1131
A PARÓQUIA NO PENSAMENTO DO PAPA FRANCISCO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
2025/1 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEOLOGIA, FÉ, PESSOA E SOCIEDADE
Atualidades teológicas
DAVID PEREIRA DE JESUS
Objetivo Geral (ou primário)
Analisar o pensamento do Papa Francisco sobre a paróquia, identificando os principais desafios e perspectivas que ele apresenta para a sua renovação e revitalização.
Objetivos Específicos (ou secundários)
A paróquia enfrenta hoje diversos desafios, como a secularização, a diminuição da prática religiosa, a diversidade cultural e a necessidade de uma maior participação dos leigos. Como o Papa Francisco compreende o papel da paróquia na Igreja contemporânea, e quais são os principais desafios e perspectivas que ele propõe para renovar e revitalizar a vida paroquial em um contexto de mudanças sociais, culturais e eclesiais?
Pesquisar sobre a paróquia na perspectiva de Francisco será um bom desafio a ser vencido. Pois estamos acostumados a pensar paróquia e a pastoral paroquial a partir da nossa experiência, porém sabemos que ela passou por momentos cruciais ao longo da sua história e mais do que nunca precisa adequar-se. Seu primeiro germe era a Igreja nas casas, onde se partilhava a Palavra e a Eucaristia. Posteriormente foi instituída para a manutenção do pároco, viveu e superou os séculos na perspectiva do culto e nos últimos tempos chegou a ser tida como uma realidade obsoleta. No entanto, não existe outra forma melhor da igreja chegar até as famílias senão através da Paróquia. Eis a necessidade da compreensão da sua identidade e missão no mundo e da sua renovação para atender as necessidades do tempo.
Propõe-se neste projeto de pesquisa realizar uma revisão bibliográfica a fim de compreender como Francisco entende a Igreja/Paróquia. Percebe-se logo de início ao ler a Evangelii Gaudium e da mesma forma que em alguns de seus discursos, nos quais o Pontífice falou a respeito da Igreja, que para ele Igreja e paróquia estão tão unidas, que muitas vezes quase se confundem. Porém, dá-se a entender que ele usa o termo Igreja para expressar a realidade invisível da mesma, e quando usa o termo paróquia, ele trata da sua realidade visível, presente no meio das casas. Para a qual ele dedicou um número especial da Evangelii Gaudium onde explicitou toda a riqueza da comunidade paroquial.
Por causa dos desafios e das dificuldades de responder às necessidades do tempo presente em alguns momentos chegou-se a pensar que a paróquia não fosse mais uma realidade necessária, houve quem disse que ela era uma realidade obsoleta. Ao encontrar-se com os bispos durante a Jornada Mundial da Juventude de 2016 na Polônia, Francisco foi questionado a respeito da não necessidade da Paróquia e, rapidamente respondeu: “a paróquia é sempre válida! A paróquia deve permanecer: é uma estrutura que não devemos jogar fora da janela. A paróquia é precisamente a casa do Povo de Deus, a casa onde vive. O problema está no modo como organizo a paróquia”. Com essa resposta do Pontífice aos presentes e a todos os que já tiveram acesso posteriormente ao texto, reforçou-se ainda mais o desejo de ampliar o conhecimento através da pesquisa sobre a eclesiologia de Francisco e sua concepção de Paróquia.
O Papa Francisco entende a paróquia não apenas como uma estrutura institucional, mas como uma "comunidade de comunidades" missionária, aberta e acolhedora, capaz de se adaptar aos novos desafios do mundo moderno. Desde o início do seu pontificado, ele reforçou a necessidade de uma verdadeira conversão pastoral para a Igreja, que se concretiza na paróquia. Sua proposta de renovação paroquial é baseada na proximidade com as pessoas, na misericórdia, na inclusão dos marginalizados e na promoção de uma Igreja "em saída", e através do caminho sinodal, o qual ele apresenta como o melhor antídoto de superação do clericalismo. Nesse sentido, compreende-se que a ideia de uma Igreja que "caminha junto" tem implicações profundas para a vida paroquial, que é a célula básica da comunidade eclesial. Em seus escritos e discursos, o pontífice tem enfatizado a importância de uma paróquia missionária, acolhedora e próxima das pessoas. Compreender sua perspectiva é imprescindível, pois ele apresenta valiosas vias para a revitalização das paróquias, tornando-as mais relevantes e eficazes em sua missão evangelizadora. Este projeto de pesquisa visa investigar como as paróquias têm acolhido o pensamento do Papa Francisco, identificando os desafios e as oportunidades propostos, bem como procurará contribuir para uma compreensão mais profunda dessas propostas e sua aplicação prática.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
DAVID PEREIRA DE JESUS
Email: amadodedeus1@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |