Detalhes do Projeto de Pesquisa

A ESPIRITUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA AUTOPERCEPÇÃO DA PESSOA IDOSA SOBRE O ENVELHECER: UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA

Dados do Projeto

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A ESPIRITUALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA AUTOPERCEPÇÃO DA PESSOA IDOSA SOBRE O ENVELHECER: UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA

2025/1 até 2028/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

LISA VALERIA VIEIRA TORRES

Resumo do Projeto

Este estudo propõe um debate que discute o termo espiritualidade como fenômeno carregado de simbologia e sua influência na autopercepção desta população sobre o processo de envelhecimento. Este estudo será realizado por meio de revisão bibliográfica, conduzida em uma perspectiva fenomenológica, fundamentada nos pressupostos da pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo. A pesquisa qualitativa, alinhada à perspectiva fenomenológica, se complementam, especialmente quando se deseja compreender a experiência vivida do fenômeno da espiritualidade, que se constitui no objeto desta investigação. Esta escolha metodológica explora significados subjacentes à esse fenômeno, possibilitando análises de como diferentes autores do campo das Ciências da Religião e áreas afins, descrevem e interpretam a experiência da espiritualidade. O método previsto para este projeto incorporará uma busca sistemática e abrangente da literatura. Utilizaremos bases de dados da Capes ( teses e dissertações das áreas de Ciências Humanas e Ciências da vida) dos últimos cinco anos, bibliotecas digitais e catálogos de periódicos, tais como: Scopus, Web of Science, PsycINFO, ERIC, Sociological Abstracts, JSTOR, além do Index A seleção seguirá a partir da escolha de ao menos um programa de pós graduação scrictu sensu, de cada estado brasileiro, assim como dois periódicos qualis de cada instituição de ensino superior, indicada na triagem feita, através das opções inicias. Esta investigação visa destacar semelhanças, diferenças e nuances nas percepções e interpretações, que variam de acordo com o contexto cultural, social e histórico em que vivem as pessoas idosas, bem como refletir criticamente sobre as influências desses contextos na compreensão do fenômeno. Os resultados esperados incluem contribuições para o levantamento de indícios de necessidades das pessoas idosas, bem como de aportes que poderão ser esperados dessa população nas diferentes esferas que compõem a vida social, além de fomentar políticas e programas inclusivos que respeitem e atendam às necessidades culturais e espirituais deste público, impulsionando um envelhecimento ativo e significativo. Palavras-chave: espiritualidade ¿ velhice ¿ envelhecimento ¿ Ciências da Religião

Objetivos

Objetivo geral: 

Compreender como o estudo da espiritualidade interfere na percepção da pessoa idosa em relação ao seu próprio processo de envelhecimento.


Objetivos específicos:

  • Ordenar o discurso sobre o critério de construção da velhice a partir do campo das Ciências da Religião e demais áreas afins. 
  • Identificar os sistemas simbólicos, operantes na autopercepção da pessoa idosa, referentes ao seu processo de envelhecimento.
  • Desenvolver estratégias para desafiar esteriótipos negativos.
  • Promover o reconhecimento e a celebração da sabedoria acumulada ao longo da vida, por meio de práticas culturais e espirituais.
  • Fomentar políticas e programas inclusivos para o atendimento às necessidades culturais e espirituais das pessoas idosas.


Justificativa

Esta proposta tem a pretensão de ressignificar o olhar sobre as várias faces da velhice e, sobretudose transformar em rede de apoio, tanto para nossos estudantes 60+ que frequentam a UNATI da PUC Goiás, quanto para a  comunidade em geral, porque este estudo poderá auxiliá-los no processo de autopercepção do envelhecimento, vislumbrando outras formas de se dar valor à existência. Seria um envelhecer que não se deixa capturar em programa – aqueles que carregam consenso e preceitos gerais sobre o que se espera da pessoa idosa, restando pouco ou quase nenhum espaço para o dissenso, singularidades, crenças e valores.

 Não obstante, quando pensamos na mescla entre espiritualidade, Educação e envelhecimento, mergulhamos em um oceano cuja margem, de um lado, é contornado pelas nossas representações sociais, simbólicas e parâmetros de observação que vamos constituindo desde o  nascimento e, cujo horizonte, de outro, é transbordado por nossa existência. 

Em contrapartida , mais do que moldar pessoas idosas à sociedade, é possível salvá-las dos estigmas e preconceitos – sem ditar caminhos ou sugerir aprendizados úteis, mas deixando-as à deriva de seus anseios e irreverências – arremessando-as ao cognocível, mas também  ao lugar do Sagrado, do Divino.

Ademais, a realização deste estudo apresenta uma justificativa que elevará um potente empreendimento educacional da sociedade voltado à Educação e ao  desenvolvimento de pesquisas: a extensão universitária.  A UNATI da PUC Goiás é um espaço dessa instituição que já é validado como campo de excelência. Há mais de trinta anos recebe pessoas idosas de diferentes perfis sócio-demográficos e que vivenciam o envelhecimento de várias formas. Constitui-se em área fértil para investigações de natureza variada.

Outrossim, as universidades são campos fecundos de proteção ao Estado de Direito e de geração de conhecimento com vistas à transformação social. Há que se reconhecer que a Extensão universitária é o que “permanente e sistematicamente convoca a universidade para o aprofundamento de seu papel como instituição comprometida com a transformação social, que aproxima a produção e a partilha de conhecimento de seus efetivos destinatários, cuidando de corrigir, nesse processo, as interdições e bloqueios, que fazem com que seja assimétrica e desigual a apropriação social do conhecimento, das ciências, das tecnologias” (DE PAULA, 2013, p.6).


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LISA VALERIA VIEIRA TORRES
Email: lisavaleria.pucgoias@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]