Detalhes do Projeto de Pesquisa

O IMPACTO DA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM ATRASO NO NEURODESENVOLVIMENTO

Dados do Projeto

1066

O IMPACTO DA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM ATRASO NO NEURODESENVOLVIMENTO

2025/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA

Sociedade, Ambiente e Saúde

GRAZIELA TORRES BLANCH

Resumo do Projeto

Introdução: A infância é uma fase essencial para o desenvolvimento das crianças, e atrasos no neurodesenvolvimento, como TDAH e TEA, demandam detecção precoce e intervenções adequadas. A terapia com cães surge como uma alternativa inovadora, trazendo benefícios emocionais, sociais e físicos que contribuem para o bem-estar e a inclusão. Contudo, a ampliação do acesso a essa abordagem depende de mais pesquisas e da criação de normas claras para sua aplicação efetiva. Objetivo:. Examinar de forma aprofundada o nível de conhecimento dos profissionais sobre os efeitos da terapia assistida por cães na vida de crianças com distúrbios neurológicos, além de enfatizar as percepções e resultados observados por educadores e especialistas diante da presença do animal. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, elaborada a partir de uma seleção de estudos das bases de dados PubMed, Revista Scielo, Plataforma do Ministério da Saúde e Portal Capes sobre estudos clínicos randomizados e revisões sistemáticas sobre os benefícios e desafios da terapia assistida por cães no cenário infantil. Resultados esperados: Espera-se que as crianças com transtornos do neurodesenvolvimento apresentem melhorias em aspectos emocionais, cognitivos e sociais por meio da interação com cães em contextos terapêuticos, incluindo redução de estresse e ansiedade, maior engajamento social e estímulo à comunicação. Prevê -se que os profissionais adquiram maior conhecimento sobre os benefícios da terapia assistida por cães, reconhecendo sua eficácia no suporte ao tratamento de crianças com atraso no desenvolvimento. Ademais, é fundamental que a terapia assistida por cães contribua para a melhoria do ambiente familiar, diminuindo o estresse dos cuidadores e promovendo maior inclusão social das crianças e de suas famílias.

Objetivos

OBJETIVO GERAL 

Discutir detalhadamente como certos distúrbios mentais podem ser aliviados e tratados com o auxílio de uma abordagem alternativa,  a participação de cães de assistência, buscando ressaltar  o potencial dessa prática para fortalecer a conexão entre mente e corpo, dentro do conceito de uma medicina integrativa. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Compreender a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento neurocognitivo:

  • Discutir como a plasticidade cerebral influencia o aprendizado e a formação de habilidades emocionais e sociais 

  • Identificar fatores que podem interferir no  neurodesenvolvimento e estratégias de prevenção  


  1. Analisar o impacto dos transtornos de neurodesenvolvimento e metais na infância:

  • Explorar os dados sobre o aumento dos diagnósticos de condições como TEA, TDAH, transtornos de ansiedade e espectro autista 

  • Avaliar as implicações sociais e econômicas desses transtornos para as famílias e para a sociedade 


  1. Discutir como a terapia assistida por cães é condicionada por uma abordagem holística da medicina : 

  • Observar como a participação canina se relaciona com uma medicina integral, compreendendo a saúde a partir de aspectos físicos, sociais e metais 

  • Discutir a aceitação dessa prática alternativa por parte dos profissionais da saúde e da educação 


  1. Identificar os desafios na implementação da terapia assistida por cães:

  • Debater sobre a deficiente capacitação profissional e acesso limitado a esses programas 

  • Superar as barreiras socioeconômicas e expandir a terapia para contextos de vulnerabilidade social 

Justificativa


Ao analisar o cenário infantil brasileiro, fica claro que as ferramentas atuais para o desenvolvimento cognitivo de crianças com neurodiversidade não serão suficientes, devido à grande variedade e complexidade dos casos. Isso faz com que essas técnicas, em constante evolução, possam se tornar obsoletas diante das mudanças nos diagnósticos. Nesse contexto, é fundamental complementar o tratamento dessas crianças com abordagens alternativas e de fácil acesso. Como já mencionado, as condições sociais e econômicas influenciam diretamente o tipo de suporte que cada criança receberá. Portanto, a terapia assistida por cães surge como uma alternativa promissora para melhorar essa situação

No contexto terapêutico, os cães são frequentemente incorporados em terapias assistidas, colaborando com psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais para melhorar o estado emocional de crianças com dificuldades comportamentais ou transtornos do desenvolvimento. Um cão de serviço é uma categoria de cão de assistência treinada especialmente para desempenhar tarefas específicas relacionadas às necessidades de uma pessoa com deficiência. Além disso,cães de serviço podem oferecer benefícios adicionais, como conforto emocional e suporte psicológico, embora essas funções não sejam seu objetivo principal.

Todavia, ainda que a terapia com cães tenha comprovação por meio de análises sistemáticas, e o interesse seja crescente por estratégias terapêuticas que envolvam a participação canina, como um apoio para doenças mentais, depressão ou complicações físicas, algumas questões como a falta de procedimentos de certificação, a pouca, ou ausente, capacitação dos profissionais da saúde e o acesso limitado à condições sociais e econômicas  dificultam a aplicabilidade dessa metodologia .

Sendo assim, há uma crescente demanda por abordagens terapêuticas alternativas e integrativas, especialmente em contextos onde as condições de saúde são complexas ou crônicas, como no caso de transtornos do neurodesenvolvimento e doenças mentais. A terapia assistida por animais tem demonstrado eficácia no alívio do estresse, na redução da ansiedade, no aumento da mobilidade e na melhoria da qualidade de vida, impactando diretamente a saúde mental e social das crianças e suas famílias. 



Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GRAZIELA TORRES BLANCH
Email: grazielatb@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]