Detalhes do Projeto de Pesquisa

REDE NACIONAL DE VIGILÂNCIA GENÔMICA DE RESISTÊNCIA A ANTIFÚNGICOS (RENARAN)

Dados do Projeto

1020

REDE NACIONAL DE VIGILÂNCIA GENÔMICA DE RESISTÊNCIA A ANTIFÚNGICOS (RENARAN)

2024/2 até 2028/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

Doenças infectocontagiosas com ênfase nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/AIDS, Sífilis, etc); Infecções Fúngicas, diagnósticos e terapias anti-infecciosas

RENATA DE BASTOS ASCENÇO SOARES

Resumo do Projeto

As infecções fúngicas contribuem significativamente para a morbimortalidade humana, afetando bilhões de pessoas em todo o mundo e resultando na morte de mais de 2,5 milhões de pessoas anualmente. A ameaça de doenças fúngicas não está apenas relacionada ao aumento do número de casos, mas também pela abrangência geográfica e expansões rápidas entre os mais de 300 patógenos fúngicos emergentes. Entre os padrões que mais preocupam os micologistas médicos está o aumento de resistência antifúngica. Este projeto faz parte de uma rede multicêntrica nacional recém-estabelecida para estudar a resistência a antifúngicos como problema de saúde pública, a Rede Nacional de Vigilância Genômica de Resistência a Antifúngicos (ReNaRAn). O nosso foco será em micoses invasivas causadas por fungos presentes no ambiente e que são introduzidas em humanos por vias aéreas ou através de trauma transcutâneo, incluindo micoses primárias (paracoccidioidomicose, histoplasmose, coccidioidomicose, esporotricose, cromoblastomicose e a criptococcose causada por Cryptococcus gattii) e oportunistas (aspergilose e a criptococose causada por C. neoformans). A ReNaRAn tem componentes de pesquisa laboratorial, mas sua base é um projeto de pesquisa com seres humanos descrito neste protocolo. Este projeto de pesquisa com seres humanos está desenhado como um estudo de coorte, com uma etapa retrospectiva e outra prospectiva. Serão incluídos pacientes diagnosticados com uma ou mais das doenças mencionadas acima, em qualquer dos serviços de saúde participantes da rede. Coletaremos destes pacientes dados demográficos, clínicos e de exames complementares a fim de descrever a epidemiologia e o desfecho destas doenças no território nacional. Estas informações serão então correlacionadas com dados genômicos e de susceptibilidade a antifúngicos de isolados clínicos de fungos obtidos de alguns dos participantes, a fim de entender tanto os mecanismos moleculares quanto a prevalência de resistência a antifúngicos no Brasil. Os resultados deste estudo irão fornecer subsídios valiosos para o Ministério da Saúde na formulação de políticas públicas eficazes para o controle e tratamento de infecções fúngicas, além de reforçar as estratégias de monitoramento da resistência a antifúngicos no Brasil.

Objetivos

O objetivo geral do trabalho da ReNaRAn é monitorar a resistência a antifúngicos em casos humanos de micoses sistêmicas no sistema de saúde pública do Brasil. 

Para atingir este objetivo, o trabalho da rede focará em três objetivos específicos: 

1) Estruturar rede de laboratórios de saúde pública e serviços de saúde para detecção de casos de micoses sistêmicas que são foco deste projeto e obtenção de informações dos pacientes e isolados clínicos. 

2) Determinar em laboratório o perfil de susceptibilidade a antifúngicos e as sequências genômicas dos isolados fúngicos, bem como as mutações pontuais ou em nível cromossômico destes patógenos. 

3) Correlacionar as informações clínicas, de susceptibilidade a antifúngicos e genômicas com dados demográficos e de distribuição geográfica para gerar informações úteis para a gestão destas micoses sistêmicas pelos sistemas de saúde pública. Dentro deste trabalho da ReNaRAn, o presente projeto de pesquisa com seres humanos tem como objetivo geral descrever a incidência e o desfecho dos casos de micoses invasivas no Brasil. 


Para atingir este objetivo, iremos focar nos seguintes objetivos específicos: 

1) Detectar casos de micoses invasivas nos serviços de saúde participantes da ReNaRAn. 

2) Coletar sistematicamente dados demográficos e epidemiológicos de cada um desses casos, assim como informações sobre a terapia utilizada e o desfecho. 

3) Organizar informações de-identificadas que serão usadas pelo resto da equipe da ReNaRAn para correlações com sequências genômicas e dados de suscetibilidade a antifúngicos.  

Justificativa

O tratamento de micoses invasivas é prolongado e muitas vezes pouco satisfatório. Recidivas são frequentes, e alguns dos fármacos utilizados são bastante caros ou tóxicos. A resistência a antifúngicos pode tornar esse quadro ainda mais complicado, logo, uma rede multicêntrica que possa explorar melhor as características clínicas e de tratamento de cada uma dessas micoses, bem como entender os perfis de susceptibilidade aos antifúngicos e identificar mutações genômicas que podem estar associadas aos perfis de resistência aos tratamentos, pode fazer grande diferença no tratamento de micoses invasivas. Estudos de susceptibilidade a antifúngicos in vitro e de genômica, como iremos realizar, trazem informações muito importantes. Mas seu impacto é limitado se não há possibilidade de correlacionar os resultados com o desfecho do tratamento em pacientes, uma vez que a expressão clínica da resistência a antifúngicos é a falha terapêutica. Além disso, sem um entendimento da distribuição temporal e espacial dos casos e da demografia das pessoas que ficam doentes, as informações de estudos de resistência a antifúngicos têm menor impacto em saúde pública. Isto torna este projeto de pesquisa com seres humanos muito importante.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CASSIA SILVA DE MIRANDA GODOY
Email: cassiamirandagodoy@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
GIOVANNI CASTRO DOURADO PINEZI
Email: giovanni.pinezi@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MARCUS DE MELO TEIXEIRA
Email: marcus.teixeira@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
MARCUS VINICIUS PAIVA DE OLIVEIRA
Email: mvpogen@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
RENATA DE BASTOS ASCENÇO SOARES
Email: renatasuarezbastos@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
TAIGUARA FRAGA GUIMARAES
Email: taiguaramed@gmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [graduado]