Detalhes do Projeto de Pesquisa

E O SERTÃO ABRIU-SE EM COR: IMAGENS DE DEUS E ESPIRITUALIDADE CRÍTICO-NARRATIVA EM ANTÔNIO POTEIRO

Dados do Projeto

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E O SERTÃO ABRIU-SE EM COR: IMAGENS DE DEUS E ESPIRITUALIDADE CRÍTICO-NARRATIVA EM ANTÔNIO POTEIRO

2024/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO

Resumo do Projeto

Este projeto tem em vista aglutinar os esforços já despendidos pelo pesquisador proponente acerca da relação entre religião e arte à possibilidade aventada pela chamada MCTI/CNPq n. 14/2023, destinada à mobilidade internacional de pesquisadores com até dez anos de doutoramento a fim de lhes conceder uma experiência internacional que incida sobre seu potencial de geração de conhecimento e consolidação de redes mais amplas de colaboração. Vale-se, para tanto, do horizonte interpretativo e da expressividade criativa manifesta por alguns expoentes da cultura goiana, como é o caso, entre outros, de Antônio Poteiro, cuja trajetória de artista-artesão estabeleceu-se sobremaneira na capital do Estado de Goiás, Goiânia. A proposta ora elucidada está inserida no conjunto de discussões despertas na atualidade a respeito do conceito espiritualidade, que, embora por muito tempo esteve cativo das tradições religiosas estabelecidas, aponta para uma dimensão constitutivamente humana e, justamente por isso, anterior a quaisquer insurgências institucionais. Daí ser possível falar de uma ¿espiritualidade vivencial¿ e/ou de uma ¿espiritualidade narrativa¿, como formas de autorrealização dos sujeitos em sua performance cotidiana, isto é, como concretização do movimento autotranscentende que os determina em sua condição de humanos. Isso posto, podemos considerar que religião e arte sempre foram os dois campos mais evidentes donde se pode ler esse comportamento. Mas não apenas as religiões como as conhecemos em suas formas estabelecidas, pelo que é preciso dilatar o foco rompendo à procura de uma melhor conceitualização para a própria expressão espiritualidade, sobretudo quando em nosso tempo indivíduos e comunidades performam novas formas de realização espiritual, entre as quais o papel da arte não pode ser desprezado. Já há alguns anos a pesquisa do proponente tem se tensionado à exploração desse universo, no diálogo com formas típicas da arte goiana no campo da música, da literatura e da pintura. A possibilidade ora oferecida, no entanto, inaugura um novo viés, delineado ao redor da figura e da produção de Antônio Poteiro, artista português radicado no Brasil, tomada como motivo para uma discussão ampliada sobre religião, espiritualidade e arte. É inegável que algumas das influências que exerceram impacto sobre a produção desse artista tenham origem em sua terra natal, o Distrito português de Braga, onde, por meio da conceção de Bolsa de Pós-Doutorado no Exterior, será possível estabelecer contato com suas fontes, ao mesmo tempo em que se interpreta sua obra como mote para uma articulação que a ultrapassa, no diálogo com pesquisadores e pesquisadoras igualmente dedicados à construção de conhecimento no campo dos Estudos de Religião e da Teologia. Há, então, um nexo irrecusável entre o interesse de investigação do proponente e a possibilidade de imersão na realidade internacional junto ao Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, ampliando interlocuções e aprofundando compreensões, com impacto sobre toda uma cadeia de novos pesquisadores, dada a sua atuação como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A par desse potencial de grande incidência sobre a experiência internacional do proponente, com natural consequência sobre seu grupo de orientação no Brasil, os resultados da investigação não pretendem encerrar-se nas formas tradicionais da veiculação científica, que incluem a publicação de artigos e de livros, a realização de congressos e seminários, a participação em disciplinas nos diferentes níveis ¿ todas iniciativas certamente presentes à consecução do estudo. Isso porque consta como propósito consequente à experiência ora pleiteada a criação de uma Rede Lusófona de Estudos sobre Religião, Espiritualidade e Arte (RELEREA).

Objetivos

Favorecer a construção de conhecimento qualificado, nos termos das Ciências da Religião e da Teologia, com efetiva experiência de internacionalização por parte do pesquisador proponente, sobre a interface entre religião, espiritualidade e arte, tendo como meta a geração de produtos de alto impacto (eventos, anais, livros e artigos científicos) que contribuam numa maior visibilidade, na conservação de formas identitárias e na perpetuação de expoentes da cultura lusófona, com alcance sobre a formação de novos quadros profissionais em nível da graduação e da pós-graduação stricto sensu no Brasil e a criação de uma rede de colaboração internacional ao redor do tema.

Justificativa

O presente Projeto de Pesquisa nasce de três intuições fundamentais, que podem ser situadas da seguinte maneira: 


i) Dos últimos resultados da atividade investigativa do pesquisador proponente, como desdobramento natural de sua formação no campo das Ciências da Religião, da Teologia, da Filosofia e das artes, mas, especialmente, a partir da realização, ao longo dos últimos três anos, do projeto Religião e construções de sentido, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, na Linha de Pesquisa “Cultura e Sistemas Simbólicos”, bem como da recepção, crescente ao longo dos últimos anos, de discentes pesquisadores em nível da graduação, sobretudo da Iniciação Científica, e da pós-graduação – mestrado acadêmico e doutorado – interessados em investigar a articulação do saber teológico, ou, o mesmo, das pesquisas no campo das Ciências da Religião, com o universo da cultura por meio de artes como a música, a literatura e a pintura – embora não apenas. A propósito disso, há, atualmente, um robusto círculo de orientação organizado ao redor do proponente, com pesquisas em todos os níveis: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (2 estudantes), Iniciação Científica (2 estudantes, sendo um com bolsa PIBIC CNPq), mestrado acadêmico (3 estudantes com bolsa CAPES), doutorado (6 estudantes com bolsa CAPES) e estágio pós-doutoral (1 pesquisador). Pesquisas, aliás, orientadas na composição de uma rede de tratamento da relação entre religião, arte e cultura em diferentes perspectivas e níveis de abordagem, como atestado pela realização de disciplinas em nível da pós-graduação stricto sensu, como é o caso de “Religião, Memória e Tradição” e “Espiritualidades”, ou, mais recentemente, em abril de 2023, do XI Congresso Internacional em Ciências da Religião da PUC Goiás, com o tema “Religião, Arte e Cultura: Multiplicidades Convergentes”, com a participação de pesquisadores docentes e discentes de 12 nacionalidades, e presidência por parte do pesquisador proponente; 

ii) Da ainda escassa produção, em nível do saber teológico, filosófico e/ou no campo das Ciências da Religião, de pesquisas que demonstrem o natural contato entre arte e religião no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás, sobretudo em termo de parcerias internacionais que agreguem ao conjunto de esforços já implementado em nível regional e nacional, o que demanda o trabalho de  constante aprofundamento em termos do arsenal conceitual disponível, como também das metodologias de análise do fenômeno religioso na atualidade, do estreitamento de vínculos com outros círculos, frentes às quais a recepção desta proposta e a realização da pesquisa ora indicada poderá contribuir sumamente; 

iii) Da oportunidade que significaria a adesão ao financiamento por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possibilitado por meio da Bolsa de Pós-Doutorado no Exterior, que tanto traria notoriedade para a pesquisa em desenvolvimento, quanto qualificaria o percurso investigativo de seu proponente, maximizando o alcance de seu potencial em termos nacionais e, quiçá, internacionais. Há muito se conhece a relação estreita em termos culturais entre Portugal e Brasil, embora também sobre isso haja um longo caminho por ser construído, de uma parceria que não apenas reconheça o legado português na construção da identidade nacional brasileira, mas, inversamente, partilhe com a nação lusitana os melhores propósitos de colaboração na promoção da ciência e da inovação, da cultura e do conhecimento em todos os campos. O foco desta pesquisa, na medida em que se abre à consolidação de uma rede de parcerias, pelo exemplar de análise que adota na articulação entre arte e religião, um artista português radicado e reconhecido pela produção realizada no Brasil, especialmente em Goiás, inaugura novas possibilidades de construção conjunta, explicitando que o potencial futuro da pesquisa em nível mundial não poderá desprezar o importante vínculo entre o local e o global, entre o foco de cultura contextualmente circunscrito, suas influências e repercussões em termos mais abrangentes; 


Uma pesquisa desse porte, outrossim, conduzida por um pesquisador brasileiro junto a uma universidade portuguesa, manifesta-se como esforço por agremiar pesquisas de mesmo teor em função da promoção da língua portuguesa na disseminação de seus produtos. Nesse sentido, é conhecido o potencial ainda por ser descoberto do círculo lusófono, seja pela variedade de interpretações, ancoradas em culturas espalhadas por diferentes partes do globo, seja pelo ainda efervescente contexto de materialização dessas contribuições. A presente investigação guarda, por isso, a possibilidade de catalisar iniciativas que hoje apenas se esboçam isoladamente, tecendo, a partir da cooperação entre Portugal e Brasil, uma verdadeira rede de pesquisas sobre o fenômeno religioso, no entremez entre arte e religião, para o amplo espectro de falantes de língua portuguesa, uma população estimada em mais de 260 milhões de pessoas, estando entre os dez idiomas mais falados em todo o planeta. Eis porque é um de seus propósitos fundamentais procurar parcerias junto a instituições públicas e privadas de países como Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Timor Leste, ou de regiões autônomas com tradição de língua portuguesa, como é o caso de Macau, na China, como um desdobramento necessário da pesquisa ora proposta, irradiando-se na concretização de uma série de outras iniciativas a médio e longo prazo. Para isso, é reconhecida a importância articuladora do Brasil, que detém a maior população lusófona do mundo, e a relevância do financiamento público representado por essa oportunidade. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOSE REINALDO FELIPE MARTINS FILHO
Email: jreinaldomartins@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor, externo] [doutor, doutor]