Detalhes do Projeto de Pesquisa

PERFIL EPIDEMIOLÓGICCO DE ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM EXAMES LABORATORIAIS: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DADOS DO LABORATÓRIO ESCOLA DO CURSO DE BIOMEDICINA DA PUC GOIÁS

Dados do Projeto

1042

PERFIL EPIDEMIOLÓGICCO DE ALTERAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM EXAMES LABORATORIAIS: UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DADOS DO LABORATÓRIO ESCOLA DO CURSO DE BIOMEDICINA DA PUC GOIÁS

2025/1 até 2030/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PROSPECÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS

Estudos de doenças crônico degenerativas

PAULO ROBERTO DE MELO REIS

Resumo do Projeto

A hematologia laboratorial tem como objetivo estudar os componentes do sangue, permitindo diagnósticos, acompanhamentos e prognósticos de condições como anemias, doenças malignas, distúrbios de hemostasia, dentro outras. No âmbito regional, o Laboratório de Análises Clínicas da PUC Goiás (LAC-PUC Goiás) vinculado ao Curso de Biomedicina apresenta um acervo de dados que, quando analisados retrospectivamente, podem identificar padrões epidemiológicos relevantes, contribuindo para políticas públicas de saúde. Este projeto objetiva caracterizar condições hematológicas mais frequentes e fatores de risco associados, explorando dados demográficos e clínicos coletados de 2015 a 2024. A pesquisa empregará um desenho observacional, retrospectivo e descritivo, com dados provenientes de exames do LAC-PUC Goiás. O estudo já possui aprovação ética e utilizará ferramentas estatísticas como SPSS e R para análises. Espera-se identificar associações entre variáveis demográficas e doenças hematológicas, além de contribuir para o aprimoramento de diagnósticos e tratamentos, influenciando positivamente na saúde pública regional e a formação acadêmica de estudantes. Além disso, a iniciativa fomenta a integração entre pesquisa acadêmica e prática clínica, promovendo a formação de futuros pesquisadores e docentes.

Objetivos

OBJETIVO GERAL 

Analisar dados retrospectivos da Seção de Hematologia do LAC-PUC Goiás, abrangendo o período de 2015 a 2024, para caracterizar padrões epidemiológicos e fatores de risco associados a condições hematológicas. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

1. Identificar as condições hematológicas mais frequentes diagnosticadas na população estudada. 

2. Explorar as relações entre variáveis demográficas (idade, sexo) e condições hematológicas específicas. 

3. Avaliar fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças hematológicas. 

4. Propor estratégias para aprimorar os processos diagnósticos e terapêuticos com base nos resultados obtidos. 

Justificativa

A relevância do presente projeto vai além dos limites acadêmicos, com implicações para a saúde pública e o fornecimento de dados para do sistema local de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS-2024), uma das principais prioridades dos sistemas de saúde é a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, particularmente em áreas com incidência de doenças crônicas e condições complexas, como as doenças hematológicas. Estudos como o proposto, que investigam os padrões locais e regionais de saúde, são ferramentas de grande importância para entender e atender a demanda, pois podem ajudar a construir políticas públicas de saúde adaptadas às realidades locais.

Com a crescente utilização de dados clínicos e laboratoriais para personalizar tratamentos e a capacidade de identificar os fatores de risco específicos de uma população apresentam-se importância epidemiológica. Assim, o estudo que está sendo proposto visa oferecer informações precisas sobre a população de Goiás para orientar tratamentos mais eficazes e estratégias preventivas mais adequadas.

A análise dos dados do LAC-PUC Goiás permitirá quantificar essas potencialidades, ajudando a justificar investimentos em saúde pública e melhorias na infraestrutura de serviços laboratoriais e médicos. A identificação precoce de padrões de risco e a implementação de protocolos de tratamento mais adequados resultam em uma diminuição do custo global de saúde, o que pode beneficiar tanto os pacientes quanto o sistema público de saúde, especialmente em um contexto de escassez de recursos (Rodrigues et al., 2021).

Enfim, o estudo dos dados laboratoriais do LAC-PUC Goiás permitirá que os alunos dos cursos de graduação da área de saúde da instituição se envolvam ativamente na pesquisa científica, desenvolvendo habilidades em análise de dados, interpretação de resultados e aplicação dos achados. A colaboração entre pesquisadores acadêmicos e alunos , principalmente de iniciação científica, será uma excelente exercício de integração de práticas científicas com a prática de alunos, aumentando a possibilidade de inserção na pós-graduação stricto sensu e formação de futuros professores e pesquisadores. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
PAULO ROBERTO DE MELO REIS
Email: melo_reis@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]