Detalhes do Projeto de Pesquisa

EFEITO DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL EM GRUPO FUNDAMENTADOS NA FAP E NA ACT NO MANEJO DA ANSIEDADE

Dados do Projeto

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EFEITO DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO COMPORTAMENTAL EM GRUPO FUNDAMENTADOS NA FAP E NA ACT NO MANEJO DA ANSIEDADE

2019/1 até 2023/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ANTONIO CARLOS GODINHO DOS SANTOS

Resumo do Projeto

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo dar continuidade à análise do efeito de Programas de Intervenção Comportamental fundamentados em princípios da Terapia de Aceitação e Comprometimento (ACT) e da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) no desenvolvimento de habilidades sociais para o manejo de ansiedade em participantes adultos em uma situação de grupo. Para tanto, serão aplicados exercícios planejados em sessões de intervenção psicoterápica de acordo com objetivos, fundamentos e conceitos propostos pela ACT, pela FAP e pelo procedimento de treino de habilidades sociais (HS). Serão programados quatro grupos de seis participantes, sendo eles: G1- intervenção ACT e treino de habilidades sociais; G2- intervenção ACT sem treino de habilidades sociais; G3- intervenção FAP e treino de habilidades sociais e G4- grupo FAP sem treino de habilidades sociais. Serão feitas medidas antes e após os programas de intervenção por meio do Inventário de Habilidades Sociais, Inventário de Ansiedade de Hamilton e do Questionário de Aceitação e Ação.

Objetivos

Os objetivos serão: a) Analisar o nível de conhecimento dos participantes sobre o que é ansiedade, suas características e causas; b) Avaliar os níveis de ansiedade e de habilidades sociais apresentados ou relatados pelos participantes, antes e depois de um programa de treinamento comportamental considerando os princípios da FAP e da ACT, de acordo com os seguintes instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais 2 – IHS 2 (Del Prette & Del Prette, 2018), Questionário sobre relatos de nível de ansiedade (fundamentado em itens da Escala de Ansiedade de Hamilton – HAM, citado em Kummer, Cardoso, & Teixeira, 2008) e o Questionário de Modelo de Avaliação Idiográfica Funcional - FIAT-Q (Darrow, Callaghan, Bonow, & Follette, 2014). c) Desenvolver um treinamento comportamental dos participantes sobre princípios comportamentais relacionadas à ansiedade considerando os princípios fundamentais de cada modelo de intervenção; d) Verificar se houve aumentos em relatos de relações de proximidade/intimidade na formação de relações interpessoais dos participantes em inventários de medidas (FIAT-Q) e em seu ambiente natural; e) Analisar se houve aumento no nível de aceitação de eventos privados por parte dos participantes após a referida intervenção comportamental; f) Verificar se houve diferença entre os modelos de intervenção comportamental produziu efeito no comportamento de relatar as contingências relacionadas à aquisição, manutenção e manejo da ansiedade.

Justificativa

O presente trabalho terá como objetivo geral investigar os efeitos dos modelos de intervenção clínica propostos pela FAP e pela ACT como forma de ensinar habilidades para o manejo da ansiedade em uma situação de grupo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ACZA DA SILVA FERREIRA
Email: aczaferreira9@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
AMANDA SCHAFFER
Email: amandafschaffer@hotmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
ANTONIO CARLOS GODINHO DOS SANTOS
Email: acgodinhos@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
MARIA LUIZA DE LIMA VASCONCELOS
Email: mariallvasconcelos28@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]