Detalhes do Projeto de Pesquisa

PROJETO ESTADO DA ARTE 2: TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2012-2016

Dados do Projeto

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PROJETO ESTADO DA ARTE 2: TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2012-2016

2017/2 até 2022/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR

Estado, Políticas e Instituições Educacionais

MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA

Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa atual decorre da necessidade de reconstituição da história do Programa de Pós- Graduação em Educação PUC Goiás em relação ao Doutorado. Pretende-se mapear, catalogar, sistematizar e publicizar o conhecimento produzido em vários aspectos, desde a sua dimensão quantiqualitativa, as principais temáticas tratadas, as categorias de análise, metodologias anunciadas, e as bibliografias mais utilizadas das teses no período de 2012-2016. Neste sentido, apresentamos como problema a ser pesquisado: Quais as temáticas, tendências metodológicas, categorias de análise e referencias teóricos mais utilizados nas teses de Doutorado do PPGE-PUC ¿ Goiás no período compreendido entre os anos 2012-2016? Como objetivo geral da pesquisa pretendemos realizar o Estado da Arte da produção das teses do PPGE, 2012 a 2016, das três linhas de pesquisa resultando em três livros catálogos no prazo de 2 anos. Os objetivos específicos podem assim ser listados: levantar as temáticas/ problemas/ palavras chaves/ de cada tese e a diversidade de enfoques; relacionar resumos/ introdução/ conclusão de cada tese; levantar as principais categorias de análise; listar as referências bibliográficas que são comuns nos trabalhos analisados (teses). Segundo o documento do PPGE intitulado Histórico do Programa PUC/ 2016, o Programa tem por área de concentração educação e sociedade e por objetivo qualificar docentes e pesquisadores na área da educação para o exercício profissional. Busca, também ampliar o conhecimento e a reflexão das questões econômicas, sociais, políticas, culturais e pedagógicas do campo da educação no intuito de responder as exigências da realidade nacional e local. O Programa estabeleceu-se em três linhas de investigação para abranger o fenômeno educativo: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Estado, Políticas e Instituições Educacionais, Educação, Sociedade e Cultura. Justifica-se tal projeto de pesquisa de cunho inventariante do Programa de Pós-Graduação em Educação, dado o volume e a qualidade de sua produção e a importância de um levantamento desta natureza que evidenciará as principais contribuições da pesquisa nesta década. Esta modalidade de pesquisa é empírica e bibliográfica, qualiquantitativa. Nossos objetivos apoiam-se na perspectiva de (re)escrever a história da produção acadêmica, deste programa das teses do PPGE, 2012 a 2016, das três linhas de pesquisa, via recuperação da produção de trabalhos das três linhas de pesquisa das teses de doutorado.A nossa investigação Estado da Arte da produção de teses do PPGE procurará ir além do levantamento quantiqualitativo, atividade muito valorizada na Universidade organização operacional, mas sim vislumbra superar a mera catalogação historicizando o espaço de produção científica qualificada de formação de professores.

Objetivos

OBJETIVO GERAL 


Realizar o Estado da Arte da produção das teses do PPGE, 2012 a 2016, das três linhas de pesquisa resultando em três livros catálogos no prazo de 2 anos.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


4.1.1- levantar as temáticas/ problemas/ palavras chaves/ de cada tese e a diversidade de enfoques;

4.1.2- Relacionar resumos/ introdução/ conclusão de cada tese;

4.1.3- Levantar as principais categorias de análise; 

4.1.4- Listar as referências bibliográficas que são comuns nos trabalhos analisados (teses).

Justificativa

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás possui tradição em ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa na área da educação será marcada em 1999 com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação pelos professores Drª Iria Brzezinski e Dr. José Carlos Libâneo. O curso de Doutorado obteve a autorização da CAPES para implantação no ano de 2006. Na sua primeira década o programa de Pós-Graduação em Doutorado, entregou 85 novos pesquisadores ao Estado de Goiás, ao Brasil e ao mundo. 

Estes resultados trazem consigo, um novo desafio, o de discutir e levantar a produção acadêmica no sentido de mapeá-la, enquanto conhecimento produzido em vários aspectos, desde a sua dimensão quantiqualitativa, quanto as principais temáticas tratadas, categorias de análises que emergiram das pesquisas, como também as principais bibliografias utilizadas.

Nos propomos mapear a produção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE) de 2007 a 2016, período em que este Doutorado completara seus 10 anos de criação. Para dar conta de tal proposta dividimos em dois projetos de pesquisa o processo de historicização de 2007 a 2011 que será coordenado pela profª Dª Maria Esperança Fernandes Carneiro e de 2012 a 2016 coordenado pela profª Dª Maria Cristina das Graças Mesquita, ambas da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais.

Procurando historicizar com a finalidade de preservação da memória, a criação e o percurso do PPGE iniciamos pela sua implantação, com o curso stricto sensuMestrado em 1999, recomendado pela CAPES em março de 2001 e reconhecido pelo Ministério da Educação/ CNE, conforme Processo: 23001 - 000114/2001 - 34 e Parecer: CES 0859/2001. Tal processo teve por meta também constituir o seu curso de Doutorado, o que foi efetivado após sete anos de funcionamento do Mestrado em Educação.

A partir de 8 setembro de 2009 a Universidade Católica de Goiás instituição de ensino superior, vinculada a Igreja Católica foi reconhecida pelo Vaticano passando a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás). Neste contexto, o curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042. 

Programa de Pós-Graduação em Educação, no último triênio, obteve a nota 4 da Avaliação da CAPES (2010-2012). 

Segundo o documento do PPGE intitulado Histórico do Programa PUC/ 2016, o Programa tem por área de concentração educação e sociedade e por objetivo qualificar docentes e pesquisadores na área da educação para o exercício profissional. Busca, também ampliar o conhecimento e a reflexão das questões econômicas, sociais, políticas, culturais e pedagógicas do campo da educação no intuito de responder as exigências da realidade nacional e local.

O Programa estabeleceu-se em três linhas de investigação para abranger o fenômeno educativo: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos,  Estado, Políticas e Instituições Educacionais, Educação, Sociedade e Cultura.

A Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades (Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).).

A Linha de Estado, Políticas e Instituições Educacionais Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, „Ÿ das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar „Ÿ  diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica.
 
(Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).

Linha de Educação, Sociedade e Cultura – Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das práticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.
 
(Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).).

Justifica-se tal projeto de pesquisa de cunho inventariante do Programa de Pós-Graduação em Educação, dado o volume e a qualidade de sua produção e a importância de um levantamento desta natureza que evidenciará as principais contribuições da pesquisa nesta década. Ferreira (2002, 257) reconhece esta modalidade de pesquisa como importante afirmando que:

também são reconhecidas [estado da arte] por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado. (FERREIRA, 2002, 257)


Ferreira (2002) inventaria as principais pesquisas na área da educação que se utilizaram do estado da arte mostrando a importância dessa modalidade de estudo.

Nossa escolha de realizar o estado da arte não foi aleatória, pois estamos nos valendo dos estudos já realizado por Iria Brzezinski uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação PUC/Goiás, que vem trabalhando nesta modalidade de pesquisa, via balanço das dissertações e teses no período de 1997 a 2002 e no período 2003-2012, deste programa, tendo por um dos objetos de estudo a Formação de Professores. É evidente como nos traz Lula (2016) em escritos de sua tese de doutorado, que tal pesquisa vai à direção de ajuizar amplo componente de um projeto de pesquisa, que englobou os Estados do Conhecimento sobre Formação de Profissionais da Educação, Currículo da Educação Básica e Educação e Tecnologia, que foram

coordenados por representantes de três Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED), quais sejam GT 8 “Formação de Professores”, GT 12 “Currículo” e GT 16 “Educação e Comunicação”. Esse conjunto de investigações integra-se ao Projeto BRA/97/019-Contrato 47-832/04, do Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do INEP, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (LULA, 2016, p.47)


Morosini e Fernandes (2014) assinalam a relevância de se construir os bancos de teses com suas respectivas produções dos Programas de Pós-Graduação, pois é a oportunidade de recuperar a historicidade das temáticas via catalogação, uma vez que, tal experiência é o contexto do espaço temporal que merece ter visibilidade.

As pesquisas na modalidade estado da arte como sustenta Ferreira (2002, p. 260) vão ter nos catálogos a expressão do levantamento quantitativo, mas também comportam o contraditório ao passarem

a ser produzidos atendendo ao anseio manifestado pelas universidades de informar sua produção à comunidade científica e à sociedade, socializando e, mais do que isso, expondo-se à avaliação. É um sentimento de que trabalhos produzidos ao longo dos anos não devem [ficar] restritos às prateleiras das bibliotecas das universidades.

Ferreira (2002, p. 260) sustenta que a catalogação faz parte do desafio de conhecer “o já construído e produzido” para “dar conta do saber que se avoluma cada vez mais rapidamente e de divulgá-lo para a sociedade”.

O Estado da Arte pretendido nesta pesquisa circunscrever-se ao período 2012 a 2016 abrangendo a produção de teses das três linhas do PPGE: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos - Estado, Políticas e Instituições Educacionais - Educação, Sociedade e Cultura.

No intuito de mapear a produção da Pós-Graduação PUC/GO em Educação, precisamos considerar a realidade das universidades que vêm constituindo-se em espaço de inúmeras intervenções e controle pelo estado, fundamentada na verificação constante de custo-benefício, mas muito mais, nos custos ainda que a qualidade da educação seja restringida, tendo por base o aumento da produtividade. Para tanto, o Estado da Arte, enquanto instrumento de catalogação, de levantamento quantitativo inscreve-se como atividade de relevo nas Universidades de organização operacional. Marilena Chauí (1999) em seus estudos mostra que a universidade de instituição social, desde as políticas neoliberais da década de 1980, vem sofrendo intervenções para se configurar na perspectiva de organização social. 

A Reforma do estado brasileiro preparou o caminho na educação de ampliação de levantamentos fundados em avaliações estandardizadas em todos os níveis educacionais com o intuito de mapear cada vez mais a educação. Com relação à Universidade, que desde a década de 1990 vem sendo reformada, como afirma Chauí (1999, p. 4), não é possível separável da definição da Universidade como organização social “de sua inserção no setor de serviços não exclusivos do Estado afrontando a Universidade instituição social forjada na [luta de preservação] da sua autonomia [que] construiu a sua legitimidade na formação “reflexão, criação e crítica”. Tornou-se o ensino superior um espaço de inúmeras intervenções e controle e constante diminuição dos custos em busca do aumento da produtividade, o que significa dizer em busca do aumento de trabalho executado por professores e auxiliares da educação. Estas são as características da Universidade organização social que é operacional tendo por  essência a prestação de serviço empresarial. Para tanto, o Estado da Arte nessas universidades, enquanto instrumento de catalogação primam pelo levantamento quantitativo, o que pretendemos ir além, dado que as Pontifícias Universidades Católicas têm forte compromisso com a justiça e a crítica social.

Esta realidade aponta para a compreensão do espaço de produção científica do PPGE, não apenas quanto a sua produção quantitativa, mas também qualitativa circunstanciada e historicizada.

No nosso entendimento, Estado da Arte é conhecimento, registro, categorização que propicia discussões, interpretações e análises buscando a construção de uma visão panorâmica.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CARLOS ANTONIO ROCHA
Email: karlim-rocha@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
LUCIANA DOS SANTOS MACHADO BALDOINO
Email: luciana.balduino@ifgoiano.edu.br
Pesquisador Estudante [externo] [mestre]
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
Email: mcristinadm@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Email: esperancacarneiro@outlook.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]