Detalhes do Projeto de Pesquisa

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O PLANEJAMENTO DE ALTA HOSPITALAR E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE EM ADULTOS E IDOSOS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS

Dados do Projeto

1142

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O PLANEJAMENTO DE ALTA HOSPITALAR E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE EM ADULTOS E IDOSOS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS

2025/1 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Promoção da Saúde

LIVÍA MACHADO MENDONÇA

Resumo do Projeto

INTRODUÇÃO: A readmissão hospitalar, indicador crucial de qualidade de cuidados em saúde, reflete desafios globais nos sistemas de saúde, acarretando custos adicionais e impactando a qualidade de vida do paciente. A falta de gestão na continuidade do cuidado contribui para assistência fragmentada e readmissões evitáveis. A negligência no planejamento e preparo do paciente para transições de cuidado, juntamente com a falta de coordenação, é evidente em diversas instituições de saúde. Essa lacuna destaca a necessidade de melhorar as transições entre contextos de cuidado para reduzir eventos adversos e taxas de readmissão. A implementação do letramento em saúde nas práticas institucionais e na formação de profissionais de saúde é fundamental para garantir a continuidade do cuidado e a segurança dos pacientes. OBJETIVO: Investigar os desafios enfrentados na formação dos profissionais de enfermagem, com foco nos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, especialmente direcionado à promoção do letramento em saúde de adultos e idosos com condições crônicas. METODO: será desenvolvido em duas fases, sendo a primeira uma revisão do tipo Scoping Review e, a segunda, um Estudo de Caso. Na revisão de escopo será adotado os pressupostos metodológicos do JBI e como critérios de elegibilidade estudos primários na íntegra que aborda os desafios na formação de enfermeiros para o planejamento da alta com ênfase no e LS, serão acessadas as fontes MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, EMBASE, SCIELO, LILACS, BDENF, IBECS, dentre outras do Portal BVS e a literatura cinzenta (Google Scholar). O Estudo de caso qualitativo, descritivo, será realizado em uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Goiânia. Os participantes serão docentes do curso de enfermagem da universidade em questão. A amostra será selecionada por conveniência. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo análise de conteúdo orientada por Bardin (2010), com auxílio do software WebQDA. RESULTADOS ESPERADOS: incluem a identificação de obstáculos enfrentados pelos enfermeiros, análise de lacunas na formação em letramento em saúde, avaliação das necessidades de capacitação e proposição de estratégias para melhorar a formação e transição de cuidados. Espera-se que esses resultados contribuam para uma prática de enfermagem mais centrada no paciente, especialmente para pacientes com condições crônicas durante a transição do cuidado hospitalar para domiciliar. DESCRITORES: Alta do Paciente; Transição do Cuidado; Letramento em Saúde; Profissionais de Enfermagem; Ensino.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

 Investigar os desafios enfrentados na formação dos profissionais de enfermagem, com foco nos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, especialmente direcionado à promoção do letramento em saúde de adultos e idosos com condições crônicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•        Mapear e analisar as lacunas existentes na formação profissional de enfermagem relacionadas aos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar com ênfase na promoção do letramento em saúde.

•        Analisar os resultados da implementação de orientações direcionadas ao conceito de alta hospitalar, associadas aos pressupostos do letramento em saúde, como intervenção para melhorar os resultados clínicos e de autocuidado dos pacientes.


•        Explorar os desafios enfrentados para a formação de profissionais de enfermagem, com ênfase nos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, com foco específico na promoção do letramento em saúde entre adultos e idosos que lidam com condições crônicas.


•        Propor estratégias e recomendações para aprimorar a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, com foco na promoção de uma transição de cuidados mais eficaz e centrada no paciente, especialmente no que se refere ao letramento em saúde. 


Justificativa

A necessidade de aprimorar o planejamento de alta hospitalar torna-se urgente frente às evidências de que o retorno precoce do paciente à unidade de internação pode ser evitado por meio de estratégias de educação em saúde adequadas e de acompanhamento longitudinal em diferentes níveis de atenção (Facchinetti et al., 2017; Henke et al., 2020). Nesse sentido, o letramento em saúde desponta como componente fundamental, pois envolve não apenas a compreensão das orientações, mas também a capacidade de lidar com informações sobre tratamentos, cuidados e aspectos preventivos, auxiliando o paciente e sua família a tomar decisões mais embasadas e a aderir ao plano terapêutico proposto (Maganani et al., 2018; Acosta et al., 2018).

No entanto, a aplicação efetiva desses modelos de cuidado durante as transições para o domicílio ainda encontra barreiras no Brasil, em parte devido ao desconhecimento de muitos profissionais sobre suas abordagens e pela inserção gradual do tema nos currículos da área da saúde (Acosta et al., 2018). Além disso, pesquisas evidenciam que tanto profissionais de saúde quanto pacientes podem apresentar um nível de letramento insuficiente para lidar com as demandas de autocuidado e adesão terapêutica, o que reforça a necessidade de estratégias de educação continuada e formação inicial mais consistentes (Borges; Deise, 2023; Barbosa et al., 2023).

Diante dessas lacunas, a formação do enfermeiro deve transcender as bases técnicas e contemplar o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação efetiva, ao reconhecimento das limitações de letramento em saúde e à educação do paciente para a continuidade do cuidado (Barbosa et al., 2023). A promoção do letramento em saúde, por sua vez, constitui uma ferramenta essencial para o engajamento de pacientes e familiares nas tomadas de decisão sobre o cuidado, contribuindo para a adesão às recomendações e, consequentemente, reduzindo as chances de reinternações (Landi et al., 2024; Carthery-Goulart et al., 2009; Passamai et al., 2012; Santos et al., 2012; Lopes et al., 2019).

Portanto, investigar os desafios da formação de profissionais de enfermagem à luz dos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, com ênfase na promoção do letramento em saúde em adultos e idosos com condições crônicas, é fundamental para subsidiar mudanças nas diretrizes curriculares, na prática docente e nas rotinas de cuidado. Espera-se, assim, contribuir para a consolidação de uma assistência mais efetiva, articulada e centrada nas necessidades dos pacientes, refletindo diretamente na redução de custos e no aumento da satisfação e da segurança de todos os envolvidos no processo de cuidado.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS
Email: laidteles@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
LIVÍA MACHADO MENDONÇA
Email: liviamachadomendonca@gmail.com
Coordenador Pesquisador Externo [professor] [doutor]
SILVIO JOSE DE QUEIROZ
Email: silvio.resgate@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]