Detalhes do Projeto de Pesquisa

ANÁLISE DA SITUAÇÃO EM SAÚDE DOS PACIENTES EXPOSTOS AO CÉSIO 137 EM GOIÂNIA NO PERÍODO DE 1987 A 2025

Dados do Projeto

1018

ANÁLISE DA SITUAÇÃO EM SAÚDE DOS PACIENTES EXPOSTOS AO CÉSIO 137 EM GOIÂNIA NO PERÍODO DE 1987 A 2025

2024/2 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

RAFAEL SOUTO

Resumo do Projeto

Em setembro de 1987, na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás ¿ Brasil, o manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, teve como causa o acidente com o Césio-137 (137Cs).Aproximadamente 112 mil pessoas foram envolvidas no acidente, direta ou indiretamente. Atualmente o monitoramento das vítimas desse acidente é realizado pelo Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves ¿ CARA, que é uma unidade multidisciplinar ambulatorial, com objetivo de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças dos radioacidentados. O estudo tem por objetivo, "Analisar a situação de saúde dos indivíduos expostos ao Césio 137 que estão cadastrados no Sistema de informação ao Radioacidentado/SISRAD do CARA, no período de agosto de 1987 a fevereiro de 2025. Os dados serão planilhados em Excell e analisados por meio do software BioStat 5.0 (Versão Gratuita para Download). Neste sentido, as variáveis levantadas na pesquisa podem trazer dados descritivos como: sociodemográficos (gênero, faixa etária, estado civil, escolaridade) bem como, os dados para as análises inferenciais: de incidências, prevalências e mortalidades nos grupos dos radioacidentados sendo estas, doenças crônicas mais acometidas, óbitos e as causas dos óbitos dos pacientes. As análises estatísticas basearão nos cálculos de incidências e mortalidades, bem como, análises de associação e correlação além de testes de hipótese como Teste de Kolmogorov Smirnov e porventura demais testes inferenciais seja paramétricos ou não paramétricos a depender dos dados obtidos. Espera-se que por se tratar de a exposição à radiação ionizante, sendo considerado a dose e do tempo de exposição ao qual os indivíduos foram expostos podem predispor ao surgimento de cânceres e demais agravos. Assim, nos casos dos pacientes expostos ao Césio 137, em decorrência dos aspectos biológicos dessa exposição deve-se considerar a probabilidade de ocorrência de aumento de tumores na população exposta e em seus descendentes

Objetivos

Analisar a situação de saúde dos indivíduos expostos ao Césio 137 que estão cadastrados no Sistema de informação ao Radioacidentado/SISRAD do CARA, no período de setembro de 1987 a dezembro de 2025.

Justificativa

A exposição à radiação ionizante, sendo considerada a dose e do tempo de exposição ao qual os indivíduos foram expostos podem predispor ao surgimento de cânceres e demais agravos. Assim, nos casos dos pacientes expostos ao Césio 137, em decorrência dos aspectos biológicos dessa exposição deve-se considerar a probabilidade de ocorrência de aumento de tumores na população exposta e em seus descendentes.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
RAFAEL SOUTO
Email: rsouto.775@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]