Grupo de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Identificação

Aprovado

GPLEFH

GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

O estudo que se pretende desenvolver nesse Grupo de Pesquisa suscita inicialmente a compreensão sobre o pensamento de Jean Paul Sartre e sua relação com a educação. Para tanto é preciso compreendê-la enquanto fenômeno, que se realiza por meio de manifestações ou ocorrências articuladas entre si, que se desvela em direção a um fim, que é exatamente o sentido do ato educativo. Pensar a educação a partir desse pressuposto é entendê-la num processo contínuo de insatisfação com os resultados obtidos, numa busca incessante da verdade, uma preocupação cuidadosa com o rigor e a evidência, um constante questionamento ao que está posto. Dessa forma, se faz sem jamais se dar por acabada, sabendo que há sempre mais a revelar e a dizer, então a compreensão dos conceitos e do saber são retomados a cada instante. A ação educativa passa por um conjunto de ocorrências, que dizem respeito a algumas dimensões: a) a relação professor-aluno; b) a relação entre a construção e a transmissão de conhecimentos; c) o contexto e as condições onde ocorrem o ato educativo; d) as políticas educacionais na base deste contexto. A partir dessas dimensões a educação se propõe a realizar processos de transformação do homem e do mundo.

Possíveis interações com instituições nacionais e internacionais que pesquisem as questões da educação e da filosofia.

30 (graduação e/ou pós-graduação)

2018

7.08 - Educação

7.01 - Filosofia

EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

lba.liliane@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Cultura, Democracia, Educação e Estética

Objetivos: Constituir uma investigação filosófica no campo da educação. Situar o pensamento diante das questões sobre cultura e democracia, possibilitando a discussão e o debate sobre a educação que se dê a partir de uma fundamentação teórico-filosófica, permeada, também, por aspectos políticos e estéticos.

Palavras-chave: Política Educação Igualdade Democracia Estética Direitos Humanos

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.01.01-0 - Filosofia da Educação

Membros da Linha

  • LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO - Líder
  • LUCIANA BARROS DE ALMEIDA - Pesquisador Externo

Formação de Professores e Educação Superior

Objetivos: Fazer uma educação superior que busca formar seres humanos, intelectuais, pensadores, que interrogam e buscam compreender a gênese e o sentido do real, comprometidos com a vida coletiva. Realizar uma crítica e uma reflexão rigorosas e conscientes, buscando compreender a realidade, pensá-la e agir no sentido de transformá-la.

Palavras-chave: Educação Superior Formação Humana Crítica Transformação Docência Universitária Formação de Professores

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.01.01-0 - Filosofia da Educação
  • 7.08.07.01-9 - Educação de Adultos

Membros da Linha

  • LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO - Líder

Fundamentos da Educação

Objetivos: Desenvolver um estudo que estabeleça relações e articulações fundantes para a construção de um modo de pensar, de ser e de agir sem perder de vista o comprometimento e a responsabilidade com o universal. Pensar uma educação estimuladora do pensamento e da ação na busca do conhecimento como descoberta e construção, como processo constante de estudo e reflexão.

Palavras-chave: Educa¿¿o Conhecimento Filosofia Ci¿ncia Formação Humana

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.01.01-0 - Filosofia da Educação

Membros da Linha

  • ALESSANDRA MENDONCA LEAO - Pesquisador
  • DANIELA MENDONCA LEAO DE ARAUJO - Pesquisador Externo
  • LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO - Líder
  • LUCIANA BARROS DE ALMEIDA - Pesquisador Externo

Pesquisadores

LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO Líder
ALESSANDRA MENDONCA LEAO Pesquisador
DANIELA MENDONCA LEAO DE ARAUJO Pesquisador Externo
LUCIANA BARROS DE ALMEIDA Pesquisador Externo