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DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA O PLANEJAMENTO DE ALTA HOSPITALAR E PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE EM ADULTOS E IDOSOS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS
2025/1 até 2027/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Promoção da Saúde
LIVÍA MACHADO MENDONÇA
OBJETIVO GERAL:
Investigar os desafios enfrentados na formação dos profissionais de enfermagem, com foco nos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, especialmente direcionado à promoção do letramento em saúde de adultos e idosos com condições crônicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Mapear e analisar as lacunas existentes na formação profissional de enfermagem relacionadas aos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar com ênfase na promoção do letramento em saúde.
• Analisar os resultados da implementação de orientações direcionadas ao conceito de alta hospitalar, associadas aos pressupostos do letramento em saúde, como intervenção para melhorar os resultados clínicos e de autocuidado dos pacientes.
• Explorar os desafios enfrentados para a formação de profissionais de enfermagem, com ênfase nos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, com foco específico na promoção do letramento em saúde entre adultos e idosos que lidam com condições crônicas.
• Propor estratégias e recomendações para aprimorar a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, com foco na promoção de uma transição de cuidados mais eficaz e centrada no paciente, especialmente no que se refere ao letramento em saúde.
A necessidade de aprimorar o planejamento de alta hospitalar torna-se urgente frente às evidências de que o retorno precoce do paciente à unidade de internação pode ser evitado por meio de estratégias de educação em saúde adequadas e de acompanhamento longitudinal em diferentes níveis de atenção (Facchinetti et al., 2017; Henke et al., 2020). Nesse sentido, o letramento em saúde desponta como componente fundamental, pois envolve não apenas a compreensão das orientações, mas também a capacidade de lidar com informações sobre tratamentos, cuidados e aspectos preventivos, auxiliando o paciente e sua família a tomar decisões mais embasadas e a aderir ao plano terapêutico proposto (Maganani et al., 2018; Acosta et al., 2018).
No entanto, a aplicação efetiva desses modelos de cuidado durante as transições para o domicílio ainda encontra barreiras no Brasil, em parte devido ao desconhecimento de muitos profissionais sobre suas abordagens e pela inserção gradual do tema nos currículos da área da saúde (Acosta et al., 2018). Além disso, pesquisas evidenciam que tanto profissionais de saúde quanto pacientes podem apresentar um nível de letramento insuficiente para lidar com as demandas de autocuidado e adesão terapêutica, o que reforça a necessidade de estratégias de educação continuada e formação inicial mais consistentes (Borges; Deise, 2023; Barbosa et al., 2023).
Diante dessas lacunas, a formação do enfermeiro deve transcender as bases técnicas e contemplar o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação efetiva, ao reconhecimento das limitações de letramento em saúde e à educação do paciente para a continuidade do cuidado (Barbosa et al., 2023). A promoção do letramento em saúde, por sua vez, constitui uma ferramenta essencial para o engajamento de pacientes e familiares nas tomadas de decisão sobre o cuidado, contribuindo para a adesão às recomendações e, consequentemente, reduzindo as chances de reinternações (Landi et al., 2024; Carthery-Goulart et al., 2009; Passamai et al., 2012; Santos et al., 2012; Lopes et al., 2019).
Portanto, investigar os desafios da formação de profissionais de enfermagem à luz dos pressupostos do planejamento ideal de alta hospitalar, com ênfase na promoção do letramento em saúde em adultos e idosos com condições crônicas, é fundamental para subsidiar mudanças nas diretrizes curriculares, na prática docente e nas rotinas de cuidado. Espera-se, assim, contribuir para a consolidação de uma assistência mais efetiva, articulada e centrada nas necessidades dos pacientes, refletindo diretamente na redução de custos e no aumento da satisfação e da segurança de todos os envolvidos no processo de cuidado.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS
Email: laidteles@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
LIVÍA MACHADO MENDONÇA
Email: liviamachadomendonca@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador Externo | [professor] | [doutor] |
SILVIO JOSE DE QUEIROZ
Email: silvio.resgate@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Líder | [professor] | [doutor] |