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O IMPACTO DA TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM ATRASO NO NEURODESENVOLVIMENTO
2025/1 até 2026/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA
Sociedade, Ambiente e Saúde
GRAZIELA TORRES BLANCH
Discutir detalhadamente como certos distúrbios mentais podem ser aliviados e tratados com o auxílio de uma abordagem alternativa, a participação de cães de assistência, buscando ressaltar o potencial dessa prática para fortalecer a conexão entre mente e corpo, dentro do conceito de uma medicina integrativa.
Analisar o impacto dos transtornos de neurodesenvolvimento e metais na infância:
Explorar os dados sobre o aumento dos diagnósticos de condições como TEA, TDAH, transtornos de ansiedade e espectro autista
Avaliar as implicações sociais e econômicas desses transtornos para as famílias e para a sociedade
Discutir como a terapia assistida por cães é condicionada por uma abordagem holística da medicina :
Observar como a participação canina se relaciona com uma medicina integral, compreendendo a saúde a partir de aspectos físicos, sociais e metais
Discutir a aceitação dessa prática alternativa por parte dos profissionais da saúde e da educação
Identificar os desafios na implementação da terapia assistida por cães:
Debater sobre a deficiente capacitação profissional e acesso limitado a esses programas
Superar as barreiras socioeconômicas e expandir a terapia para contextos de vulnerabilidade social
Ao analisar o cenário infantil brasileiro, fica claro que as ferramentas atuais para o desenvolvimento cognitivo de crianças com neurodiversidade não serão suficientes, devido à grande variedade e complexidade dos casos. Isso faz com que essas técnicas, em constante evolução, possam se tornar obsoletas diante das mudanças nos diagnósticos. Nesse contexto, é fundamental complementar o tratamento dessas crianças com abordagens alternativas e de fácil acesso. Como já mencionado, as condições sociais e econômicas influenciam diretamente o tipo de suporte que cada criança receberá. Portanto, a terapia assistida por cães surge como uma alternativa promissora para melhorar essa situação
No contexto terapêutico, os cães são frequentemente incorporados em terapias assistidas, colaborando com psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais para melhorar o estado emocional de crianças com dificuldades comportamentais ou transtornos do desenvolvimento. Um cão de serviço é uma categoria de cão de assistência treinada especialmente para desempenhar tarefas específicas relacionadas às necessidades de uma pessoa com deficiência. Além disso,cães de serviço podem oferecer benefícios adicionais, como conforto emocional e suporte psicológico, embora essas funções não sejam seu objetivo principal.
Todavia, ainda que a terapia com cães tenha comprovação por meio de análises sistemáticas, e o interesse seja crescente por estratégias terapêuticas que envolvam a participação canina, como um apoio para doenças mentais, depressão ou complicações físicas, algumas questões como a falta de procedimentos de certificação, a pouca, ou ausente, capacitação dos profissionais da saúde e o acesso limitado à condições sociais e econômicas dificultam a aplicabilidade dessa metodologia .
Sendo assim, há uma crescente demanda por abordagens terapêuticas alternativas e integrativas, especialmente em contextos onde as condições de saúde são complexas ou crônicas, como no caso de transtornos do neurodesenvolvimento e doenças mentais. A terapia assistida por animais tem demonstrado eficácia no alívio do estresse, na redução da ansiedade, no aumento da mobilidade e na melhoria da qualidade de vida, impactando diretamente a saúde mental e social das crianças e suas famílias.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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GRAZIELA TORRES BLANCH
Email: grazielatb@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |