Detalhes do Projeto de Pesquisa

ANÁLISE OPERANTE: ESTUDOS EMPÍRICOS E EXPERIMENTAIS

Dados do Projeto

141

ANÁLISE OPERANTE: ESTUDOS EMPÍRICOS E EXPERIMENTAIS

2014/1 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

LORISMARIO ERNESTO SIMONASSI

Resumo do Projeto

O conceito de comportamento operante foi apresentado pela primeira vez por Skinner (1935, 1937), e seu primeiro refinamento ocorreu em 1938 no livro The Behavior of the Organisms. O aprimoramento do conceito limitou-se a excluir da categoria de comportamento reflexo que havia sido proposto por Pavlov, para distingui-lo do conceito de comportamento operante. Desta forma, comportamento operante seria todo aquele comportamento em que não se identificaria o estímulo eliciador antecedente. O conceito foi gradualmente refinado, chegando aos dias de hoje a uma definição mais apropriada, pelo menos como uma definição de trabalho. No conhecimento científico, a evolução do conceito está intimamente relacionada ao objeto de estudo. De forma bastante simplificada, o conceito de operante se expandiu como consequência daquilo que era estudado. A expansão do objeto de estudo, tomou recentemente um grande impulso. Quando Skinner publicou o livro O Comportamento Verbal (Skinner, 1957/1978) mais um grande passo foi dado em direção ao que é o objeto de estudo na Análise do Comportamento. Em decorrência da proposta skinneriana da forma de se abordar o que é hoje denominado de comportamento verbal surgiram inúmeras analises e experimentos que lidaram com o mesmo como comportamento operante.

Objetivos

Dessa forma, a partir da literatura apresentada o presente experimento tem como objetivo verificar se e como o tempo de atraso para obtenção do reforçador afeta a probabilidade de humanos responderem em esquemas concorrentes.

Justificativa

O projeto geral é uma composição de sub-projetos que derivam de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos e planos de trabalho de alunos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso de alunos de graduação em psicologia.

Os sub-projetos são:

1- COMPORTAMENTO DE ESCOLHA EM CONCORRENTES ENCADEADOS

2- ESTUDOS SOBRE RESSURGÊNCIA

3- CONTROLE POR ESTÍMULOS NO SEGUIMENTO DE REGRAS: PORQUE AS LEIS SÃO DESOBEDECIDAS

4- PERCEPÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÃO DE ESTÍMULOS PERCEPTUAIS E VERBAIS

5- ESTUDOS DE EQUIVALÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

6- ESTUDOS SOBRE ABUSO SEXUAL EM CRIANÇAS

7- ESTUDOS SOBRE A RESPOSTA SEXUAL FEMININA

8- APRENDIZAGEM DE LEITURA EM CRIANÇAS AUTISTAS COM HISTORIA DE FRACASSO ESCOLAR

9- ESTUDO DE CONTEXTOS VERBAIS

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO CARLOS GODINHO DOS SANTOS
Email: acgodinhos@gmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
CRISTIANO COELHO
Email: cristiano@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
JULIO CESAR ABDALA FILHO
Email: abdalafilhojc@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LORISMARIO ERNESTO SIMONASSI
Email: lorismario@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]
PEDRO HENRIQUE CARVALHO
Email: carvalhoph1992@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]
THAISSA NEVES REZENDE PONTES
Email: thaissaneves@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
UELITON DOS SANTOS GOMES
Email: usgomes@gmail.com
Pesquisador Estudante [tecnico] [null]