Detalhes do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DA MODERNIDADE À INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Dados do Projeto

1031

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DA MODERNIDADE À INSTITUIÇÃO ESCOLAR

2025/1 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Fundamentos da Educação

LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO

Resumo do Projeto

A pesquisa ora proposta situa-se no tema Fundamentos da Educação. Nele, aborda o seguinte problema de pesquisa: Diante do panorama que se apresenta à educação e à instituição escolar, surge a necessidade de analisar de forma crítica os fundamentos filosóficos, epistemológicos e axiológicos da práxis educativa para pensar a ética, a estética e a política na formação humana. Este problema de pesquisa visa explorar a complexa relação entre as teorias educacionais estudadas e seu desenvolvimento na prática pedagógica. Busca-se compreender como as diferentes teorias da educação influenciam a atuação dos profissionais da educação, considerando princípios, métodos, finalidades, contradições e limites presentes na práxis educativa. Ao analisar a intersecção entre as teorias educacionais e a prática pedagógica, este problema de pesquisa busca identificar desafios enfrentados pelos profissionais da educação na implementação de abordagens teóricas inovadoras, bem como as possíveis soluções e estratégias para aprimorar a formação e atuação desses profissionais. A investigação proposta visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, o fortalecimento da integração entre a academia e os sistemas de ensino regionais, e o enriquecimento do debate acadêmico em torno das questões fundamentais da educação. Os objetivos são: Investigar os fundamentos filosóficos que embasam a práxis educativa, destacando sua relevância e impacto na formação humana. Analisar criticamente os aspectos éticos e estéticos presentes na educação. Explorar a dimensão estética da educação, investigando como a sensibilidade estética pode enriquecer os processos de ensino e aprendizagem. Refletir sobre a influência da participação política na formação humana, considerando as implicações das decisões políticas no ambiente escolar e na sociedade como um todo.

Objetivos

  • Investigar os fundamentos histórico-filosóficos que embasam a práxis educativa, destacando sua relevância e impacto na formação humana.
  • Analisar criticamente as dimensões éticas e estéticas presentes na educação.


  • Explorar a dimensão estética da educação, investigando como a sensibilidade estética pode enriquecer os processos de ensino e aprendizagem.
  • Refletir sobre a influência da participação política na formação humana, considerando as implicações das decisões políticas no ambiente escolar e na sociedade como um todo.

Justificativa

O projeto tem o potencial de se tornar uma referência na pesquisa em educação, contribuindo para o desenvolvimento social, intelectual e cultural da região. A dinâmica acadêmico-científica do projeto favorece o acesso ao conhecimento, a qualificação dos profissionais da educação e a integração da universidade com os sistemas de ensino regionais, especialmente os públicos, em diversos níveis e modalidades. Espera-se que as reflexões e descobertas geradas por este projeto possam influenciar as práticas educativas e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos cidadãos. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação do conhecimento sobre os fundamentos da práxis educativa e sua relação com a ética, a estética e a política na formação humana. Os resultados obtidos poderão subsidiar a elaboração de práticas educativas mais éticas, esteticamente enriquecedoras e politicamente conscientes, promovendo uma educação mais humanizada e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Essa pesquisa é relevante para os objetivos institucionais da PUC Goiás e para a agenda da Escola de Formação de Professores e Humanidades local de sua vinculação, porque a proposta visa promover   reflexões profundas e construir bases sólidas para a produção de conhecimento sobre o fenômeno educativo, com o intuito de identificar seus princípios, finalidades, métodos, contradições, limitações e possibilidades. Essa abordagem será realizada  em constante diálogo com as ciências e a educação, visando enriquecer o campo educacional e contribuir para o avanço da área. Em síntese, visa, por meio de uma  abordagem ampla e interdisciplinar gerar impactos positivos na sociedade e no desenvolvimento regional, fortalecendo a relação entre a academia e a prática educativa. Busca-se aprofundar a compreensão dos fundamentos históricos, filosóficos e sociais da educação e sua interação com questões éticas, estéticas e políticas na formação humana e contribuir para a promoção de uma educação mais reflexiva, inclusiva e transformadora. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
Email: lilianeufgo@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]