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PROJETO ESTADO DA ARTE 2: TENDÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2012-2016
2017/2 até 2022/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR
Estado, Políticas e Instituições Educacionais
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
OBJETIVO GERAL
Realizar o Estado da Arte da produção das teses do PPGE, 2012 a 2016, das três linhas de pesquisa resultando em três livros catálogos no prazo de 2 anos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4.1.1- levantar as temáticas/ problemas/ palavras chaves/ de cada tese e a diversidade de enfoques;
4.1.2- Relacionar resumos/ introdução/ conclusão de cada tese;
4.1.3- Levantar as principais categorias de análise;
4.1.4- Listar as referências bibliográficas que são comuns nos trabalhos analisados (teses).
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás possui tradição em ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa na área da educação será marcada em 1999 com a implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação pelos professores Drª Iria Brzezinski e Dr. José Carlos Libâneo. O curso de Doutorado obteve a autorização da CAPES para implantação no ano de 2006. Na sua primeira década o programa de Pós-Graduação em Doutorado, entregou 85 novos pesquisadores ao Estado de Goiás, ao Brasil e ao mundo.
Estes resultados trazem consigo, um novo desafio, o de discutir e levantar a produção acadêmica no sentido de mapeá-la, enquanto conhecimento produzido em vários aspectos, desde a sua dimensão quantiqualitativa, quanto as principais temáticas tratadas, categorias de análises que emergiram das pesquisas, como também as principais bibliografias utilizadas.
Nos propomos mapear a produção de teses do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE) de 2007 a 2016, período em que este Doutorado completara seus 10 anos de criação. Para dar conta de tal proposta dividimos em dois projetos de pesquisa o processo de historicização de 2007 a 2011 que será coordenado pela profª Dª Maria Esperança Fernandes Carneiro e de 2012 a 2016 coordenado pela profª Dª Maria Cristina das Graças Mesquita, ambas da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais.
Procurando historicizar com a finalidade de preservação da memória, a criação e o percurso do PPGE iniciamos pela sua implantação, com o curso stricto sensu, Mestrado em 1999, recomendado pela CAPES em março de 2001 e reconhecido pelo Ministério da Educação/ CNE, conforme Processo: 23001 - 000114/2001 - 34 e Parecer: CES 0859/2001. Tal processo teve por meta também constituir o seu curso de Doutorado, o que foi efetivado após sete anos de funcionamento do Mestrado em Educação.
A partir de 8 setembro de 2009 a Universidade Católica de Goiás instituição de ensino superior, vinculada a Igreja Católica foi reconhecida pelo Vaticano passando a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás). Neste contexto, o curso de Doutorado foi credenciado, com conceito 4, pelo Ministério da Educação/CAPES conforme Processo 23001 000114/2001 e Parecer da Câmara do Ensino Superior n. 0859/2001, do Conselho Nacional de Educação, nos termos do Diário Oficial da União, de 21/2/2007, Seção n. 35, ISSN 17677-7042.
O Programa de Pós-Graduação em Educação, no último triênio, obteve a nota 4 da Avaliação da CAPES (2010-2012).
Segundo o documento do PPGE intitulado Histórico do Programa PUC/ 2016, o Programa tem por área de concentração educação e sociedade e por objetivo qualificar docentes e pesquisadores na área da educação para o exercício profissional. Busca, também ampliar o conhecimento e a reflexão das questões econômicas, sociais, políticas, culturais e pedagógicas do campo da educação no intuito de responder as exigências da realidade nacional e local.
O Programa estabeleceu-se em três linhas de investigação para abranger o fenômeno educativo: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, Estado, Políticas e Instituições Educacionais, Educação, Sociedade e Cultura.
A Linha de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos compreende estudos e investigações das teorias pedagógicas e dos processos formativos e suas implicações nas práticas educativas, na formação de professores e na gestão organizacional da escola. Abrange temas relacionados ao currículo, à didática e metodologias específicas de ensino, a práticas culturais e linguagens associadas a processos formativos, considerando contextos socioculturais e diversidades (Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).).
A Linha de Estado, Políticas e Instituições Educacionais –Compreende estudos e investigações sobre a organização do Estado e das políticas sociais, em especial, „Ÿ das políticas educacionais, das políticas de formação de profissionais da educação e de currículo, dos sistemas e organizações educacionais e dos paradigmas de gestão escolar „Ÿ diante do processo de reordenamento do Estado, da reestruturação das forças produtivas e das mudanças culturais, cientificas e tecnológicas. Incluem-se nesta linha temas mais específicos como os movimentos sociais de educadores, as relações entre educação e trabalho, o financiamento da educação, teorias de currículo, as diretrizes curriculares nacionais e sua projeção na formação de professores e na escola básica.
(Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).
Linha de Educação, Sociedade e Cultura – Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e históricos constituintes das práticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos /comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.
(Histórico do PPGE, 2016 Disponível em: http://www.cpgss.pucgoias.edu.br/. Acesso em 01 de fev 2017).).
Justifica-se tal projeto de pesquisa de cunho inventariante do Programa de Pós-Graduação em Educação, dado o volume e a qualidade de sua produção e a importância de um levantamento desta natureza que evidenciará as principais contribuições da pesquisa nesta década. Ferreira (2002, 257) reconhece esta modalidade de pesquisa como importante afirmando que:
também são reconhecidas [estado da arte] por realizarem uma metodologia de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica sobre o tema que busca investigar, à luz de categorias e facetas que se caracterizam enquanto tais em cada trabalho e no conjunto deles, sob os quais o fenômeno passa a ser analisado. (FERREIRA, 2002, 257)
Ferreira (2002) inventaria as principais pesquisas na área da educação que se utilizaram do estado da arte mostrando a importância dessa modalidade de estudo.
Nossa escolha de realizar o estado da arte não foi aleatória, pois estamos nos valendo dos estudos já realizado por Iria Brzezinski uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação PUC/Goiás, que vem trabalhando nesta modalidade de pesquisa, via balanço das dissertações e teses no período de 1997 a 2002 e no período 2003-2012, deste programa, tendo por um dos objetos de estudo a Formação de Professores. É evidente como nos traz Lula (2016) em escritos de sua tese de doutorado, que tal pesquisa vai à direção de ajuizar amplo componente de um projeto de pesquisa, que englobou os Estados do Conhecimento sobre Formação de Profissionais da Educação, Currículo da Educação Básica e Educação e Tecnologia, que foram
coordenados por representantes de três Grupos de Trabalho (GTs) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa (ANPED), quais sejam GT 8 “Formação de Professores”, GT 12 “Currículo” e GT 16 “Educação e Comunicação”. Esse conjunto de investigações integra-se ao Projeto BRA/97/019-Contrato 47-832/04, do Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do INEP, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (LULA, 2016, p.47)
Morosini e Fernandes (2014) assinalam a relevância de se construir os bancos de teses com suas respectivas produções dos Programas de Pós-Graduação, pois é a oportunidade de recuperar a historicidade das temáticas via catalogação, uma vez que, tal experiência é o contexto do espaço temporal que merece ter visibilidade.
As pesquisas na modalidade estado da arte como sustenta Ferreira (2002, p. 260) vão ter nos catálogos a expressão do levantamento quantitativo, mas também comportam o contraditório ao passarem
a ser produzidos atendendo ao anseio manifestado pelas universidades de informar sua produção à comunidade científica e à sociedade, socializando e, mais do que isso, expondo-se à avaliação. É um sentimento de que trabalhos produzidos ao longo dos anos não devem [ficar] restritos às prateleiras das bibliotecas das universidades.
Ferreira (2002, p. 260) sustenta que a catalogação faz parte do desafio de conhecer “o já construído e produzido” para “dar conta do saber que se avoluma cada vez mais rapidamente e de divulgá-lo para a sociedade”.
O Estado da Arte pretendido nesta pesquisa circunscrever-se ao período 2012 a 2016 abrangendo a produção de teses das três linhas do PPGE: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos - Estado, Políticas e Instituições Educacionais - Educação, Sociedade e Cultura.
No intuito de mapear a produção da Pós-Graduação PUC/GO em Educação, precisamos considerar a realidade das universidades que vêm constituindo-se em espaço de inúmeras intervenções e controle pelo estado, fundamentada na verificação constante de custo-benefício, mas muito mais, nos custos ainda que a qualidade da educação seja restringida, tendo por base o aumento da produtividade. Para tanto, o Estado da Arte, enquanto instrumento de catalogação, de levantamento quantitativo inscreve-se como atividade de relevo nas Universidades de organização operacional. Marilena Chauí (1999) em seus estudos mostra que a universidade de instituição social, desde as políticas neoliberais da década de 1980, vem sofrendo intervenções para se configurar na perspectiva de organização social.
A Reforma do estado brasileiro preparou o caminho na educação de ampliação de levantamentos fundados em avaliações estandardizadas em todos os níveis educacionais com o intuito de mapear cada vez mais a educação. Com relação à Universidade, que desde a década de 1990 vem sendo reformada, como afirma Chauí (1999, p. 4), não é possível separável da definição da Universidade como organização social “de sua inserção no setor de serviços não exclusivos do Estado afrontando a Universidade instituição social forjada na [luta de preservação] da sua autonomia [que] construiu a sua legitimidade na formação “reflexão, criação e crítica”. Tornou-se o ensino superior um espaço de inúmeras intervenções e controle e constante diminuição dos custos em busca do aumento da produtividade, o que significa dizer em busca do aumento de trabalho executado por professores e auxiliares da educação. Estas são as características da Universidade organização social que é operacional tendo por essência a prestação de serviço empresarial. Para tanto, o Estado da Arte nessas universidades, enquanto instrumento de catalogação primam pelo levantamento quantitativo, o que pretendemos ir além, dado que as Pontifícias Universidades Católicas têm forte compromisso com a justiça e a crítica social.
Esta realidade aponta para a compreensão do espaço de produção científica do PPGE, não apenas quanto a sua produção quantitativa, mas também qualitativa circunstanciada e historicizada.
No nosso entendimento, Estado da Arte é conhecimento, registro, categorização que propicia discussões, interpretações e análises buscando a construção de uma visão panorâmica.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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CARLOS ANTONIO ROCHA
Email: karlim-rocha@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
LUCIANA DOS SANTOS MACHADO BALDOINO
Email: luciana.balduino@ifgoiano.edu.br |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [mestre] |
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA
Email: mcristinadm@yahoo.com.br |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Email: esperancacarneiro@outlook.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |