1031
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DA MODERNIDADE À INSTITUIÇÃO ESCOLAR
2025/1 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA
Fundamentos da Educação
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
O projeto tem o potencial de se tornar uma referência na pesquisa em educação, contribuindo para o desenvolvimento social, intelectual e cultural da região. A dinâmica acadêmico-científica do projeto favorece o acesso ao conhecimento, a qualificação dos profissionais da educação e a integração da universidade com os sistemas de ensino regionais, especialmente os públicos, em diversos níveis e modalidades. Espera-se que as reflexões e descobertas geradas por este projeto possam influenciar as práticas educativas e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos cidadãos. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação do conhecimento sobre os fundamentos da práxis educativa e sua relação com a ética, a estética e a política na formação humana. Os resultados obtidos poderão subsidiar a elaboração de práticas educativas mais éticas, esteticamente enriquecedoras e politicamente conscientes, promovendo uma educação mais humanizada e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Essa pesquisa é relevante para os objetivos institucionais da PUC Goiás e para a agenda da Escola de Formação de Professores e Humanidades local de sua vinculação, porque a proposta visa promover reflexões profundas e construir bases sólidas para a produção de conhecimento sobre o fenômeno educativo, com o intuito de identificar seus princípios, finalidades, métodos, contradições, limitações e possibilidades. Essa abordagem será realizada em constante diálogo com as ciências e a educação, visando enriquecer o campo educacional e contribuir para o avanço da área. Em síntese, visa, por meio de uma abordagem ampla e interdisciplinar gerar impactos positivos na sociedade e no desenvolvimento regional, fortalecendo a relação entre a academia e a prática educativa. Busca-se aprofundar a compreensão dos fundamentos históricos, filosóficos e sociais da educação e sua interação com questões éticas, estéticas e políticas na formação humana e contribuir para a promoção de uma educação mais reflexiva, inclusiva e transformadora.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
Email: lilianeufgo@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |