Detalhes do Projeto de Pesquisa

TREINAMENTO ON-LINE DE PAIS DE CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TEA PARA CONDUÇÃO DA ANÁLISE FUNCIONAL

Dados do Projeto

1000

TREINAMENTO ON-LINE DE PAIS DE CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE TEA PARA CONDUÇÃO DA ANÁLISE FUNCIONAL

2024/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ROBERTA MAIA MARCON DE MOURA

Resumo do Projeto

O presente projeto de pesquisa propõe um estudo experimental com o objetivo de treinar pais de criança diagnosticada com TEA, e que apresenta problemas de comportamento em casa, a realizar análise funcional por meio de um formato on-line, a fim de se identificar os eventos responsáveis pelo comportamento. Participarão deste estudo duas famílias que residam em um raio de 80 quilômetros de Goiânia-GO, cujo filho(a) é diagnosticado com TEA e os problemas de comportamento apresentados em casa, incluem comportamentos agressivos (bater, jogar itens nas pessoas, chutar, empurrar) ou destruição de propriedade (jogar itens, chutar itens, rasgar livros). Os resultados apontarão os efeitos de contingências de reforçamento positivo e negativo sobre o comportamento-problema. Ou seja, determinarão se o comportamento-problema é mantido pela atenção disponibilizada ou se é mantido por fuga de demandas, possibilitando, assim, o planejamento de um programa de intervenção eficaz.

Objetivos

O objetivo deste estudo é treinar pais de criança diagnosticada com TEA, e que apresenta problemas de comportamento em casa, a realizar análise funcional por meio de um formato on-line, a fim de se identificar os eventos responsáveis pelo comportamento. De modo específico, objetiva (a) levantar possíveis funções do comportamento-problema, (b) testar se as funções apontadas estão corretas e (c) avaliar a viabilidade do treinamento on-line de pais para condução da análise funcional.

O presente estudo se baseia em procedimentos de análise funcional (Iwata et al., 1982/1994), e se insere na linha do estudo desenvolvido por Wacker et al. (2013). Este estudo se difere de outros estudos, uma vez que o treinamento para condução de análise funcional é totalmente on-line. Ademais, no pressente estudo investigar-se-á os efeitos de contingências de reforçamento positivo e negativo sobre o comportamento-problema. Ou seja, determinar se o comportamento-problema é mantido pela atenção disponibilizada ou se é mantido por fuga de demandas.


Justificativa

Favorecer que programas de ensino de análise funcional on-line alcance famílias de crianças diagnosticadas com TEA que se localizam em local com acesso limitado à práticas baseadas em evidência científica.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ROBERTA MAIA MARCON DE MOURA
Email: robertamarconpsi@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]