Detalhes do Projeto de Pesquisa

O MAL-ESTAR NA ATUALIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO EM PSICOPATOLOGIA SOCIAL

Dados do Projeto

1004

O MAL-ESTAR NA ATUALIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO EM PSICOPATOLOGIA SOCIAL

2024/2 até 2027/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CLÍNICA, SUBJETIVIDADES E SAÚDE

Psicologia Clínica

FABIO JESUS MIRANDA

Resumo do Projeto

Na prática psicanalítica contemporânea, analistas têm reportado uma redução dos fenômenos psicopatológicos carregados de sentido e linguagem, característicos da época de Freud. Em "O Mal-Estar na Cultura", Freud assinala que as configurações socioculturais moldam a subjetividade individual a partir dos elementos estruturais que sustentam sua organização global. Este estudo visa investigar o mal-estar contemporâneo sob a perspectiva da psicopatologia social, explorando as dinâmicas socioculturais e seus impactos na subjetividade e no sofrimento psíquico. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura dos últimos 10 anos, bem como entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de psicologia e psicanálise. Espera-se que o estudo forneça uma compreensão abrangente da relação entre dinâmicas socioculturais contemporâneas e novas formas de sofrimento psicológico, elucidando como a organização social contemporânea afeta a constituição subjetiva e contribui para novas psicopatologias. Os resultados visam oferecer insights teóricos e práticos para aprimorar o ensino e a capacitação profissional no sentido de desenvolvimento de estratégias adequadas para o enfrentar clínico do sofrimento psíquico contemporâneo. Os resultados visam oferecer insights teóricos e práticos para aprimorar o ensino do fazer clínico e a capacitação profissional dos discentes da área de saúde, aprimorando habilidades, conhecimentos e estratégias técnicas adequadas para o enfrentamento clínico do sofrimento psíquico na atualidade.

Objetivos

  1. Objetivo geral: 

- Investigar o mal-estar na contemporaneidade sob a perspectiva da psicopatologia social, explorando as dinâmicas socioculturais e seu impacto na subjetividade e no sofrimento psíquico.

  1. Objetivos Específicos:
  2. Analisar as transformações socioculturais contemporâneas e sua correlação com as formas de sofrimento psicológico na atualidade.
  3. Verificar quais os aspectos socioculturais (redes sociais, tecnologia da informação, modelo econômico) relacionam-se com as novas formas de psicopatologia emergentes na contemporaneidade.
  4. Realizar uma revisão bibliográfica abrangendo da literatura nacional e internacional, visando organizar as contribuições teóricas sobre o tema de pesquisa.
  5. Investigar se os profissionais da psicologia e da psicanálise têm percebido o efeito das transformações socioculturais na produção de “novos sintomas”.
  6. Verificar de que forma possíveis transformações na apresentação dos sintomas estariam implicando em mudanças teóricas e na técnica terapêutica nas práticas clínicas destes profissionais de saúde.
  7. Identificar desafios e estratégias para uma prática clínica mais eficaz e direcionadas ao contexto da subjetividade na atualidade

Estes objetivos visam aprofundar o entendimento do mal-estar na atualidade, suas origens e manifestações, bem como fornecer insights para aprimorar as práticas clínicas e políticas de saúde mental diante dos desafios apresentados pela sociedade contemporânea.

Justificativa

Há um reconhecimento da necessidade de compreender e abordar os desafios psicológicos enfrentados pela sociedade contemporânea. As transformações impulsionadas pelo avanço tecnológico e pelas mudanças socioculturais, tem levado a um aumento significativo do sofrimento psíquico e no surgimento de novas psicopatologias.

A incitação do capitalismo ao gozo imediato, associada as dinâmicas sociais e culturais contemporâneas, como a individualização exacerbada, o foco na gratificação instantânea e a pressão por desempenho constante, estão moldando a experiência subjetiva de maneiras ainda não totalmente conhecidas. A falta de limites simbólicos e a sensação de estar à deriva em um mundo fluido e em constante mudança contribuem para um aumento na angústia existencial e no desamparo emocional.

Na breve pesquisa para este projeto, percebe-se uma variedade de aspectos socioculturais e uma variedade de fenômenos psicopatológicos correlacionados ao mal-estar na atualidade. Este aspecto desafia não só a compreensão teórica, mas principalmente o enfrentamento clínico desses novos fenômenos psicopatológicos.

Portanto, uma pesquisa científica que explore e organize o conhecimento posto sobre o tema e investigue o entendimento teórico e a ação clínica dos profissionais psicólogos na atualidade, é crucial para uma melhor capacitação profissional dos discentes na área de saúde, visando umas práticas clínicas mais eficazes e uma capacitação profissional abrangente.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FABIO JESUS MIRANDA
Email: fabiojmiranda@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]