Detalhes do Projeto de Pesquisa

ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS E LACRIMAIS DE VITAMINA D E MICROELEMENTOS NO DESENVOLVIMENTO E PROGNÓSTICO DO CERATOCONE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Dados do Projeto

1139

ASSOCIAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS E LACRIMAIS DE VITAMINA D E MICROELEMENTOS NO DESENVOLVIMENTO E PROGNÓSTICO DO CERATOCONE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

2025/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

MARCADORES MOLECULARES EM SAÚDE E DOENÇA

DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES PARA DIAGNÓSTICO EM HUMANOS E ANIMAIS

VERA APARECIDA SADDI

Resumo do Projeto

Introdução: O ceratocone é uma ectasia corneana progressiva com uma fisiopatologia complexa envolvendo inflamação, fatores genéticos e ambientais. Nesse contexto, a vitamina D, conhecida por suas propriedades imunomoduladoras, foi apontada por estudos recentes como um candidato promissor na modulação dessa resposta inflamatória e na saúde ocular. Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a associação entre os níveis séricos e lacrimais de vitamina D e microelementos antioxidantes no desenvolvimento e progressão do ceratocone. Métodos: Será realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes PRISMA, para identificar estudos que investigaram a relação entre vitamina D, microelementos antioxidantes e ceratocone. Serão incluídos estudos observacionais e intervencionais, após cuidadosa avaliação da qualidade metodológica de cada um. Os dados extraídos incluirão níveis de vitamina D e microelementos antioxidantes, características dos pacientes e informações sobre o estágio da doença. Resultados esperados: Espera-se que os resultados desta revisão elucidem a relação entre os níveis de vitamina D e microelementos antioxidantes em pacientes com ceratocone. Os achados podem fornecer percepções sobre o possível papel da vitamina D na patogênese do ceratocone e fomentar futuras pesquisas sobre a suplementação de vitamina D como uma possível estratégia terapêutica. Palavras-chave: Ceratocone, vitamina D, cobre, selênio, zinco, dosagem.

Objetivos

  1. OBJETIVOS


Objetivo geral:

Avaliar a associação entre os níveis séricos e lacrimais de vitamina D e microelementos no desenvolvimento e prognóstico do ceratocone.

Objetivos Específicos:

  • Avaliar o papel da vitamina D na fisiopatologia do ceratocone;
  • Avaliar o papel dos microelementos cobre, zinco, selênio e magnésio na fisiopatologia do ceratocone;
  • Identificar os estudos que avaliam os níveis de vitamina D e microelementos no desenvolvimento do ceratocone;
  • Identificar os estudos que avaliam os níveis de vitamina D e microelementos na gravidade do ceratocone;
  • Descrever os métodos de quantificação de vitamina D e microelementos em pacientes com ceratocone;
  • Comparar os níveis séricos e lacrimais de vitamina D e microelementos no ceratocone;
  • Investigar os níveis séricos e lacrimais de microelementos como cobre, selênio e zinco nos pacientes com ceratocone;
  • Investigar a associação dos níveis de microelementos com os níveis de vitamina D em indivíduos com ceratocone.

Justificativa

  1. JUSTIFICATIVAS 


  • O ceratocone é uma condição comum na prática do oftalmologista, sendo ainda a principal indicação dos transplantes de córnea na atualidade. Por acometer a população jovem economicamente ativa, na segunda e terceira décadas de vida, seu impacto financeiro e na saúde pública é relevante. Nos últimos anos, crescentes trabalhos demonstraram a fisiopatogenia inflamatória dessa doença e novas estratégias acerca do controle da inflamação ocular estão sendo estudadas. Nesse contexto, a vitamina D (previamente conhecida por suas propriedades antioxidantes, imunomoduladoras e anti-inflamatórias) torna-se alvo de pesquisas devido a presença de receptores e enzimas reguladoras de vitamina D nos tecidos oculares. 
  • Até o momento apenas uma revisão sistemática foi encontrada na literatura investigando a associação entre os níveis séricos de vitamina D e ceratocone, entretanto, esta revisão incluiu estudos publicados até novembro de 2021. Assim, novas evidências disponíveis nos últimos três anos devem ser consideradas, a fim de confirmar a importância da vitamina D no desenvolvimento e na gravidade do ceratocone.
  • Uma vez que inúmeros estudos foram publicados nos últimos anos sobre o tema em questão, uma nova revisão sistemática possibilitará a ampliação do conhecimento sobre os níveis lacrimais de vitamina D em pacientes com ceratocone, a associação entre os níveis séricos e lacrimais de vitamina D e a progressão da doença, e a participação de oligoelementos (como cobre, selênio e zinco) e ceratocone.
  • A partir dos resultados encontrados será possível propor futuros estudos intervencionais acerca do benefício da suplementação de vitamina D em pacientes com ceratocone.


 


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
VERA APARECIDA SADDI
Email: verasaddi@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]