Detalhes do Projeto de Pesquisa

DIREITO À EDUCAÇÃO DE MIGRANTES INTERNACIONAIS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DOS AGENTES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR, ACOLHIMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

Dados do Projeto

1084

DIREITO À EDUCAÇÃO DE MIGRANTES INTERNACIONAIS NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÕES DOS AGENTES ESCOLARES SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR, ACOLHIMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL

2015/1 até 2028/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

Educação, Sociedade e Cultura

CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE

Resumo do Projeto

O presente projeto de pesquisa tem como finalidade compreender as percepções, práticas e desafios enfrentados por gestores, técnicos administrativos, docentes, estudantes migrantes e suas famílias nas redes municipais de ensino de Goiânia e Aparecida de Goiânia, com foco na inclusão escolar, cidadania e na promoção da diversidade cultural. A metodologia adotada é de abordagem quali-quantitativa, envolvendo revisão bibliográfica, análise documental de políticas públicas e projetos político pedagógicos, além de trabalho de campo em três escolas municipais na Rede Municipal de Ensino de Goiânia e três na Rede Municipal de Ensino de Aparecida de Goiânia, representando diferentes níveis de ensino. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes, técnico- administrativos, estudantes migrantes e suas famílias, complementadas por observação e análise de perfil socioeconômico cultural dos estudantes e suas famílias. A análise dos dados qualitativos será conduzida com base na metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados esperados incluem o mapeamento das percepções sobre práticas de acolhimento, identificação de barreiras e boas práticas de inclusão, e a elaboração de propostas que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas educacionais voltadas à população migrante. As conclusões pretendem oferecer subsídios para a implementação de práticas inclusivas e para a promoção de uma escola mais equitativa e sensível à diversidade cultural, fortalecendo o direito à educação e a cidadania de populações em situação de migração. Ademais, espera-se que esse estudo contribua para políticas públicas educacionais para a inclusão social e cultural de estudantes e famílias migrantes no espaço escolar.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Compreender as percepções de gestores, técnico administrativos, docentes, discentes e famílias migrantes internacionais sobre o direito à educação, os direitos humanos, inclusão escolar, acolhimento e diversidade cultural

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Fazer o levantamento do perfil das famílias das crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Goiânia e Aparecida de Goiânia

2.  Analisar as políticas públicas educacionais para a população de migrantes internacionais

3. Realizar o estado do conhecimento sobre educação e migração no contexto brasileiro

4. Analisar as percepções de gestores, técnico administrativos, docentes, discentes e famílias migrantes internacionais sobre inclusão escolar, acolhimento e diversidade cultural 

5. Compreender os desafios enfrentados pelas discentes e famílias de migrantes internacionais no processo de acesso e permanência no sistema educacional

6. Realizar observação das interações das crianças no espaço escolar. 

Justificativa

Desde 2018, venho pesquisando os migrantes internacionais na Região metropolitana de Goiânia e questões relacionadas à efetivação do direito à educação desse grupo assim como o que pensam e esperam da escola, entre outros assuntos relacionados à cultura e escola. Dessas investigações, alguns trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação no curso de Pedagogia e Psicologia, mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação foram realizados contribuindo para as discussões que ainda são carentes de investigação. Em 2024, fomos aprovados com o edital PROEXT-PG ( Portaria conjunta CAPES/SESU n. 1 de 08 de novembro de 2023 - Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-graduação (PROEXT-PG) Projeto: 88887.925213/2023-00 - PUC-GOIÁS Nº do Auxílio:1228/2024) do qual  quatro Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado participam, incluindo o PPGE, ao qual me integro.  Nesse sentido, esse projeto vem atender tanto as demandas da realidade nas escolas que cada vez mais tem a presença de  migrantes no contexto escolar de Goiânia e Aparecida de Goiânia, bem como da efetivação do direito ao acesso à educação como previsto na CF de 1988. Ademais, visa somar às ações já consolidadas pelo Programa de Direitos Humanos da PUC Goiás que desenvolve ações inclusivas para a população migrantes internacionais em Goiânia. Busca-se, portanto, oferecer subsídios para a implementação de práticas inclusivas e para a promoção de uma escola mais equitativa e sensível à diversidade cultural, fortalecendo o direito à educação e a cidadania de populações em situação de migração. Ademais, espera-se que esse estudo contribua para políticas públicas educacionais para a inclusão social e cultural de estudantes e famílias migrantes no espaço social e escolar. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIA DE PAULA RIBEIRO
Email: antoniapucgo@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
BRUNNA THAIS REIS SALES
Email: brunnasales86@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE
Email: clavalente@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]