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ESTADO DA ARTE: A PRODUÇÃO DE TESES DO PROGRAMA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PUC/GOIÁS 2007 A 2011
2017/2 até 2022/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR
Estado, Políticas e Instituições Educacionais
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
OBJETIVO GERAL
Realizar o Estado da Arte da produção das teses do PPGE, 2007 a 2011, das três linhas de pesquisa resultando em três livros catálogos no prazo de 3 anos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levantar as temáticas/ problemas/ palavras chaves/ de cada tese e a diversidade de enfoques;
- Relacionar resumos/ introdução/ conclusão de cada tese;
- Levantar as principais categorias de análise;
- Listar as referências bibliográficas que são comuns nos trabalhos analisados (teses).
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE), desde sua fundação, em 1999 teve seu projeto de mestrado e doutorado elaborado, implantado e coordenado, nos seus primeiros anos, pelos professores Drª Iria Brzezinski e Dr. José Carlos Libâneo. A instituição até o final de 2016, já formou 343 mestres e de 2007 à atualidade 86 doutores. Esta realidade do PPGE de 17 anos de existência tem seus trabalhos já cadastrados e disponíveis, para consulta na Biblioteca da PUC/Goiás. Estes resultados trazem consigo, um novo desafio, o de discutir e levantar o conhecimento produzido em suas dimensões qualiquantitativa, quanto às principais temáticas tratadas.
Mapear a produção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE) de 2007 a 2016 é nossa intenção, uma vez, que neste período, este Doutorado completou seus 10 anos de criação. Para dar conta de tal proposta este foi dividido em dois projetos de pesquisa, a saber, o processo de historicização de 2007 a 2011 que será coordenado pela profª Dª Maria Esperança Fernandes Carneiro e de 2012 a 2016 coordenado pela profª Dª Maria Cristina das Graças Mesquita, ambas da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais.
A finalidade de preservação da memória, criação e percurso do PPGE nos levou a iniciarmos pela sua implantação, com o curso stricto sensu, Mestrado (1999); por recomendação da CAPES, em março de 2001 e reconhecido pelo Ministério da Educação/ CNE, conforme Processo nº 23001 - 000114/2001 - 34 e Parecer da Câmara do Ensino Superior (CES) 0859/2001. Esta organização teve por meta também constituir o seu curso de Doutorado, o que foi efetivado após sete anos de funcionamento do Mestrado em Educação.
Neste contexto, o curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042.
A partir de 8 setembro de 2009 a Universidade Católica de Goiás instituição de ensino superior, vinculada a Igreja Católica foi reconhecida pelo Vaticano passando a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás).
O Programa de Pós-Graduação em Educação, no último triênio, obteve a nota 4 da Avaliação da CAPES (2010-2012).
Segundo o documento do PPGE intitulado Histórico do Programa PUC/ 2016, tem por área de concentração educação e sociedade e por objetivo qualificar docentes e pesquisadores na área da educação para o exercício profissional. Busca, também, ampliar o conhecimento e a reflexão sobre as questões econômicas, sociais, políticas, culturais e pedagógicas do campo da educação no intuito de responder as exigências da realidade nacional e local.
O Programa estabeleceu-se para efeito prático dos estudos, em três linhas de investigação na totalidade abranger o fenômeno educativo, ou seja, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos; Estado, Políticas e Instituições Educacionais; Educação, Sociedade e Cultura.
- Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos abarca desde a História da produção acadêmica da Educação até suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola, assim como temas relativos a currículo, didática e metodologias específicas de ensino, práticas culturais e linguagens considerando contextos socioculturais e diversidades[1].
- Linha de Estado, Políticas e Instituições Educacionais – compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas publicas sociais e educacionais. Incluem-se, também, temas como: os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores para escola básica[2].
- Linha de Educação, Sociedade e Cultura – abrange estudos e investigações sociais, culturais e históricos constituintes das práticas educativas multidimensionais para a produção de conhecimento pluri disciplinar. Como, também, engloba as temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia, assim como a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados[3].
Atualmente, seu corpo docente constitui-se dos seguintes professores doutores que compõem três linhas de pesquisa:
Linha de Pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos:
Dra. Beatriz Aparecida Zanatta - Área de Titulação: Educação. Universidade Estadual Paulista – UNESP-Marília,
Dr. Duelci Aparecido de Freitas Vaz - Área de Titulação: Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista – UNESP,
Dra. Elianda Figueiredo Arantes Tiballi - Área de Titulação: História e Filosofia da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP,
Dr. José Carlos Libâneo fundador do PPGE - Área de Titulação: Filosofia e História da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
Dra. Lila Maria Spadoni Lemes - Área de Titulação: Doutorado em Doctorat en Psychologie Université Paris Descartes - França (revalidado pela UNB),
Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas - Área de Titulação: Educação. Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília,
Dra Joana Peixoto - Área de Titulação: Doutorado em Educação - Paris 8, professora colaboradora,
Dr. Wilson Alves de Paiva - Área de Titulação: Doutorado Filosofia da Educação. Universidade de São Paulo – USP, professor colaborador.
Linha de Pesquisa: Estado, Instituições e Políticas Educacionais:
Dr. Antônio da Silva Menezes Júnior - Área de Titulação: Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás e Doutorado em Medicina – Universidade de São Paulo – USP,
Dra. Iria Brzezinski fundadora do PPGE - Área de Titulação: Administração Escolar Universidade de São Paulo – USP,
Dra. Lúcia Helena Rincón Afonso - Área de Titulação: Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP-Marília,
Dra. Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita - Área de Titulação: Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás,
Dra. Maria Esperança Fernandes Carneiro - Área de Titulação: História e Filosofia da Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP,
Drª Teresa Cristina Cristina Barbo Siqueira - Área de Titulação: Educação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.
Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade E Cultura:
Dr. Aldimar Jacinto Duarte - Área de Titulação: Educação. Universidade Federal de Goiás – UFG,
Dra. Cláudia Valente Cavalcante - Área de Titulação: Educação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás,
Dr. Eduardo Sugizaki - Área de Titulação: História Universidade Federal de Goiás – UFG,
Dra. Glacy Queirós de Roure - Área de Titulação: Lingüística Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP,
Dr. José Maria Baldino - Área de Titulação: Educação Universidade Estadual Paulista – UNESP-Marília,
Dra. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida - Área de Titulação: História -Universidade de Brasília – UnB,
Dr. Romilson Martins Siqueira - Área de Titulação: Educação. Universidade Federal de Goiás – UFG.
A escolha de interpretar a realidade sob a perspectiva do “Estado da Arte”, justifica-se, uma vez que, este projeto de pesquisa, de cunho inventariante, do Programa de Pós-Graduação em Educação, tem volume e qualidade de produção. Ferreira (2002, 257) conceitua esta modalidade de pesquisa afirmando que as teses:
também são reconhecidas [Estado da Arte] por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado. (FERREIRA, 2002, 257)
Ferreira (2002) inventaria as principais pesquisas na área da educação que se utilizaram do Estado da Arte mostrando a importância dessa modalidade de estudo.
Nossa escolha de realizar o Estado da Arte não foi aleatória, pois estamos nos valendo dos estudos já realizado por Iria Brzezinski uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação PUC/Goiás, que vem trabalhando nesta modalidade de pesquisa, via balanço das dissertações e teses no período de 1997 a 2002 e no período 2003-2012, deste programa, tendo, por um dos objetos de estudo, a Formação de Professores.
É evidente, como nos traz Lula (2016), em escritos de sua tese de doutorado, que tal pesquisa vai em direção de ajuizar amplo componente de um projeto de pesquisa, que englobou os Estados do Conhecimento sobre Formação de Profissionais da Educação, Currículo da Educação Básica e Educação e Tecnologia, que foram
coordenados por representantes de três Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED), quais sejam GT 8 “Formação de Professores”, GT 12 “Currículo” e GT 16 “Educação e Comunicação”.Esse conjunto de investigações integra-se ao Projeto BRA/97/019-Contrato 47-832/04, do Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do INEP, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (LULA, 2016, p.47)
Morosini e Fernandes (2014) assinalam a relevância de se construir os bancos de teses com suas respectivas produções dos Programas de Pós-Graduação, pois é a oportunidade de recuperar a historicidade das temáticas, via catalogação, uma vez que, tal experiência é o contexto do espaço temporal que merece ter visibilidade.
As pesquisas na modalidade Estado da Arte como sustenta Ferreira (2002 ) vão ter nos catálogos a expressão do levantamento quantitativo, mas também comportam o contraditório ao passarem
a ser produzidos atendendo ao anseio manifestado pelas universidades de informar sua produção à comunidade científica e à sociedade, socializando e, mais do que isso, expondo-se à avaliação. É um sentimento de que trabalhos produzidos ao longo dos anos não devem [ficar] restritos às prateleiras das bibliotecas das universidades (FERREIRA, 2002, p. 260).
Ferreira (2002, p. 260) sustenta que a catalogação faz parte do desafio de conhecer “o já construído e produzido, [...] dar conta do saber que se avoluma cada vez mais rapidamente e de divulgá-lo para a sociedade”.
O Estado da Arte pretendido nesta pesquisa circunscreve-se ao período 2007 a 2011 abrangendo a produção de teses das três linhas do PPGE: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos - Estado, Políticas e Instituições Educacionais - Educação, Sociedade e Cultura. No intuito de mapear a produção da Pós-Graduação PUC/GO em Educação, precisamos considerar a realidade das universidades que vêm constituindo-se em espaço de inúmeras intervenções e controle pelo estado, desde a década de 1980, fundamentadas na verificação constante de custo-benefício, porém muito mais, nos custos, pois tem por objetivo o aumento da produtividade, ainda que a qualidade da educação seja restringida. Para tanto, o Estado da Arte, enquanto instrumento de catalogação, de levantamento quantitativo inscreve-se como atividade de relevo nas Universidades que se caracterizam como organização social operacional.
Marilena Chauí (1999), em seus estudos, mostra que a universidade instituição social, desde as políticas neoliberais da década de 1980, vem sofrendo intervenções para se configurar na perspectiva de organização social operacional, que se caracteriza por baixos investimentos, redução dos custos e aumento de produtividade.
A Reforma do estado brasileiro preparou um caminho na educação, de ampliação de levantamentos, fundados em avaliações estandardizadas em todos os níveis educacionais com o intuito de mapeá-la. Na Universidade que, desde a década de 1980, vem sendo reformada pelo estado, segundo Chauí (1999, p. 4) tem sido vítima de inúmeras tentativas de desprende-la de sua principal característica histórica, de ser uma instituição social. Estas tentativas têm sido repelidas por professores, estudantes e funcionários, uma vez, que a universidade “foi forjada na [luta por] autonomia [onde] construiu a sua legitimidade na reflexão, criação e crítica”. As pressões do estado tornaram o ensino superior um espaço de inúmeras intervenções e controle com o constante objetivo de diminuição de seus custos, em busca do aumento da produtividade, o que significa dizer, em busca do aumento de trabalho excedente, executado por professores e auxiliares da educação. Estas são as características da Universidade organização social operacional, sendo sua essência a prestação de serviço empresarial, que visa o lucro, uma vez, que e a educação configura-se em mais uma das mercadorias na produção capitalista. Para tanto, o Estado da Arte nessas universidades, enquanto instrumento de catalogação primam pelo levantamento quantitativo, mas nós pretendemos ir além, dado que as Pontifícias Universidades Católicas têm compromisso com reflexão, análise e crítica na produção do conhecimento científico.
Esta realidade aponta para a compreensão do espaço de produção científica do PPGE, não apenas quanto a sua produção quantitativa, mas também qualitativa circunstanciada e historicizada.
Para tanto, nesta pesquisa, critérios serão definidos como caminho a ser perseguido na construção do conhecimento contemplando as três linhas de pesquisa:
1- Relacionar as temáticas/ problemas/ palavras chaves/ de cada tese e a diversidade de enfoques;
2- Leitura dos resumos/ introdução/ conclusão de cada tese;
3- Levantamento das referências bibliográficas que são comuns aos trabalhos a serem analisados (teses);
4- Apresentar as principais categorias de análises dadas;
5-Levantar as principais categorias de análise;
No nosso entendimento, Estado da Arte é conhecimento, registro, categorização que propicia discussões, interpretações e analises buscando a construção de uma visão panorâmica que terá os seguintes objetivos apresentados a seguir.
[1] Histórico do PPGE, 2016, Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017.
[2] Histórico do PPGE, 2016. Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017.
[3] Histórico do PPGE, 2016. Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ANTONIO EVALDO OLIVEIRA
Email: antonio.evaldo@uol.com.br |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ARISTOTELES MESQUITA DE LIMA NETTO
Email: aristoteles@unifimes.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
IRIA BRZEZINSKI
Email: iriaucg@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador | [] | [] |
JOSE GERALDO DA SILVA
Email: geraldo.viana@ifgoiano.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
LUCIA HELENA RINCON AFONSO
Email: luciarincon@gmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
Email: mcristinadm@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Email: esperancacarneiro@outlook.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARIA JOSE PEREIRA DE OLIVEIRA DIAS
Email: mjpgoster@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
SUELY VIEIRA LOPES
Email: suelyvl51@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
TERESA CRISTINA BARBO SIQUEIRA
Email: teresacbs@terra.com.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |