Detalhes do Projeto de Pesquisa

A ÉTICA DA ALTERIDADE NAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES EU-TU NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E NA PUC GOIÁS

Dados do Projeto

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A ÉTICA DA ALTERIDADE NAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES EU-TU NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E NA PUC GOIÁS

2025/1 até 2028/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

MORES: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE RELIGIOSIDADES, IDENTIDADES E SENSIBILIDADES

HISTÓRIA CULTURAL, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES ROCHA

Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa intitulado A Ética da Alteridade nas Disciplinas de Formação Humana: Um Estudo das Relações Eu-Tu no Contexto da Diversidade Étnica e Neurodivergência na PUC Goiás investiga como os estudantes das disciplinas de Teologia e Filosofia da PUC Goiás vivenciam a relação Eu-Tu, conforme descrita por Martin Buber, como prática de ética da alteridade. O foco está em compreender como essa vivência se manifesta em contextos de diversidade étnica e neurodivergência, alinhada às diretrizes institucionais e aos princípios da Igreja Católica. A pesquisa busca responder como os estudantes, a partir das disciplinas de formação humana, internalizam e praticam a ética da alteridade em um ambiente de diversidade. O estudo observa se a relação dialógica proposta por Buber é efetivamente traduzida em práticas inclusivas e acolhedoras no contexto acadêmico. O objetivo geral é analisar a prática da ética da alteridade, com foco na vivência da relação Eu-Tu. Os objetivos específicos incluem examinar a formação filosófica e teológica oferecida pela universidade, avaliar os documentos institucionais que norteiam essa formação e propor estratégias pedagógicas que fortaleçam o acolhimento e a valorização das diversidades. A pesquisa se justifica pela relevância de abordar a inclusão e a diversidade no ambiente universitário, especialmente considerando a missão cristã e humanista da PUC Goiás. As disciplinas de Teologia e Filosofia, amplamente presentes na grade curricular, desempenham um papel central na formação ética dos estudantes, proporcionando um espaço privilegiado para a aplicação dos conceitos de alteridade. O estudo adota uma abordagem metodológica mista, integrando pesquisa teórica e empírica. Será realizada uma revisão de literatura com autores como Buber, Levinas e Dussel, análise documental de diretrizes institucionais e coleta de dados em campo, por meio de questionários e entrevistas com estudantes. Os dados serão analisados qualitativa e quantitativamente, buscando correlacionar os achados teóricos e práticos. O projeto pretende oferecer uma análise interdisciplinar sobre como os valores éticos e religiosos podem fomentar a inclusão e o respeito às diversidades no ambiente acadêmico. Além disso, busca propor práticas que consolidem a ética da alteridade como um elemento transformador nas relações interpessoais e sociais.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Investigar como os estudantes das disciplinas de Teologia e Filosofia da PUC Goiás vivenciam e aplicam a relação Eu-Tu de Martin Buber como prática de ética da alteridade, especialmente em contextos de diversidade étnica e neurodivergência, conforme as orientações dos documentos institucionais e os princípios da Igreja Católica. A pesquisa visa analisar o impacto dessas vivências na construção de relações inclusivas e de valorização do Outro no ambiente acadêmico, contribuindo para a compreensão do papel da religião e da formação ética na promoção da inclusão e da justiça social.


OBJETIVO ESPECIFICO

  • Examinar como a relação Eu-Tu, proposta por Martin Buber, é compreendida e incorporada pelos estudantes nas interações interpessoais, especificamente em suas atitudes e práticas de acolhimento e respeito à diversidade.
  • Analisar como a formação teológica e filosófica oferecida pela PUC Goiás contribui para a sensibilização e valorização das diferenças étnicas e neurodivergentes, promovendo uma ética da alteridade no contexto acadêmico.
  • Investigar de que maneira os documentos institucionais da Igreja Católica e da própria PUC Goiás, especialmente aqueles relacionados à educação e ética, orientam e influenciam a promoção de uma cultura de inclusão e respeito à alteridade nas disciplinas de Teologia e Filosofia.
  • Identificar o papel dos sistemas simbólicos religiosos (como discutido por autores como Geertz, Durkheim e Berger) na formação dos estudantes e na construção de valores de respeito à dignidade humana, considerando os contextos de diversidade presentes nas salas de aula.
  • Avaliar como os princípios éticos e religiosos, tratados nas disciplinas de Teologia e Filosofia, influenciando as atitudes dos estudantes em relação aos colegas pertencentes a grupos socialmente marginalizados, alinhando-se à análise da relação entre religião e movimentos sociais.
  • Propor, com base nos resultados obtidos, estratégias e recomendações para fortalecer a prática da ética da alteridade nas disciplinas de formação humana da PUC Goiás, ampliando o impacto positivo da formação religiosa e ética na convivência universitária e no compromisso social.

Esses objetivos são propostos para fornecer uma análise abrangente e crítica das interações interpessoais dos estudantes, oferecendo contribuições teóricas e práticas para o campo de estudos em Ciências da Religião, com especial ênfase na linha "Religião e Movimentos Sociais"

Justificativa

O tema proposto, centrado na vivência da ética da alteridade por meio da relação Eu-Tu, conforme elaborado por Martin Buber, é relevante para o campo das Ciências da Religião ao tratar questões centrais de inclusão, diversidade e transformação social. A escolha de focar nas disciplinas de Teologia e Filosofia se justifica pelo fato de elas estarem presentes em um maior número de cursos da PUC Goiás e serem fundamentais para a formação ética e humanística dos estudantes. Ambas as disciplinas oferecem uma base sólida para discutir e promover os princípios da ética e dos direitos humanos, alinhando-se diretamente com os documentos institucionais e as diretrizes da Igreja Católica. Esse foco permitirá investigar se, e como, esses conteúdos teóricos são traduzidos em práticas dialógicas que favorecem a inclusão e o respeito às diversidades dentro do ambiente acadêmico, especialmente considerando os desafios relacionados às diversidades, minorias e neurodivergências.

Ao investigar como os princípios éticos propostos nas disciplinas de Teologia e Filosofia impactam o ambiente acadêmico e a convivência entre estudantes, o projeto contribui para a área de Ciências da Religião ao oferecer uma análise da religião e da ética como forças orientadas de práticas sociais inclusivas. Com base nos conceitos de ética da alteridade e na relação dialógica Eu-Tu, o estudo explora de que forma a formação religiosa e filosófica pode moldar atitudes e práticas de acolhimento e valorização do Outro, especialmente em contextos de diversidade étnica e neurodivergência. Assim, o projeto oferece uma contribuição teórica e prática, ao possibilitar uma compreensão mais profunda de como os valores religiosos podem ser aplicados na promoção da justiça social e da inclusão.

Do ponto de vista acadêmico, o estudo dialoga diretamente com a linha de pesquisa "Religião e Movimentos Sociais" do Doutorado em Ciências da Religião, ao investigar como as disciplinas de Teologia e Filosofia incentivam a prática da ética da alteridade entre estudantes, promovendo um ambiente de respeito à diversidade e comprometido com a inclusão. A análise dos documentos institucionais da Igreja Católica e da PUC Goiás, que fundamentam e orientam essas práticas educacionais, complementa a pesquisa ao revelar como as frequências religiosas e o ensino ético-religioso podem contribuir para a convivência e coesão social em um espaço universitário.

Socialmente, o projeto também responde à missão e aos valores da PUC Goiás, que busca promover uma formação integral e humanística dos estudantes, fundamentada em princípios cristãos de justiça, solidariedade e respeito à dignidade humana. Este estudo oferece subsídios para avaliar o impacto prático das disciplinas de Teologia e Filosofia na formação de estudantes sensíveis à diversidade e capazes de valorizar as diferentes formas de identidade e expressão que compõem o ambiente acadêmico. Além disso, ao focar em contextos de diversidade étnica e neurodivergência, a pesquisa reforça o compromisso da universidade com a inclusão e os direitos humanos, estimulando uma reflexão crítica sobre o papel da educação religiosa na construção de uma sociedade justa e plural.

Em termos de relevância prática, o projeto visa identificar se o ensino das disciplinas de Teologia e Filosofia cumpre seu papel formativo ao proporcionar aos alunos a experiência prática e efetiva dos valores propostos, alinhados à ética da alteridade. Essa investigação tem o potencial de ensino de estratégias pedagógicas que fortalecem as práticas inclusivas e ampliam a vivência da ética no ambiente universitário. Ao conectar teoria e prática, o estudo contribui para que a PUC Goiás consolide sua identidade como instituição promotora de uma educação que integra fé, cultura e compromisso social, posicionando-se como um agente transformador tanto no contexto acadêmico quanto na sociedade em geral.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES ROCHA
Email: prof.pollianapires@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]