1084
DIREITO À EDUCAÇÃO DE MIGRANTES INTERNACIONAIS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DOS AGENTES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR, ACOLHIMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL
2015/1 até 2028/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO
Educação, Sociedade e Cultura
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE
OBJETIVO GERAL
Compreender as percepções de gestores, técnico administrativos, docentes, discentes e famílias migrantes internacionais sobre o direito à educação, os direitos humanos, inclusão escolar, acolhimento e diversidade cultural
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Fazer o levantamento do perfil das famílias das crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Goiânia e Aparecida de Goiânia
2. Analisar as políticas públicas educacionais para a população de migrantes internacionais
3. Realizar o estado do conhecimento sobre educação e migração no contexto brasileiro
4. Analisar as percepções de gestores, técnico administrativos, docentes, discentes e famílias migrantes internacionais sobre inclusão escolar, acolhimento e diversidade cultural
5. Compreender os desafios enfrentados pelas discentes e famílias de migrantes internacionais no processo de acesso e permanência no sistema educacional
6. Realizar observação das interações das crianças no espaço escolar.
Desde 2018, venho pesquisando os migrantes internacionais na Região metropolitana de Goiânia e questões relacionadas à efetivação do direito à educação desse grupo assim como o que pensam e esperam da escola, entre outros assuntos relacionados à cultura e escola. Dessas investigações, alguns trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação no curso de Pedagogia e Psicologia, mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação foram realizados contribuindo para as discussões que ainda são carentes de investigação. Em 2024, fomos aprovados com o edital PROEXT-PG ( Portaria conjunta CAPES/SESU n. 1 de 08 de novembro de 2023 - Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação (PROEXT-PG) Projeto: 88887.925213/2023-00 - PUC-GOIÁS Nº do Auxílio:1228/2024) do qual quatro Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado participam, incluindo o PPGE, ao qual me integro. Nesse sentido, esse projeto vem atender tanto as demandas da realidade nas escolas que cada vez mais tem a presença de migrantes no contexto escolar de Goiânia e Aparecida de Goiânia, bem como da efetivação do direito ao acesso à educação como previsto na CF de 1988. Ademais, visa somar às ações já consolidadas pelo Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás que desenvolve ações inclusivas para a população migrantes internacionais em Goiânia. Busca-se, portanto, oferecer subsídios para a implementação de práticas inclusivas e para a promoção de uma escola mais equitativa e sensível à diversidade cultural, fortalecendo o direito à educação e a cidadania de populações em situação de migração. Ademais, espera-se que esse estudo contribua para políticas públicas educacionais para a inclusão social e cultural de estudantes e famílias migrantes no espaço social e escolar.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ANTONIA DE PAULA RIBEIRO
Email: antoniapucgo@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
BRUNNA THAIS REIS SALES
Email: brunnasales86@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE
Email: clavalente@pucgoias.edu.br |
Coordenador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |