Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DE SAÚDE ACERCA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

Dados do Projeto

1016

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DA ÁREA DE SAÚDE ACERCA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

2024/2 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

LEILA MARCIA PEREIRA DE FARIA

Resumo do Projeto

INTRODUÇÃO: Ao considerar que o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos se realiza em ambiente hospitalar, exigindo o manejo correto, além do conhecimento científico e dos princípios éticos e legais inerentes ao seu desenvolvimento, torna-se de extrema importância a figura dos profissionais da saúde nos procedimentos referentes a tal processo. Dessa forma, a avaliação é uma atividade que produz e analisa informações sobre a relação entre atos públicos e seus resultados e impactos. É uma ferramenta primordial para melhorar a capacidade de aprender, conduzir mudanças bem-sucedidas e definir resultados alcançáveis na eficiência. OBJETIVO: Descrever a elaboração e validação de um instrumento de coleta de dados com a finalidade de avaliar o conhecimento e compreensão dos professores universitários da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo que realizado para validar um instrumento de coleta de dados para avaliar a compreensão dos docentes da PUC Goiás. A validação aparente e de conteúdo foi realizada por docentes da Pontíficia Universidade Católica de Goiás e por profissionais da Central Estadual de Transplante de Goiás (CET). Foram selecionados 6 profissionais sendo: dois enfermeiros e uma psicóloga da Central Estadual de Transplante e três docentes da PUC, sendo dois da enfermagem e um da medicina. Foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) através do parecer nº 6.302.675, CAAE 73631123.3.0000.0037. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a revisão da literatura iniciamos a elaboração do questionário estruturado com perguntas fechadas. Durante a construção do instrumento de coleta de dados, o mesmo sofreu várias alterações, principalmente as relacionadas a coerências das perguntas, estrutura, gramática, classificação de informações, com intuito de promover a sua aplicação com conteúdo claro e objetivo. Elaborou-se o instrumento para avaliação de conhecimento com base em 3 domínios: (1) intenção de doar órgãos e tecidos, (2) a compreensão da legislação atual sobre doação de órgãos e tecidos para transplante e (3) a perspectiva sobre doação de órgãos e tecidos no meio acadêmico entre profissionais universitários. Construiu-se o instrumento com dezoito itens, e submeteu-se à validação aparente e de conteúdo. Para avaliar os diferentes domínios, disponibilizamos as questões e solicitamos avaliação quanto à clareza e objetividade, proporcionando um espaço destinado à discussão específica de cada questão. Esse formato permitiu aos avaliadores oferecerem comentários individualizados sobre cada pergunta. CONCLUSÃO: A meticulosa avaliação deste instrumento, envolvendo cuidadosa seleção de profissionais responsáveis por esta etapa, proporcionou uma base sólida para a coleta de dados confiáveis e significativos. A importância intrínseca deste trabalho reside na contribuição substancial para o entendimento das atitudes, conhecimentos e percepções dos docentes em relação à doação de órgãos. Essa compreensão é fundamental não apenas para o avanço do conhecimento acadêmico, mas também para orientar estratégias eficazes de conscientização e educação no contexto acadêmico.

Objetivos

 Objetivo primário

Avaliar o conhecimento e compreensão dos professores universitários da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplante.

Objetivo secundário

  • Elaborar um instrumento de coleta de dados para avaliar o conhecimento e compreensão dos docentes a respeito da doação de órgãos e tecidos para transplantes;
  • Associar o nível de conhecimento sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes com as variáveis: tempo de atuação na profissão e na docência, intenção de doar, conhecimento sobre a legislação vigente e doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Justificativa

A relevância deste estudo se encontra na possibilidade de identificar lacunas sobre o conhecimento do processo de doação, consequentemente, contribuir para o aprimoramento da educação universitária e em saúde, bem como fomentar a conscientização acerca da importância da doação com vistas a reduzir a lista de espera por órgãos e tecidos para transplantes.

O desenvolvimento de um estudo com essa finalidade poderá contribuir para uma compreensão do conhecimento necessário para que os docentes exerçam seu papel de propagadores de informação, além de conhecer o posicionamento e a importância da doação de órgãos e tecidos no contexto da saúde.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LEILA MARCIA PEREIRA DE FARIA
Email: leilafaria@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [externo, professor] [mestre, mestre]
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]