1000
TREINAMENTO ON-LINE DE PAIS DE CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TEA PARA CONDUÇÃO DA ANÁLISE FUNCIONAL
2024/2 até 2026/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
ROBERTA MAIA MARCON DE MOURA
O objetivo deste estudo é treinar pais de criança diagnosticada com TEA, e que apresenta problemas de comportamento em casa, a realizar análise funcional por meio de um formato on-line, a fim de se identificar os eventos responsáveis pelo comportamento. De modo específico, objetiva (a) levantar possíveis funções do comportamento-problema, (b) testar se as funções apontadas estão corretas e (c) avaliar a viabilidade do treinamento on-line de pais para condução da análise funcional.
O presente estudo se baseia em procedimentos de análise funcional (Iwata et al., 1982/1994), e se insere na linha do estudo desenvolvido por Wacker et al. (2013). Este estudo se difere de outros estudos, uma vez que o treinamento para condução de análise funcional é totalmente on-line. Ademais, no pressente estudo investigar-se-á os efeitos de contingências de reforçamento positivo e negativo sobre o comportamento-problema. Ou seja, determinar se o comportamento-problema é mantido pela atenção disponibilizada ou se é mantido por fuga de demandas.
Favorecer que programas de ensino de análise funcional on-line alcance famílias de crianças diagnosticadas com TEA que se localizam em local com acesso limitado à práticas baseadas em evidência científica.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ROBERTA MAIA MARCON DE MOURA
Email: robertamarconpsi@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |