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EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA
2018/2 até 2022/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA
Educação, Sociedade e Cultura
ROMILSON MARTINS SIQUEIRA
São objetivos desta pesquisa:
a) conhecer a realidade do trabalho desenvolvido na educação infantil oferecida nas Escolas;
b) contribuir para a construção de políticas e práticas educativas que tenham como ponto de partida os interesses e necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças;
c) constituir redes de estudos e pesquisas que qualifiquem os profissionais que trabalham com as temáticas da criança e da infância em diferentes contextos educativos, sejam eles escolares e não escolares.
O fundamento que orienta esta pesquisa parte do princípio daquilo que expressa um trabalho de qualidade socialmente referenciado na educação infantil. Trata do princípio do direito à educação em uma perspectiva crítica, humana e criativa que se pauta em uma proposta voltada para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Portanto, esta pesquisa retrata as especificidades do trabalho público e a educação voltada para as infâncias e das crianças em Goiânia e Aparecida de Goiânia.
Quando aqui se refere ao direito à uma educação de qualidade, parte-se do pressuposto de que o poder público deve oportunizar às crianças uma educação que permita o acesso aos diferentes bens culturais/sociais e que promova o desenvolvimento das crianças nas dimensões afetivas, sociais, cognitivas. Trata de ir além do desenvolvimento cognitivo. Refere-se à garantia dos eixos da brincadeira e interação, a fim de que as crianças possam se expressar, interrogar o mundo, produzir conhecimentos. Trata-se, portanto, de aprender e desenvolver em condições e ambientes voltados para a elevação cultural. Isto implica um trabalho em que a Educação Infantil garanta o cuidar, educar, brincar e interagir. Da mesma forma, deve oportunizar também às crianças da Educação Infantil a apropriação/produção do conhecimento científico.
Quando esta pesquisa interroga sobre a qualidade da ação educativa oferecida às crianças da educação infantil na escola, parte do pressuposto de que pode haver um risco premente de transformar as crianças da educação infantil de 4 e 5 anos e, o pior ainda, as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental em alunos, desconsiderando ainda a complexa transição de uma etapa para outra e suas especificidades de desenvolvimento biopsicossocial. Uma coisa é o trabalho desenvolvido nos CMEI. Outra é aquela desenvolvida nas escolas.
Há nesta preocupação uma ideia de “quase conversão da Educação Infantil” em escola. Entendemos que o debate sobre a especificidade da Educação Infantil tem tensionado o campo sobre sua natureza: é educação ou é ensino? Na letra da Lei 9.394/96 essa questão está assim posta: “Educação Infantil” e “Ensino Fundamental e Médio”. Claro que o termo Educação pode trazer um escopo de análise mais ampliado naquilo que se entende como formação integral e não apenas integrada. Pensar a Educação Infantil sob o prisma da Educação nos parece ser mais pertinente quando entendemos que as especificidades do trabalho são diferentes. Todavia, essa postura não pode segregar ou apartar-se do “Ensino”. Defendemos também o ato de ensinar na Educação Infantil. Aliás, só porque existe “ensino e aprendizagem” a Educação Infantil encontra lugar nos Sistema de Educação Formal e a partir do qual mobiliza pensar professores formados e qualificados pelas Universidades para tal função. Não somos contra a ideia de ensino e muito menos escolas de educação infantil, como aliás muitas regiões do país assim nomeiam. A própria pesquisadora da área, Zilma Ramos de Oliveira nos convida a pensarmos sobre isso ao indagar: “podemos falar de uma escola da infância?” Sim, podemos. Todavia, esta Escola da Infância ainda precisa ser construída.
Sem a devida preocupação com os parâmetros de qualidade, corre-se o risco dos governos tomarem a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 e Emenda 59 como estratégia de segregar as crianças de 4 e 5 anos nas escolas, deslocando-as dos CMEI, e regulando-as numa cultura escolar que desconsidera o tempo da infância, os ambientes, materiais e relações inerentes ao trabalho com a primeira infância. Corre-se o risco de “escolões da educação infantil”. Ou seja, uma política pobre de salas de educação infantil nas escolas para atender os preceitos da Lei, que obrigam o oferecimento de vagas, pelo poder público, nesta faixa etária.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ADRIANA APARECIDA RODRIGUES DA SILVA
Email: dricarodrigues216@gmail.com |
Pesquisador | Egresso | [externo] | [mestre] |
ADRIANE CAMILO COSTA
Email: adriane.camilo@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
ALESSANDRA GOMES JACOME DE ARAUJO
Email: ale.jacome@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
ALINE MAGIONI MAROSTICA MARIANO
Email: magionimm@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
BEATRIZ ALMEIDA SANTIAGO SANTOS
Email: beatrizalmeida2906@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo, externo] | [graduado, graduado] |
CLEMERSON ELDER TRINDADE RAMOS
Email: eldercremtn@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
DANIELLA BORGES DE FARIA VASCONCOS
Email: daniellabfv@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
DEBORA CAROLINNA PEREIRA COSTA
Email: deboracarolinna@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS
Email: fabiany3santos@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [graduado] |
FABIANE DE OLIVEIRA CORDEIRO
Email: fafacordeiro@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [null] |
HILDA MARIA DE ALVARENGA
Email: prof_hilda@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [mestre] |
JUSSARA LEITE DA SILVA ROCHA
Email: jussararocha1971@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
LUANA FERREIRA BORGES
Email: luanaferreiraborges@hotmail.com |
Pesquisador | Egresso | [externo] | [mestre] |
LUCIANA PAIVA DOS SANTOS
Email: lucianacremtn@gmail.com |
Pesquisador | Egresso | [externo] | [mestre] |
LUCIENE APARECIDA PINTO DA COSTA PEREIRA
Email: lucienecpereira@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
MAIRA BRAGA ADORNO DOURADO
Email: maira.b.adorno@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
MARCIA HELENA SANTOS CURADO
Email: marciahscurado@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
MAYARA MARCE GUIMARAES
Email: cei.julianapires@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
PABLINY HELOYSA BATISTA MARIANO
Email: pablinyhelo@gmail.com |
Pesquisador | Egresso | [] | [] |
PATRICIA MARCIANO COSTA DE ALMEIDA
Email: patriciamei@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
PRISCILLA BEZERRA DA SILVA
Email: lanamei@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
QUEZIA DE ANDRADE WANDERLEY
Email: queziandrade@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [graduado] |
ROMILDA CANDIDO DE ARAUJO MENDES
Email: romilda.candido@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
ROMILSON MARTINS SIQUEIRA
Email: romilsonmartinsiqueira@hotmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
ROSANE CANDIDA DE ALMEIDA
Email: rozaneka@hotmail.com |
Pesquisador | Egresso | [externo] | [mestre] |
SIMONE CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS MARTINS
Email: simonecristmartins2013@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [especialista] |
SONIA MARIA DO NASCIMENTO
Email: irsonianascimento@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
SUELENE MARIA DOS SANTOS
Email: suellene_@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
TIAGO JUNQUEIRA DE ALMEIDA
Email: tiagojunqueira@yahoo.com.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
VILMA RIBEIRO DE ALMEIDA
Email: vilminharibeiro@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [mestre] |