Grupo de Pesquisa
DESIGN, ESTUDOS CRÍTICOS E PERFORMANCESAprovado
DECPC
DESIGN, ESTUDOS CRÍTICOS E PERFORMANCES
Pretende identificar, analisar e discutir os aspectos que permeiam a caracterização estética, tecnológica e cultural contemplados nos diferentes artefatos de tecnologias de inclusão e desenvolver pesquisas referente à formação acadêmica de designers, currículos, metodologias e visualidades sob a ótica do pensamento complexo.
Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas - Media Lab UFG; Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações de Extensão em Performances Culturais, Museologia e Memória Social (GEPEMM)
15 (graduação e/ou pós-graduação)
2019
6.12 - Desenho Industrial
8.03 - Artes
POLI e de Artes - ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES
genilda.alexandria@gmail.com
Objetivos: Nesta linha englobam-se as pesquisas que visam refletir teórica, histórica e criticamente sobre as artes, o design, a arquitetura, o paisagismo e o urbanismo mediante as suas relações com a cultura, tecnologia e educação. Englobam-se as mais diversas escalas de interação humana e de lugar, que vão do individual ao coletivo, do local ao global, do objeto ao território. Destaca-se a articulação teórica e metodológica entre as áreas tendo em vista a interdisciplinaridade na prática projetual e as discussões necessárias à inovação do campo profissional. Interessam pesquisas sobre processos e metodologias em artes, design, arquitetura, paisagismo e urbanismo, do passado e da contemporaneidade, que ampliem a discussão sobre seus universos simbólicos e de sentidos, vinculados às questões sociais, econômicas, culturais e educacionais.
Palavras-chave: Design Inovação Tecnologias Educação
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Objetivos: Pretende identificar, analisar e discutir os aspectos que permeiam a caracterização estética, tecnológica e cultural contemplados nos diferentes artefatos de tecnologias assistivas e como os mesmos podem ser determinantes para as possíveis intervenções nos modos de olhar e compreender os corpos normatizados e dissonantes. Além disso, pretende desenvolver uma pesquisa referente à formação acadêmica de designers, currículos, metodologias e visualidades sob a ótica do pensamento complexo. Essa exposição de uma condição prática, ecoa na justificativa da necessidade de desenvolvimento de uma pesquisa que mensure e considere o ensino de Design sob a ótica do pensamento complexo e norteado para o contexto contemporâneo.
Palavras-chave: visualidades educação inclusão tecnologia
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
GENILDA DA SILVA ALEXANDRIA SOUSA | Líder |
FABIOLA ARANTES DE MORAIS | Líder Adjunto |
ANA PAULA NERES DE SANTANA BANDEIRA | Pesquisador |
NANCY DE MELO BATISTA PEREIRA | Pesquisador |