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DIVERSIDADE COMUNICACIONAL: AVALIAÇÃO HEURÍSTICA DA METATEORIA DAS TENSÕES COMUNICACIONAIS
2025/2 até 2028/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
COM.SENTIDO
Comunicação, Produção de Sentidos e Representações Sociais
LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Objetivo Geral
Saber até que ponto a metateoria das tensões comunicacionais oferece condições heurísticas para o enfrentamento da diversidade do campo da comunicação, em seus aspectos teóricos e empíricos
Objetivos específicos
Indicar as possibilidades e limites da heurística da metateoria das tensões comunicacionais, em sua contribuição aos saberes em comunicação.
Vários autores, inclusive brasileiros, como o caso típico de Ciro Marcondes Filho, enfrentaram esta problemática do campo pela tentativa marcadamente teórica, de propor uma teorização forte para a comunicação. Entretanto, se tais elaborações conseguiram dar conta da exogenia, isto é, se mostraram capazes de produzir um pensamento próprio para a comunicação – no caso de Marcondes Filho, inclusive, com a proposição contígua de uma metologia apropriada à proposição teórica feita, chamada por ele de “metáporo” –, o problema da dispersão prossegue, já que as teorias fortes propostas não alcançaram o objetivo de fazerem gravitar o pensamento do campo para tais unicidades, tornando-se, então, novos projetos igualmente insulados, com dificuldade de interlocução com outras visadas teóricas disponíveis.
Com base na observação do caráter limitado de tais tentativas, o autor deste projeto convenceu-se de que o problema da dispersão do campo não tem como ser enfrentado no nível teórico. E que a diversidade só decorreria em dispersão pela ausência de um esforço e um procedimento interteórico com suficiente densidade e amplitude. Foi então que, a partir dos estudos específicos que empreendeu ao longo dos anos sobre as interfaces de campos contíguos à comunicação, emergiu a possibilidade de se estudar a comunicação em perspectiva metateórica, seja acionando o comparatismo interteórico, seja examinando tensões comunicacionais em contexto de pesquisa empírica, dentro das quais a definição do conceito de comunicação pudesse ser um problema aberto, isto é, capaz de absorver diferentes acepções.
Neste ponto, efetiva-se um processo de amadurecimento do pensamento em curso, como será exposto na fundamentação teórica deste projeto.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Email: signates@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [externo, professor] | [doutor, doutor] |