Detalhes do Projeto de Pesquisa

PSICOLOGIA POSITIVA E MINDFULNESS COMO PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE COM DISCENTES UNIVERSITÁRIOS

Dados do Projeto

1013

PSICOLOGIA POSITIVA E MINDFULNESS COMO PREVENÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE COM DISCENTES UNIVERSITÁRIOS

2024/2 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÄO E INTERVENÇÄO PSICOLÓGICA EM SAÚDE

Intervenção Psicológica em saúde

MARGARETH REGINA GOMES VERISSIMO DE FARIA

Resumo do Projeto

Esta pesquisa pretende avaliar a efetividade de uma intervenção em mindfulness fundamentada no modelo do bem-estar PERMA visando à prevenção de adoecimento e promoção de saúde de universitários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa com o delineamento quase experimental com grupos de comparação não equivalentes tendo pré-teste e pós-teste, com seleção de amostra por conveniência. Os participantes da pesquisa serão discentes de graduação e pós-graduação que concordarem voluntariamente a participar do estudo e assintar o TCLE. Serão realizadas medidas quanti e qualitativas sobre bem-estar, saúde mental e práticas de atenção plena antes e depois da realização de oficinas de mindfulness e psicologia positiva com fins de avaliar a eficácia das intervenções na melhora da saúde mental dos participantes. Os dados serão analisados através de análises estatísticas não paramétricas e análise qualitativa das observações e das entrevistas com alguns participantes. Espera-se conseguir verificar as eficácias das intervenções para que possam ser utilizadas em outros contextos de saúde para promoção de saúde mental.

Objetivos

Geral

Avaliar a efetividade de uma intervenção em mindfulness fundamentada no modelo do bem-estar PERMA visando à prevenção de adoecimento e promoção de saúde de universitários. 

Específicos


a. Identificar se uma intervenção em psicologia positiva no mindfulness é mais eficaz do intervenções separadas, em psicologia positiva e mindfulness

b. Identificar a qualidade de vida e bem-estar PERMA promovidos pelas intervenções em relação à redução do sofrimento psíquico e promoção de saúde em universitários de licenciatura. 

c. Avaliar as percepções dos participantes, sobre os facilitadores e dificuldades encontrados na participação das intervenções. 

Justificativa

Os autores Marques e Balreira (2018), evidenciam que a prática do mindfulness trabalha de maneira indireta gerando bem-estar e qualidade de vida em populações clínicas e não clínicas, independente se o seu protocolo é feito visando atuar em psicopatologias. A psicologia positiva, então, poderia incorporar e usufruir de maneira direta do mindfulness como um auxílio teórico- prático de propagação de bem-estar, qualidade de vida, características positivas e forças de caráter para o funcionamento psicológico positivo e supressão de patologias. Algumas poucas iniciativas nesse sentido incluem os programas do mindfulness positivo (MP) (Ivtzaz et al., 2016), programa prática de pontos fortes baseados na atenção plena (MBSP) (Niemiec & Lissing, 2016). 

Existe, portanto, um potencial terapêutico ainda pouco explorado na literatura de complementação de ambas as abordagens para o entendimento de como o mindfulness produz bem-estar e funcionamento psicológico positivo que trabalhe tanto com variáveis negativas quanto positivas, onde pode ser destacado no trabalho de Ivtzaz et al (2016), que criou um programa numa modalidade online chamado de mindfulness positivo (MP) e conduziu um ensaio clínico randomizado. Nesse programa, o modelo do bem-estar PERMA foi integrado a uma intervenção de mindfulness, combinando práticas de mindfulness e exercícios de psicologia positiva com educadores, trabalhadores de escritório e meditadores de vinte países. Os resultados demonstram um aumento nos escores de emoções positivas, autocompaixão, felicidade, autonomia, mindfulness, autoeficácia, significado, compaixão pelos outros, saborear e diminuição nos escores de depressão e estresse. Indicando assim, uma ligação entre como um programa de psicologia positiva no mindfulness estruturado em promover saúde pode ser um grande potencial para produzir maior bem-estar e desfechos positivos. 

Denota-se assim, um mar de possibilidades de 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
IORHANA ALMEIDA FERNANDES
Email: iorhanafernandes@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
MARGARETH REGINA GOMES VERISSIMO DE FARIA
Email: mregina@pucgoias.edu.br
Coordenador Técnico [professor] [doutor]
PEDRO IGOR PEREIRA DA COSTA
Email: igorpedropereira@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]