Detalhes do Projeto de Pesquisa

FUNÇÃO E LINGUAGEM POÉTICA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Dados do Projeto

1086

FUNÇÃO E LINGUAGEM POÉTICA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

2025/1 até 2028/1

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

ELIANE ROMEIRO COSTA

Resumo do Projeto

Antonio Candido, sociologo, crítico de literatura e jornalista, falava de artes, literatura, cidadania, a influencia do artista e do escritor; Michel Foucault em O poder e o discurso, anunciou as pautas do poder, que silenciam, invizibilizam, calam e excluem, realizam o banimento social,o panóptico, mas atualmente o banóptico, como tb neste século anunciou Byuyng Chul Ann, em Sociedade Paliativa, crescente e de aparencias. Rousseuau, Em o Emilio ou da Educação, foi execrado na frança quando desenvolveu critica ao padrão frances de escola; Indiscutíveis as contribuições arendtianas sobre sociedades não democrática, governos totalitários, a banalização do mal, ou Virginia Wollf, sobre como ler, ou se devemos responsabilizar os autores por suas biografias? essa é uma questão sensível, ou seja se haveria responsabilização entre o autor, sua obra e sua biografia. Este projeto intenta avaliar o estímulo à cidadania a partir da leitura dos clássicos da literatura e da linguagem poética na formação do cidadão critico e do jurísta apto à compreender o processo humano e a necessidade de igualdade e de dignidade existencial.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Abordar as distintas literaturas latino americanas e russa, e em especial , autores renomados que focaram por meio da descrição de personagens os atributos do poder, a minimização dos direitos humanos, a necessária formação da cidadania, e a expectativa de avanço dos direitos humanos e de cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1- Relacionar a função literária a partir do sec. XIX com o advento do liberalismo e a produção de direitos humanos e sociais;


2- Demonstrar que o homem do seu tempo repensa(va) sua condição social e política com reflexos nas relações de poder, conhecimento e ascensão social ;


3- Estudar e abordar as artes literárias como formadores do caráter, da moral, da cidadania e que, malgrado os direitos humanos sejam formações historias, a idealização contida nos contos ficcionais refletem a realidade vivida estimulando a modificação de costumes e hábitos sociais e políticos;


4- Verificar a estreita relação entre Direitos Humanos e Cidadania com a produção artística e a literatura ocidental .


Justificativa

Em a “Era dos Direitos (1992), a análise de Norberto Bobbio consistiu em abordar o conteúdo dos Direitos Humanos contido nas Declarações Universais e na internacionalização dos direitos . São algumas de suas ideias o universalismo foi tida como uma lenta conquista histórica. A Declaração Universal de 1948 por sua vez foi documento histórico sem vigor jurídico , mas mera Declaração. 

As Declarações de direitos humanos nasceram como teorias filosóficas. O cidadão não desta ou daquela pátria, mas do mundo.Foi introduzia a concepção de que o homem enquanto tal tem direitos, por natureza que ninguém nem o Estado lhe pode subtrair. O homem não pode alienar. Os contratualistas como J. Locke também verteu interpretação acerca do verdadeiro estado do homem que não é o civil, mas o natural, o estado de natureza no qual o homem é livre igual, sendo o estado civil uma criação artificial. O estado civil tem como meta permitir a expressão da liberdade e da igualdade naturais: “Segundo a Declaração Universal todos os homens nascem livres e iguais por natureza. Dito em outras palavras , a noção de liberdade e de igualdade florescem com o liberalismo, com o capitalismo e também com as artes e a literatura..Pode-se assegurar que a liberdade e a igualdade dos homens não são um dado de fato , mas um ideal a perseguir, não é uma existência , mas um VALOR para a produção científica, política , literária e artística, como também psicanalítica.


Dado que há três modos de fundar os valores : 1º. deduzi-los da natureza humana- como verdade universal; 2º- considerá-los verdades evidentes em si- verificação histórica em um dado período ( ex. propriedade direito sagrado e inviolável; repúdio a violência e a tortura ;3º. aceitos pelo consenso como fundamento histórico comprovado – ex. a Declaração Universal dos Direitos do Homem – como prova histórica.


Vários autores a partir do século XIX compreendeu a relação do liberalismo com a igualdade, a liberdade e a literatura são inúmeros registros históricos literários em que há a descrição das relações de poder, patrimoniais nas esferas privadas e e publica e entre particulares. A relação das artes, e em especial da literatura latino americana, portuguesa, francesa e brasileira se entrelaçam . Este é o objeto deste projeto, ou seja, articular , densificar , cotejar o problema dos direitos humanos fundamento e garantia ( N. Bobbio ) como concepção jusfilosófica e a vasta produção literária dos séculos XIX, XX E XXI e, em especial , com o estudo dos autores frente seu tempo e recepção de valores humanos, morais, de cidadania, e registro de participação do Estado mesmo que incipiente. 



Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELIANE ROMEIRO COSTA
Email: amarili@yahoo.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]