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A ÉTICA DA ALTERIDADE NAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO HUMANA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES EU-TU NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA E NA PUC GOIÁS
2025/1 até 2028/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
MORES: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE RELIGIOSIDADES, IDENTIDADES E SENSIBILIDADES
HISTÓRIA CULTURAL, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES ROCHA
OBJETIVO GERAL
Investigar como os estudantes das disciplinas de Teologia e Filosofia da PUC Goiás vivenciam e aplicam a relação Eu-Tu de Martin Buber como prática de ética da alteridade, especialmente em contextos de diversidade étnica e neurodivergência, conforme as orientações dos documentos institucionais e os princípios da Igreja Católica. A pesquisa visa analisar o impacto dessas vivências na construção de relações inclusivas e de valorização do Outro no ambiente acadêmico, contribuindo para a compreensão do papel da religião e da formação ética na promoção da inclusão e da justiça social.
OBJETIVO ESPECIFICO
Esses objetivos são propostos para fornecer uma análise abrangente e crítica das interações interpessoais dos estudantes, oferecendo contribuições teóricas e práticas para o campo de estudos em Ciências da Religião, com especial ênfase na linha "Religião e Movimentos Sociais"
O tema proposto, centrado na vivência da ética da alteridade por meio da relação Eu-Tu, conforme elaborado por Martin Buber, é relevante para o campo das Ciências da Religião ao tratar questões centrais de inclusão, diversidade e transformação social. A escolha de focar nas disciplinas de Teologia e Filosofia se justifica pelo fato de elas estarem presentes em um maior número de cursos da PUC Goiás e serem fundamentais para a formação ética e humanística dos estudantes. Ambas as disciplinas oferecem uma base sólida para discutir e promover os princípios da ética e dos direitos humanos, alinhando-se diretamente com os documentos institucionais e as diretrizes da Igreja Católica. Esse foco permitirá investigar se, e como, esses conteúdos teóricos são traduzidos em práticas dialógicas que favorecem a inclusão e o respeito às diversidades dentro do ambiente acadêmico, especialmente considerando os desafios relacionados às diversidades, minorias e neurodivergências.
Ao investigar como os princípios éticos propostos nas disciplinas de Teologia e Filosofia impactam o ambiente acadêmico e a convivência entre estudantes, o projeto contribui para a área de Ciências da Religião ao oferecer uma análise da religião e da ética como forças orientadas de práticas sociais inclusivas. Com base nos conceitos de ética da alteridade e na relação dialógica Eu-Tu, o estudo explora de que forma a formação religiosa e filosófica pode moldar atitudes e práticas de acolhimento e valorização do Outro, especialmente em contextos de diversidade étnica e neurodivergência. Assim, o projeto oferece uma contribuição teórica e prática, ao possibilitar uma compreensão mais profunda de como os valores religiosos podem ser aplicados na promoção da justiça social e da inclusão.
Do ponto de vista acadêmico, o estudo dialoga diretamente com a linha de pesquisa "Religião e Movimentos Sociais" do Doutorado em Ciências da Religião, ao investigar como as disciplinas de Teologia e Filosofia incentivam a prática da ética da alteridade entre estudantes, promovendo um ambiente de respeito à diversidade e comprometido com a inclusão. A análise dos documentos institucionais da Igreja Católica e da PUC Goiás, que fundamentam e orientam essas práticas educacionais, complementa a pesquisa ao revelar como as frequências religiosas e o ensino ético-religioso podem contribuir para a convivência e coesão social em um espaço universitário.
Socialmente, o projeto também responde à missão e aos valores da PUC Goiás, que busca promover uma formação integral e humanística dos estudantes, fundamentada em princípios cristãos de justiça, solidariedade e respeito à dignidade humana. Este estudo oferece subsídios para avaliar o impacto prático das disciplinas de Teologia e Filosofia na formação de estudantes sensíveis à diversidade e capazes de valorizar as diferentes formas de identidade e expressão que compõem o ambiente acadêmico. Além disso, ao focar em contextos de diversidade étnica e neurodivergência, a pesquisa reforça o compromisso da universidade com a inclusão e os direitos humanos, estimulando uma reflexão crítica sobre o papel da educação religiosa na construção de uma sociedade justa e plural.
Em termos de relevância prática, o projeto visa identificar se o ensino das disciplinas de Teologia e Filosofia cumpre seu papel formativo ao proporcionar aos alunos a experiência prática e efetiva dos valores propostos, alinhados à ética da alteridade. Essa investigação tem o potencial de ensino de estratégias pedagógicas que fortalecem as práticas inclusivas e ampliam a vivência da ética no ambiente universitário. Ao conectar teoria e prática, o estudo contribui para que a PUC Goiás consolide sua identidade como instituição promotora de uma educação que integra fé, cultura e compromisso social, posicionando-se como um agente transformador tanto no contexto acadêmico quanto na sociedade em geral.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES ROCHA
Email: prof.pollianapires@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |