Detalhes do Projeto de Pesquisa

CONDIÇÕES MATERNO-FETAIS ASSOCIADAS À PREMATURIDADE EM MATERNIDADE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL

Dados do Projeto

1148

CONDIÇÕES MATERNO-FETAIS ASSOCIADAS À PREMATURIDADE EM MATERNIDADE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL

2025/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Promoção da Saúde

CRISTIANE SIMOES BENTO DE SOUZA

Resumo do Projeto

A prematuridade é uma síndrome multifatorial resultante da interação de fatores maternos, placentários e fetais, sendo definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o parto ocorrido antes de 37 semanas de gestação. É uma das principais causas de morbimortalidade neonatal, com impactos significativos a curto e longo prazo na saúde e desenvolvimento da criança, além de gerar custos elevados para os sistemas de saúde. Fatores de risco maternos incluem histórico de parto prematuro, hábitos de vida inadequados (uso de drogas, estresse), déficit no pré-natal, baixo peso pré-gestacional, ganho ponderal inadequado, além de fatores demográficos como baixa escolaridade, baixo nível socioeconômico e idade materna extrema (menos de 16 ou mais de 40 anos). Fatores fetais e placentários, como anomalias congênitas, crescimento intrauterino restrito (CIUR), polihidrâmnio e gestação múltipla, também contribuem para o parto prematuro. A identificação desses fatores é crucial para a prevenção e redução das complicações associadas à prematuridade. Identificar os recém-nascidos prematuros (RNPT) no Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris (HMMDI) em Goiânia, no período de agosto de 2025 a junho de 2026, e verificar a prevalência dos fatores de risco maternos e fetais associados à prematuridade. Estudo transversal de prevalência, com coleta de dados de prontuários de mães e RNPT. Serão analisados após a coleta dos dados.

Objetivos

Identificar fatores de risco maternos e fetais relacionados à prematuridade e a necessidade de reanimação neonatal[1] entre os recém-nascidos do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris no Município de Goiânia, unidades de referência terciária no atendimento perinatal no período de julho de 2025 a junho de 2026.

Justificativa

O  nascimento pré-termo é um desafio global, com incidência significativa e um dos mais relevantes fatores de morbidade e mortalidade perinatal (MANUAL DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO, 2022; OBSTETRÍCIA, 2024). A identificação e intervenção sobre os múltiplos fatores de risco são fundamentais para a redução das suas complicações imediatas e tardias. Sendo assim, o presente trabalho visa a identificação de fatores de risco associados à prematuridade em maternidade de referência da região centro-oeste do Brasil. gestantes que podem se beneficiar de medidas profiláticas (JIANG et al., 2018; MELO et al., 2022).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CRISTIANE SIMOES BENTO DE SOUZA
Email: cristianesimoesmd@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]