Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DE BEM-ESTAR DE ANIMAIS EM BIOTÉRIOS NO ESTADO DE GOIÁS

Dados do Projeto

1081

AVALIAÇÃO DE BEM-ESTAR DE ANIMAIS EM BIOTÉRIOS NO ESTADO DE GOIÁS

2025/2 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

PRODUÇÃO E SAÚDE ÚNICA

BRENO DE FARIA E VASCONCELLOS

Resumo do Projeto

Animais de laboratório são seres sencientes considerados como material biológico em pesquisas em diferentes áreas. Esses animais são mantidos em instalações denominadas biotérios, cuja função é produzir animais homogêneos e hígidos, de modo a evitar que fatores externos aos experimentos interfiram com os resultados das pesquisas, exigindo maior número de animais para a obtenção de resultados confiáveis. O bem-estar dos animais de laboratório, nos biotérios, tem efeito direto na sua fisiologia e na sua sanidade física, psicológica e comportamental. Avaliar as condições físicas, ambientais, nutricionais, sanitárias, comportamentais e psicológicas em que os animais são mantidos nos biotérios permite detectar aspectos, nesses locais, que podem ser aprimorados no sentido de se elevar a condição de bem-estar dos animais. O presente estudo tem por objetivo avaliar, com o uso de questionário fechado e observação ¿in loco¿, diferentes biotérios de IES em Goiás buscando realizar um diagnóstico do bem-estar dos animais mantidos nessas instituições.

Objetivos

2.1. Objetivo Geral 

O presente projeto tem por objetivo avaliar o bem-estar dos animais criados nos biotérios de diferentes instituições de ensino superior no Estado de Goiás.


2.2. Objetivos Específicos

Elaborar um questionário para a avaliação de condições de bem-estar de animais criados em biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás.

Realizar um levantamento qualitativo e quantitativo das espécies animais que são mantidas ou criadas em biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás.

Avaliar, em visitas “in loco” por meio de questionário com questões abertas e fechadas, as condições dos biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás, em relação aos aspectos físicos que possam afetar o bem-estar dos animais ali criados.

Avaliar, em visitas “in loco” por meio de questionário com questões abertas e fechadas, as condições dos biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás, em relação aos aspectos biológicos, que possam afetar o bem-estar dos animais ali criados.

Avaliar, em visitas “in loco” por meio de questionário com questões abertas e fechadas, as condições dos biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás, em relação aos aspectos psicológicos e comportamentais que possam afetar o bem-estar dos animais ali criados.

Realizar um diagnóstico, a partir das informações coletadas, sobre as condições de bem-estar dos animais criados ou mantidos em biotérios de instituições de ensino superior no Estado de Goiás.

Justificativa

No Estado de Goiás há diversas instituições de ensino superior (IES) que possuem biotérios, tanto de criação como de experimentação, nos quais são mantidos vertebrados de diferentes classes. Não se encontrou, entretanto, na literatura consultada, informações sobre as espécies mantidas nesses biotérios nem sobre as condições de bem-estar dos animais alojados.

Realizar um estudo prospectivo buscando avaliar os diferentes aspectos que podem influenciar no bem-estar dos animais nos biotérios pode contribuir para a identificação de pontos a serem aprimorados no sentido de se elevar o estado de bem-estar animal dos indivíduos produzidos ou mantidos nessas instituições.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
BRENO DE FARIA E VASCONCELLOS
Email: breno.ucg@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
DARLAN TAVARES FEITOSA
Email: dtfeitosa@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARTA REGINA MAGALHAES
Email: reginamaga@gmail.com
Pesquisador Técnico [tecnico] [null]