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REGULAÇÃO E CONCORRÊNCIA NO SETOR DA AVIAÇÃO: UMA ANÁLISE DE DIREITO COMPARADO EM PORTUGAL E NO BRASIL
2025/2 até 2027/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
GRUPO DE PESQUISA EM DIREITO ECONÔMICO, REGULAÇÃO E JUSTIÇA DE MERCADO
Direito Comparado e Regulação Econômica Internacional
RAFAEL ROCHA DE MACEDO
Objetivo geral: Perquirir acerca da regulação e da concorrência no setor da aviação em Portugal e no Brasil, por meio de estudo comparativo sistemático das suas respectivas ordens jurídicas, com vista a identificar e explicar semelhanças e diferenças diante de desafios comuns, tanto no âmbito regulatório quanto concorrencial.
Objetivos específicos:
Estudar a evolução histórica dos modelos regulatórios adotados em ambos os países.
Identificar as principais semelhanças e diferenças dos sistemas normativos.
Avaliar os desafios contemporâneos à concorrência, como alianças estratégicas e atos de concentração.
Analisar jurisprudência relevante de CADE e AdC.
Compreender a influência de tratados internacionais e da integração regional (UE e Mercosul).
A presente pesquisa justifica-se pela importância crescente da compreensão das interações entre regulação estatal e concorrência no setor da aviação civil, particularmente em países com marcos jurídicos distintos, mas desafios regulatórios semelhantes, como Portugal e Brasil. O transporte aéreo, por sua natureza estratégica e essencial à integração territorial e econômica, exige do Estado um papel ativo, ainda que compatível com os princípios de livre mercado.
Historicamente marcado por forte presença estatal, o setor da aviação passou, a partir das últimas décadas do século XX, por um processo significativo de desregulamentação, especialmente nos Estados Unidos, Europa e América Latina. Esse movimento, orientado por políticas de liberalização econômica e fortalecimento da concorrência, resultou em transformações profundas na organização e funcionamento do setor, com impacto direto sobre tarifas, qualidade dos serviços e estratégias empresariais. A atuação estatal passou, assim, da intervenção direta para o exercício de funções reguladoras, voltadas à disciplina do mercado, proteção do consumidor e estabilidade do setor.
Nesse contexto, torna-se relevante analisar de forma comparativa como Portugal e Brasil, inseridos em ambientes jurídicos distintos — o primeiro com influência direta do direito da União Europeia, e o segundo com um sistema baseado em um modelo de economia mista — estruturaram seus mecanismos de regulação e defesa da concorrência no setor aéreo. A análise das estratégias empresariais adotadas, como alianças globais, acordos de codeshare, programas de milhagem e joint ventures, é fundamental para entender os limites e as possibilidades da atuação regulatória diante de práticas negociais que, embora voltadas à eficiência, podem impactar a concorrência de forma negativa.
Além disso, a pesquisa se justifica pela necessidade de refletir sobre o papel do Estado regulador moderno, cuja atuação é permeada por expectativas coletivas de prestação de serviços com qualidade, estabilidade do setor diante de crises sistêmicas e garantia de equilíbrio entre os interesses de consumidores e agentes econômicos. Tais expectativas coexistem com riscos estruturais do próprio setor, como barreiras à entrada, necessidade de elevados investimentos e limitações de infraestrutura.
Portanto, investigar as experiências regulatórias de Portugal e do Brasil permite não apenas compreender as convergências e divergências desses modelos, mas também contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas que conciliem eficiência econômica com justiça social e desenvolvimento sustentável no setor da aviação.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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RAFAEL ROCHA DE MACEDO
Email: rafmacedo@hotmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |