Grupo de Pesquisa
ESTUDOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E SOCIOCULTURAIS - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEASAprovado
ECE
ESTUDOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E SOCIOCULTURAIS - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
As transformações nos campos econômicos, políticos, socioculturais ocorridas nos últimos quinze anos do século XX e início deste século têm causado profundas perplexidades nas sociedades em geral. Isso tem levado um contigente significativo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a inclinarem suas reflexõese pesquisas não somente para a compreensão da emergência desta realidade "histórica cinza", segundo Nietzsche (2001), mas, sobretudo, para a tentativa de enfrentamento de toda sorte de exclusão, de adoecimento, de preconceito, de individualismo, de competitividade, de dominação, enfim, de extremismo, isto é, de barbarização na atualidade. No que se refere especialmente à Educação, entende-se que o confronto a essa ideologia do poder não é facultativo, pelo contrário, ele é urgente e obrigatório, com vistas a encontrar outras possibilidades de embate à barbárie ora instalada. Na concepção de Adorno (1995, p. 117): "A desbarbarização da humanidade é o pressuposto imediato da sobrevivência. Este deve ser o objetivo da escola, por restritos que sejam seu alcance e suas possibilidades". Essa afirmação assim como os argumentos anteriores justificam tanto a importância como a premência de o Grupo de Pesquisa, sob a demoninação de "Estudos Críticos e Educação: aspectos éticos, estéticos e socioculturais - perspectivas contemporâneas", inclinar suas análises e debates em temas ligados ao atual estado de extremismo, visando não só resisti-lo, porém, acima de tudo, perspectivar uma Educação voltada para a formação humana. Para Adorno (1995, p.154): "[...] hoje o indivíduo só sobrevive enquanto núcleo impulsionador da resistência".
Universidade Federal de Goiás - UFG
4 (graduação e/ou pós-graduação)
2019
7.08 - Educação
7.01 - Filosofia
EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
estelamaris.brant@gmail.com
Objetivos: Elaborar estudos, reflexões e debates no campo da educação, a partir de referênciais críticos da realidade contemporânea, sob o império da dominação, do individualismo da competitividade, tendo-se em vista um processo formativo de cunho mais humano e emancipatório.
Palavras-chave: Educação cultura contemporânea ética estética reflexão barbárie
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
ESTELAMARIS BRANT SCAREL | Líder |
CLEUDES MARIA TAVARES ROSA | Pesquisador |
DANIELLA COUTO LOBO | Pesquisador |
JUSSIMARIA ALMEIDA DOS SANTOS | Pesquisador Externo |
ANA LUCIA NERY SABATH | Estudante |
ANGELICA MARIA ALVES VASCONCELOS | Estudante |
CESAR PEREIRA MARTINS | Estudante |
GESSIONE ALVES DA CUNHA | Estudante |
LEIDIANE PEREIRA DA SILVA | Estudante |
MARCELE CRISTINA LINHARES SILVA DE FREITAS | Estudante |
MARCIA CRISTINA FERNANDES PEREIRA BESSA | Estudante |
MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA LIMA | Estudante |
NELMA ROBERTO GONCALVES MENDES | Estudante |
VALCIRLENE APARECIDA DE CASTRO | Estudante |