. Estudos epidemiológicos demonstram a alta prevalência dos transtornos mentais na sociedade ao longo de sua história. Diante dessa demanda, a psicopatologia surge como o campo da ciência responsável pelo estudo dessa série de fenômenos. No entanto, algumas abordagens questionam a definição feita pela abordagem tradicional, que definiu esses fenômenos como doenças mentais. Essa crítica se dá uma vez não ter, a própria abordagem, encontrado achados biológicos suficientes para sustentar tal nomenclatura. Por outro lado, a Análise do Comportamento, desde a sua origem no início do século XX, defende que o estudo desses transtornos mentais deva ser embasado por uma ciência natural. Com essa finalidade organizou um maciço campo teórico e metodológico, ao desenvolver pesquisas com infrahumanos com a função de buscar alternativas de investigação e intervenção para essas psicopatologias. Daí aportar-se, a Análise do Comportamento, como uma eficiente alternativa, ao defrontar-se com os chamados transtornos mentais não como doença, mas sim como comportamentos-problemas que são passíveis de observação, mensuração, análise e modificação. Logo, sua proposta de intervenção, ou de modificação do comportamento, pautase na investigação de variáveis históricas associadas à instalação desses comportamentos, bem como pela pesquisa de variáveis atuais que os mantêm no repertório do organismo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GINA NOLÊTO BUENO
Email: ginabuenopsi@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]