Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dados do Projeto

132

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2018/1 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA

Fundamentos e Práticas da Educação Escolar, Estágio e Docência

RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN

Resumo do Projeto

A pesquisa em questão busca compreender a atuação dos graduandos de licenciatura no estágio não-obrigatório vinculado às duas maiores instituições de recrutamento de estágio remunerado, sendo elas: Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, do Sistema FIEG, com data de fundação em 10 de Março de 1970; e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que é uma instituição filantrópica, de assistência social, mantida pelo empresariado nacional, sem finalidades lucrativas. A necessidade desta investigação se dá para perceber e analisar o percurso formativo que esta atuação, como estagiário, possibilita aos graduandos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), buscará construir o perfil de atuação profissional dos cursos de licenciatura da PUC Goiás (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química) atribuído aos graduandos pelos campos de estágio e, além disso, perceber até que ponto a atuação do estagiário está auxiliando o processo formativo do futuro professor. Atualmente o estágio não-obrigatório é uma forma de possibilitar a permanência de nossos alunos no curso. Como procedimentos metodológicos realizaremos: levantamento bibliográfico analisando as produções no campo da formação de professores, enfatizando o estágio; pesquisa documental das instituições em questão; e análise dos contratos de estágio para a construção do perfil da atuação. O marco temporal será de 2014 a 2018, a definição de 2014 se dá, pelo motivo da implantação da nova organização da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Escolas.

Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo principal é identificar e analisar o perfil profissional docente esperado dos estagiários remunerados no estágio não-obrigatório dos graduandos em licenciatura (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química) pelas escolas-campo de estágio na busca das marcas singulares na atividade docente.


Objetivos Específicos

Perceber as marcas singulares do trabalho docente dos estagiários:

  • Identificar as marcas singulares do trabalho docente dos estagiários remunerados das licenciaturas da PUC Goiás (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química);
  • Analisar os elementos constitutivos da inserção na carreira do trabalho docente de estagiários remunerados das licenciaturas da PUC Goiás (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química).

Justificativa

Revisão da Literatura

Um grande desafio com o qual o aluno de um curso de licenciatura tem de lidar é usar teoria e prática. Se esse problema não for solucionado ou pelo menos reduzido durante a vida acadêmica do educando, essa dificuldade se refletirá na sua prática como professor. Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma.

A razão desse tema se vincula há um grande desafio com o qual o aluno de um curso de licenciatura tem de lidar que é unir prática e teoria. Se esse problema não for solucionado ou pelo menos reduzido durante a vida acadêmica do acadêmico, essa dificuldade se refletirá na sua prática como professor. Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma. E essa realidade não é conhecida por muitos que escolhem o curso de licenciatura, mas que é muito importante para uma boa formação.

Os pontos positivos desse tema é que mostra como é importante o ato do estágio na vida do acadêmico ele passa a ter mais conhecimento na área profissional e é um meio que pode levar o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.

A contribuição do curso de formação inicial na formação de professores nos traz como problemática: atualmente, alguns profissionais da educação tem grandes dificuldades de ter o domínio em sala de aula. Algumas questões precisam ser mudadas. Quais elementos estão ausentes na formação dos profissionais para ter uma boa atuação em sala de aula? O que precisa ser feito na coordenação da escola para que os alunos tenham um bom desempenho? De que forma o curso de formação inicial pode e está contribuindo na formação de professores, para que estes tenham “domínio¿¿ da forma e conteúdo em sala de aula?

Diferentes concepções de estágio

O estágio é identificado como parte prática dos cursos de formação, contrapondo a teoria. Na verdade o currículo de formação são disciplinas isoladas entre si, muitas vezes diferentes da prática, por esses motivos quando se inicia o estágio muitos acadêmicos se sentem perdidos por ser bem diferente da teoria.

Para Pimenta (2004) com frequência o estágio tem de ser teórico-prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática. Esse trecho nos leva a entender que prática e teoria precisam estar juntos no estágio, que é importante colocar em prática o que se estuda em sala de aula.

Em qualquer profissão o prático se trata de aprender a fazer algo, assim também é o professor ele precisa aprender sua profissão, saber como lidar em uma sala de aula, como programar suas aulas, ter uma postura correta em sala de aula, ter autonomia.

Entender a relação entre a teoria e a prática possibilitou estudos e pesquisas que fez com que ficasse mais claro a concepção de estágio, propiciando aos alunos mais aproximação sobre a realidade das instituições na qual eles irão atuar. O estágio é para reflexão a partir da realidade das instituições, ou seja, analisar alguns erros e não praticá-los quando estiver em atuação. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação á realidade na qual atuará.

O estágio então deixa de ser apenas mais um componente do currículo e passa a ser uma pesquisa mais aprofundada aos estagiários onde possibilita-lhes um conhecimento mais amplo de sua futura profissão onde eles aprenderão a ser profissionais críticos quando colocarem em prática suas teorias em sala de aula (PIMENTA, 1994).

Aprender a profissão

Segundo Pimenta e Lima (2004), existem três conceitos básicos: campo – é a ligação entre o estágio e a prática executada em sala, por isso a necessidade de professores preparados para compreender está passagem do estagiário; habitus – como sendo a individualidade do estagiário ligada ao espaço escolar; e, cultura docente – não reduzida apenas à reprodução da cultura escolar. Este conceito trabalha a forma de conduzir o processo educativo dos professores, seus comportamentos e sua influência nas construções pessoais dos estagiários. Resumindo, a experiência de estágio é um entender as particularidades e as comunicações entre realidade escolar e sociedade. Para Bourdieu (1991) campo refere-se ao espaço estruturado de posições, que correspondem a um posto de dominação, investido de um poder material ou simbólico decorrente da posição ocupada.

Compreendendo que o estágio é o local onde o primeiro contato com a profissão docente. Para Pimenta e Anastasiou (2002) o significado social que os professores atribuem a si mesmos e a educação escolar exerce um papel fundamental nos processos de construção da identidade docente.

O estágio não-obrigatório

Segundo Wittmann e Trevisan (2008) o estágio pode ter várias funções, para o acadêmico, como um elemento motivador ao estudo, podendo ainda ser um facilitador no processo de assimilação de conteúdos escolares e estimular a criatividade e facilitar a transição da vida estudantil para a profissional. Já para a instituição de ensino, o estágio é importante para divulgar a qualidade do ensino da instituição e aperfeiçoar os conteúdos das disciplinas. E para a sociedade o estágio não-obrigatório também apresenta benefícios durante o seu desenvolvimento.

Como já afirmamos anteriormente, Vasconcelos (2011) afirmar que a bolsa-auxílio é um importante recurso financeiro para que muitos alunos de baixa renda possam financiar seus estudos. Porém o estágio não-obrigatório não possui apenas por vantagens. Frey e Frey (2002) citam alguns pontos negativos, tais como, a dificuldade no acesso às informações da empresa; a falta de supervisão e a falta de encontros periódicos com o professor supervisor.

Acreditamos que desses aspectos negativos o mais problemático é à supervisão. As instituições de ensino encontram muitas dificuldades para realizar o acompanhamento do estágio não-obrigatório, já que esta atividade demanda recursos humanos e financeiros. Segundo Probst apud Vasconcelos (2011), a universidade tornou-se o elo fraco da corrente, pois é pressionada pelo mercado de trabalho, da justiça do trabalho e dos agentes de integração. Pode-se verificar que o estágio não obrigatório possui várias facetas. E nos perguntamos como acontece esse processo de supervisão no caso da Pontifícia Universidade Católica de Goiás nos cursos de licenciatura?

Problema de pesquisa

Partindo da contradição conseguimos perceber que a atuação do graduando estagiário no trabalho docente nos primeiros momentos potencializam os processos de reconhecimento e desistência da carreira docente. Esta pesquisa busca analisar o perfil profissional esperado dos graduandos em licenciatura pelas escolas-campo por meio da descrição das atividades que serão desenvolvidas nas escolas.

Com base em tais conceitos e, ainda, levando em conta os argumentos os quais precedem reflexões elaboradas pela epistemologia do Materialismo Histórico Dialético, questiona-se: Qual o perfil profissional docente esperado dos estagiários remunerados no estágio não-obrigatório dos graduandos em licenciatura (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química) pelas escolas-campo de estágio? Na busca por uma resposta a este problema, pensamos em algumas questões orientadoras que poderão nos auxiliar durante a investigação. São elas:

  • Quais as marcas singulares do trabalho docente dos estagiários remunerados das licenciaturas da PUC Goiás (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química)?
  • Quais os elementos constitutivos da inserção na carreira do trabalho docente de estagiários remunerados das licenciaturas da PUC Goiás (Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química)?

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CAIO HENRIQUE OLIVEIRA E SILVA
Email: caio_henrique_gyn@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
DÉBORAH OLIVEIRA SANTOS
Email: drikahhsoad@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
GIOVANA FIORINI FIDELES
Email: fidelesgiovana00@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
PAOLA CECILIA NOVOA E SILVA
Email: paola20k@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN
Email: mohnfideles@gmail.com
Coordenador Líder [aluno, professor] [null, doutor]