Grupo de Pesquisa

ESTUDOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E SOCIOCULTURAIS - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Identificação

Aprovado

ECE

ESTUDOS CRÍTICOS E EDUCAÇÃO: ASPECTOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E SOCIOCULTURAIS - PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

As transformações nos campos econômicos, políticos, socioculturais ocorridas nos últimos quinze anos do século XX e início deste século têm causado profundas perplexidades nas sociedades em geral. Isso tem levado um contigente significativo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a inclinarem suas reflexõese pesquisas não somente para a compreensão da emergência desta realidade "histórica cinza", segundo Nietzsche (2001), mas, sobretudo, para a tentativa de enfrentamento de toda sorte de exclusão, de adoecimento, de preconceito, de individualismo, de competitividade, de dominação, enfim, de extremismo, isto é, de barbarização na atualidade. No que se refere especialmente à Educação, entende-se que o confronto a essa ideologia do poder não é facultativo, pelo contrário, ele é urgente e obrigatório, com vistas a encontrar outras possibilidades de embate à barbárie ora instalada. Na concepção de Adorno (1995, p. 117): "A desbarbarização da humanidade é o pressuposto imediato da sobrevivência. Este deve ser o objetivo da escola, por restritos que sejam seu alcance e suas possibilidades". Essa afirmação assim como os argumentos anteriores justificam tanto a importância como a premência de o Grupo de Pesquisa, sob a demoninação de "Estudos Críticos e Educação: aspectos éticos, estéticos e socioculturais - perspectivas contemporâneas", inclinar suas análises e debates em temas ligados ao atual estado de extremismo, visando não só resisti-lo, porém, acima de tudo, perspectivar uma Educação voltada para a formação humana. Para Adorno (1995, p.154): "[...] hoje o indivíduo só sobrevive enquanto núcleo impulsionador da resistência".

Universidade Federal de Goiás - UFG

4 (graduação e/ou pós-graduação)

2019

7.08 - Educação

7.01 - Filosofia

EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

estelamaris.brant@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Educação, Sociedade e Cultura

Objetivos: Elaborar estudos, reflexões e debates no campo da educação, a partir de referênciais críticos da realidade contemporânea, sob o império da dominação, do individualismo da competitividade, tendo-se em vista um processo formativo de cunho mais humano e emancipatório.

Palavras-chave: Educação cultura contemporânea ética estética reflexão barbárie

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.01.01-0 - Filosofia da Educação

Membros da Linha

  • ANA LUCIA NERY SABATH - Estudante
  • ANGELICA MARIA ALVES VASCONCELOS - Estudante
  • CESAR PEREIRA MARTINS - Estudante
  • CLEUDES MARIA TAVARES ROSA - Pesquisador
  • DANIELLA COUTO LOBO - Pesquisador
  • ESTELAMARIS BRANT SCAREL - Líder
  • GESSIONE ALVES DA CUNHA - Estudante
  • JUSSIMARIA ALMEIDA DOS SANTOS - Pesquisador Externo
  • LEIDIANE PEREIRA DA SILVA - Estudante
  • MARCELE CRISTINA LINHARES SILVA DE FREITAS - Estudante
  • MARCIA CRISTINA FERNANDES PEREIRA BESSA - Estudante
  • MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA LIMA - Estudante
  • NELMA ROBERTO GONCALVES MENDES - Estudante
  • VALCIRLENE APARECIDA DE CASTRO - Estudante

Pesquisadores

ESTELAMARIS BRANT SCAREL Líder
CLEUDES MARIA TAVARES ROSA Pesquisador
DANIELLA COUTO LOBO Pesquisador
JUSSIMARIA ALMEIDA DOS SANTOS Pesquisador Externo
ANA LUCIA NERY SABATH Estudante
ANGELICA MARIA ALVES VASCONCELOS Estudante
CESAR PEREIRA MARTINS Estudante
GESSIONE ALVES DA CUNHA Estudante
LEIDIANE PEREIRA DA SILVA Estudante
MARCELE CRISTINA LINHARES SILVA DE FREITAS Estudante
MARCIA CRISTINA FERNANDES PEREIRA BESSA Estudante
MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA LIMA Estudante
NELMA ROBERTO GONCALVES MENDES Estudante
VALCIRLENE APARECIDA DE CASTRO Estudante