Detalhes do Projeto de Pesquisa

CUIDADO DOS ANIMAIS NA BÍBLIA: O EXEMPLO DO GADO BOVINO

Dados do Projeto

1043

CUIDADO DOS ANIMAIS NA BÍBLIA: O EXEMPLO DO GADO BOVINO

2025/1 até 2029/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

RELIGIÃO, BÍBLIA E SOCIEDADE

Religião e Literatura Sagrada

VALMOR DA SILVA

Resumo do Projeto

A pesquisa tem como objeto o cuidado dos animais na Bíblia, especialmente na Bíblia Hebraica, conhecida como Antigo Testamento. Nesse quadro de referências amplo e abrangente, o recorte se concentra sobre as leis de proteção ao gado bovino, com atenção especial aos três códigos de leis específicos, o chamado Código da Aliança (Ex 20,22-23,33), o chamado Código de Santidade (Lv 17-26) e o chamado Código Deuteronomista (Dt 12-26). A hipótese desta pesquisa constata que na passagem do nomadismo para a sedentarização, o gado bovino possui função fundamental como nova força de trabalho e, em vista disso, há necessidade de leis que protejam os animais, especialmente o gado bovino, e que regulamentem as relações sociais no novo regime monárquico, que suplanta o sistema tribal. O objetivo geral visa analisar a legislação de proteção aos animais, na Bíblia Hebraica, em seu contexto no Antigo Oriente Médio, especialmente aquelas relativas ao gado bovino para explicar a sua função no contexto de implantação do sistema monárquico, em vista da sedentarização das tribos. Como se trata de uma pesquisa bibliográfica, explora vários referenciais teóricos, nomeadamente as teorias sobre o cuidado dos animais, as leis sobre o gado bovino na Bíblia e o contexto sedentário e monárquico dessa legislação. Os passos metodológicos preveem análise terminológica, exegese detalhada dos textos primários, revisão da literatura e comparação hermenêutica com a legislação atual. Como resultados teóricos, espera-se contribuir com os estudos sobre uma área de interesse que reúne diversas convergências, quais sejam, o cuidado dos animais, especificamente as leis sobre o gado bovino, a partir de textos sagrados da Bíblia, com enfoque histórico e contextual. Do ponto de vista prático, propõe-se a publicação de artigos e capítulos de livros, além das orientações de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Objetivos

2.1. Objetivo Geral (ou primário)


            Analisar a legislação de proteção aos animais, na Bíblia Hebraica, em seu contexto no Antigo Oriente Médio, especialmente aquelas relativas ao gado bovino para explicar a sua função no contexto de implantação do sistema monárquico, em vista da sedentarização das tribos.


2.2. Objetivos Específicos (ou secundários)


2.2.1 Analisar as leis de proteção ao gado bovino, com levantamento da terminologia e explicação exegética detalhada dos textos relativos a bois e vacas.


2.2.2 Contextualizar a legislação sobre o gado bovino no sistema agrícola da sedentarização, no momento histórico de implantação da monarquia no antigo Israel.


2.2.3 No horizonte hermenêutico, estabelecer comparações com os estudos atuais sobre cuidado dos animais e prática agropecuária que envolve o gado bovino.


Justificativa

Dentre as justificativas para esta pesquisa, há um aspecto para a relevância teórica e outro de caráter prático. Teoricamente, o cuidado com os animais é uma prioridade premente nos dias atuais e os dados históricos podem servir como exemplo e inspiração. Nesse sentido, a legislação bíblica lança olhar sobre o seu contexto legislativo do Egito à Mesopotâmia, com práticas de cuidado e sensibilidade. Do ponto de vista prático, o projeto se insere no conjunto de estudos sobre o ciclo da carne bovina em Goiás, com apoio da FAPEG e CAPES, que envolve o pesquisador responsável e projetos de mestrado e doutorado por parte da equipe de participantes.

            Tendo como base as diversas leis sobre a proteção animal, especificamente do gado bovino, o problema que se apresenta é a identificação da natureza dessas leis, com seu contexto vital, isto é, sociedade sedentária, com uso de bovinos para a agricultura e pecuária, regime de governo necessário, sistema judiciário de regulamentação das relações sociais.

            A hipótese desta pesquisa constata que na passagem do nomadismo para a sedentarização, o gado bovino possui função fundamental como nova força de trabalho e, em vista disso, há necessidade de leis que protejam os animais, especialmente o gado bovino, e que regulamentem as relações sociais no novo regime monárquico, que suplanta o sistema tribal.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
VALMOR DA SILVA
Email: lesil@terra.com.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]