Detalhes do Projeto de Pesquisa

COMPORTAMENTO EDITORIAL NA PLATAFORMA OPEN JOURNAL SYSTEMS (OJS): DESENVOLVIMENTO DE PLUGIN DE MONITORAMENTO E MENSURAÇÃO DE VARIÁVEIS DE DESEMPENHO DOS ATORES EDITORIAIS

Dados do Projeto

1012

COMPORTAMENTO EDITORIAL NA PLATAFORMA OPEN JOURNAL SYSTEMS (OJS): DESENVOLVIMENTO DE PLUGIN DE MONITORAMENTO E MENSURAÇÃO DE VARIÁVEIS DE DESEMPENHO DOS ATORES EDITORIAIS

2024/2 até 2027/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

LAURO EUGENIO GUIMARAES NALINI

Resumo do Projeto

O aumento expressivo da publicação científica e o surgimento de questões relacionadas à integridade dos conteúdos submetidos à publicação, conflitos de interesse entre os atores do processo e vieses editoriais incentivaram, nas últimas décadas, pesquisadores a investigar de modo sistemático o comportamento dos editores científicos. O crescimento se mantem intenso, especialmente a partir do advento da aplicação massiva das tecnologias da informação aos processos de editoração e publicação científicos e ao movimento da ciência aberta, que introduziram novos desafios e oportunidades para os empreendimentos editoriais em ciência, tecnologia e inovação. O Open Journal Systems (OJS) é uma plataforma de software livre e de código aberto utilizada no mundo todo no gerenciamento, editoração e publicação de periódicos científicos. O OJS se organiza em uma arquitetura modular, que permite flexibilidade e customização de funcionalidades através de plugins: aplicativos embarcáveis que permitem adição, modificação ou remoção de funcionalidades na plataforma conforme necessidades do periódico. O presente projeto de pesquisa tem como objetivos gerais: 1) revisar sistematicamente a literatura sobre o desenvolvimento e uso de plugins para sistemas de gerenciamento de periódicos científicos com ênfase no OJS; 2) conceber, desenvolver e implementar o plugin Monitor de captura e registro da ocorrência dos comportamentos dos atores editoriais na plataforma Open Journal Systems (OJS) em operação na Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e 3) realizar análises estatísticas abrangentes das distribuições de dados comportamentais registrados nos níveis individual (cada ator editorial) e grupal (conjunto de atores editoriais) pelo plugin Monitor. Quadro compreensivo de conhecimentos sobre o desenvolvimento de plugins para sistemas de gerenciamento de periódicos científicos; o desenvolvimento concreto e implementação do plugin Monitor, e a análise estatística das propriedades quantitativas das distribuições dos dados de frequência de ocorrência e duração das ações dos atores editoriais em casos de editoração reais são, em síntese, os resultados esperados do projeto de pesquisa.

Objetivos

Objetivos do projeto de pesquisa:


1 Gerais:


i)             Revisar sistematicamente a literatura sobre o desenvolvimento e uso de plugins para sistemas de gerenciamento de periódicos científicos.

ii)            Conceber, desenvolver e implementar o plugin Monitor de captura e registro da ocorrência dos comportamentos dos atores editoriais em processos definidos de editoração na plataforma Open Journal Systems (OJS).

iii)           Realizar análises estatísticas abrangentes das distribuições de dados comportamentais registrados nos níveis individual (cada ator editorial) e grupal (conjunto de atores editoriais) pelo plugin Monitor.


2 Específicos:


i)             Analisar o potencial do plugin Monitor como ferramenta de pesquisa quantitativa em editoração científica.

ii)            Analisar o potencial do plugin Monitor como ferramenta da descrição da dinâmica de interações comportamentais entre os atores do processo de editoração científica nos níveis individual e grupal.

iii)           Analisar o potencial do plugin Monitor como ferramenta de gestão estratégica e aperfeiçoamento de processos de editoração científica.

Justificativa

Justificativa do projeto de pesquisa:


A crescente adoção do Open Journal Systems (OJS) por periódicos científicos em todo o mundo demonstra a importância de ferramentas que facilitem a gestão editorial. Não obstante as já avançadas flexibilidade, versatilidade, confiabilidade e robustez do OJS, a plataforma tem sido continuamente melhorada com o desenvolvimento de plugins que ampliam suas funcionalidades (editoriais e gerenciais) e tornam a experiência do usuário mais eficiente e personalizada. Na condição de plataforma de software livre e de código aberto, o desenvolvimento tem ocorrido a partir do trabalho de inúmeros profissionais (em especial, tecnólogos da informação e cientistas da computação) em diversas partes do mundo.

A análise do comportamento editorial no OJS tem ocorrido em estudos qualitativos e quantitativos. Medidas definidas por observação e registro direto do comportamento de atores editoriais individuais não têm sido usadas, e a dinâmica de interações entre estes atores em processos definidos de editoração não tem sido objeto de investigação sistemática. Em parte, essa lacuna na pesquisa em editoração científica se explica pela inexistência (ou uso diverso) de aplicativos (tipo plugins ou outros) que permitam a captura contínua de dados comportamentais diretamente derivados de ações concretas dos atores editoriais no curso natural do processo de editoração. A presente proposta de investigação se justifica, portanto, pois visa dar início ao preenchimento desta lacuna na área de editoração científica.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LAURO EUGENIO GUIMARAES NALINI
Email: nalini00@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]