1151
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV
2025/2 até 2027/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
ELIANE SILVA
Geral
Específicos
Este Projeto enseja desenvolver uma Pesquisa bibliográfica e de campo. Por meio de um experimento didático-formativo, a pesquisa empírica procura intervir em uma prática pedagógica de sala de aula, em Didática, na Formação de Professores. Objetiva-se compreender a organização do ensino mediada pela atividade de estudo como forma básica para a Didática na Formação de Professores.
De qual Didática se trata quando a ela se refere no tema deste Projeto de Pesquisa? A Didática vem se constituindo na esteira da história do Curso de Pedagogia (desde a sua criação pelo Decreto-Lei nº 1.190 de 1939). Não houve Curso de Pedagogia sem a presença da Didática em seu percurso.
Há inúmeras pesquisas, estudos, polêmicas de teóricos de renome (VEIGA, 1999, 2012; LIBÂNEO; FREITAS, 2007; CANDAU, 2011; PIMENTA, 2011; LIBÂNEO, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016; FREITAS, 2012; OLIVEIRA, 2013) que investigam esta área do conhecimento, assim como GT(s) e fóruns que se constituem como lócus legítimos de discussão sobre a Didática e seu objeto de estudo: o processo de ensino conectado à aprendizagem ou o processo de ensino-aprendizagem. Não se intenciona estender o debate estabelecido por estes e outros expressivos autores em torno do tema, ater-se-á à compreensão que se tem acompanhado de perto dos estudos e pesquisas desenvolvidos, em especial por Libâneo (2011, 2012, 2013, 2015, 2016), inclusive porque o autor é adotado em Didática na Formação de Professores.
É tarefa da Didática ocupar-se do processo de ensino-aprendizagem em seu conjunto: a atividade do professor e dos alunos voltada ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos mediante a assimilação consciente de conhecimentos. A Didática investiga além de objetivos, conteúdos, métodos, conexões entre ensino e aprendizagem e as condições e formas que estes vigoram no ensino interligados aos fatores socioculturais como reais condicionantes das relações entre o ato de ensinar e a aprendizagem (LIBÂNEO, 2013).
Entende-se que a Didática articula teoria e prática mediante um conjunto de diversificados conhecimentos científicos como as teorias da educação, a Psicologia, a Sociologia, a História e a Filosofia. Além de requisitos de operacionalização, possui diretrizes normativas de ação docente que nenhuma outra área do currículo desenvolve. Isso a constitui como integradora, à medida que visa à qualidade cognitiva das aprendizagens e investiga como contribuir com os alunos, a fim de que eles se constituam em sujeitos pensantes e críticos, capazes de lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas diante de dilemas e questões postas pelo mundo do trabalho (LIBÂNEO, 2011).
À Didática são conferidos nexos entre as lógicas: dos saberes a ensinar, que se referem à dimensão epistemológica; dos modos de aprender, que dizem respeito à dimensão psicopedagógica; das relações entre as práticas socioculturais, concernentes à dimensão sociocultural e institucional. A esta área científica do conhecimento é atribuída a responsabilidade de se reconhecer na dependência da epistemologia das disciplinas e da relação existente entre os conteúdos, métodos e metodologias de ensino, assim como dos processos de aprendizagem e desenvolvimento e das interfaces com as práticas socioculturais, o que somente a enriquece como área do saber e de formação pedagógica (LIBÂNEO, 2015).
Este Projeto reconhece o status científico da Didática uma vez que este campo investigativo do conhecimento “está no centro da formação profissional dos professores. Cabe-lhe formular teórica e praticamente os saberes profissionais do professor, por isso pode ser chamada ciência profissional do professor” (LIBÂNEO, 2015, p. 40).
Há trinta e nove anos, trabalha-se a Didática em cursos de Formação de Professores, com destaque para o Curso de Pedagogia da EFPH da PUC Goiás. Durante este percurso tem-se atuado no conhecimento em Didática, praticado e proposto metodologias que contemplam procedimentos de ensino e atividades diversificadas no sentido de que os acadêmicos desenvolvam modos de pensar didaticamente os processos de ensinar e aprender. Inclui-se neste movimento, o processo de planejar criticamente o ensino que intenciona a aprendizagem do aluno, mediante estudos e discussões tendo como referência textos concernentes às temáticas que são estudadas na área de conhecimento em Didática.
Construiu-se um material didático próprio para a Didática no qual estão contidas atividades a serem realizadas com todos os textos trabalhados, no sentido de favorecer não somente a leitura, mas a compreensão e o aprofundamento do conteúdo, bem como generalizações, abstrações, formação de conceitos, estabelecimento de reflexões (DAVYDOV, 1988a,1988b), dentre outros que intentam a aprendizagem consistente dos estudantes na Formação de Professores, especialmente os acadêmicos do Curso de Pedagogia, no qual esta área de conhecimento exerce papel importante.
As atividades propostas no material de referência construído pela professora em Didática foram denominadas “Orientação da Leitura”. A “Orientação da Leitura” de cada texto é diferenciada e indica os objetivos, o procedimento e o tipo de produção textual que o aluno deverá desenvolver a fim de empreender o estudo do texto. A atividade pretende que o aluno leia e estude os textos solicitados no material de referência, produzindo textos, de forma que lhe propicie tanto participar oralmente da aula quanto apreender o conteúdo e discutir com os colegas em ligação com o assunto estudado anteriormente, preparando-se para os próximos conteúdos a serem trabalhados.
Entretanto, necessário se faz afirmar que, ainda, não se havia estudado os referencias de Davydov (1988a,1988b), em especial o Livro “Problemas do Ensino Desenvolvimental” que, dentre outros conteúdos fundantes para a pesquisa que se pretende desenvolver, trata das teorias do pensamento teórico e pensamento empírico. A partir destes estudos, foi possível constatar que o processo de ensino desenvolvido em Didática, na Formação de Professores, na Escola de Formação de Professores - EFPH, da PUC Goiás, de um modo geral - bem como as atividades propostas pelas “Orientações da Leitura” -, pauta-se, no discurso, pelo pensamento teórico, mas na prática, as conquistas na aprendizagem dos acadêmicos têm se efetivado à base do pensamento empírico, alicerçado na lógica formal, como se pode conferir em Davydov (1988a).
A "separação" e a "abstração" que levam ao "abstratamente universal" (ou à "identidade abstrata"), contraposto ao singular: tais são as funções do entendimento com o qual começa o conhecimento racional. Graças ao entendimento, os objetos presentes são captados em suas determinadas diferenças e fixados em seu isolamento. Tanto na área teórica como na prática o entendimento permite ao homem alcançar firmeza e determinação nos conhecimentos. Mas, ao mesmo tempo, "o pensamento como entendimento não vai mais além, de uma determinação imóvel e de diferenciar esta última das demais determinações" (grifos originais) (DAVYDOV, 1988a, p. 110).
Desta forma, considera-se que o que mais instigou à realização da Pesquisa intentada por este Projeto com o tema Didática na Formação de Professores: a Organização da Atividade de Estudo na Perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov foi o encontro de um referencial teórico, na abordagem de um estudioso dos processos de ensino-aprendizagem que, para além de subsidiar, ampliar e aprofundar os conhecimentos em Didática contribuirá com a transformação dos modos de agir de professora e alunos em relação ao conhecimento.
Dito de outro modo, observou-se que os fundamentos apresentados pelos estudos desenvolvidos em Davydov (1988c, 1999a), especialmente no que tange à atividade de estudo, poderiam colaborar para alterações substantivas na prática pedagógica que se desenvolve, na relação com o conhecimento teórico, propiciado pelo processo de ensino-aprendizagem, promovido pela Didática na Formação de Professores pelo fato de que:
É responsabilidade da Didática, como campo de investigação e disciplina acadêmica, estudar a ação de ensinar e aprender, que orienta e assegura a unidade aprendizagem-ensino, na relação com o conhecimento em situações contextualizadas em que o aluno, com a intervenção pedagógica do professor, se apropria ativamente da experiência humana acumulada na ciência, cultura, arte, assim como de seus procedimentos de operar, propiciando a formação intelectual e da personalidade que levam ao desenvolvimento humano (DAVYDOV, 1988a; LIBÂNEO; SILVA, 2021).
Neste Projeto almeja-se saber se uma área de conhecimentos com tamanha responsabilidade, como a Didática na Formação de Professores, comporta a Atividade de Estudo na dimensão proposta pela Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, orientada ao desenvolvimento do aluno. Com esta compreensão apontam-se os seguintes objetivos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ELIANE SILVA
Email: elianepuc@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |