Grupo de Pesquisa
ONTOLOGIA MARXIANA, TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTADO E LUTA DE CLASSEAprovado
OMTEELC
ONTOLOGIA MARXIANA, TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTADO E LUTA DE CLASSE
O "Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana, Trabalho, Educação, Estado e Luta de Classe (OMTEELC)" é sobre a o estudo do trabalho como categoria ontológica responsável pela transformação do homem de um ser natural a um ser social e político. Portanto essa categoria é a base de toda pesquisa em relação à sociabilidade humana que envolve a educação em sua totalidade, o Estado como instituição gestora dessas relações e responsável pelas políticas sociais públicas e todos os conflitos e contradições decorrentes da divergência de interesses entre classes sociais. A denominação "ontologia em marx" é utilizada para delimitar o "trabalho" como atividade humana que transforma a natureza, os demais homens e o próprio homem enquanto sujeito desse processo. A "educação" em sua totalidade é própria do ser social que em suas ações incorpora novos conhecimentos e interfere no conhecimento da própria sociedade. Em uma sociedade complexa o "Estado" surge com uma instituição que tem como responsabilidade gerenciar conflitos, garantir direitos e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. A forma como e Estado gerencia direitos é o levantamento de demandas, planejamento, elaboração, financiamento e gestão de políticas sociais públicas. A relação social está permeada por contrações decorrentes à diversidade de necessidades que se expressam em forma de conflitos que por meio da consciência em si e para si tornam-se "luta de classes". As alternativas de superação dos conflitos estão relacionadas ao conhecimento que se tem da realidade concreta e suas múltiplas mediações. Por isso a necessidade da pesquisa e do debate contínuo.
5 (graduação e/ou pós-graduação)
2019
6.10 - Serviço Social
7.08 - Educação
ECISS - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
mcspadial@gmail.com
Objetivos: A linha de Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania reúne as investigações que enfatizam as condições históricas e materiais da constituição, elaboração, planejamento, aplicabilidade, gerenciamento e avaliação da Política Social, bem como as análises das diferentes concepções e expressões de Estado e de Política Social. Agregam-se a essas questões e dimensões os estudos, pesquisas, reflexões e análises do processo histórico e legado dos movimentos sociais, o seu papel, objetivos e lutas sociais.
Palavras-chave: Serviço Social Política Social Movimento Social.
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Objetivos: A linha de pesquisa Teoria Social e Serviço Social concentra os estudos e investigações dos pesquisadores (docentes/discentes) sobre diferentes concepções teóricas e filosóficas que perpassam o processo de conhecimento da vida social e suas tendências no Serviço Social. Ainda, contém os estudos e investigações sobre a fundamentação teórico-metodológica do Serviço Social, inscrita no processo histórico de sua institucionalização como profissão e nas suas configurações contemporâneas.
Palavras-chave: Teoria Social Serviço Social Estdo
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
MARIA CONCEIÇÃO SARMENTO PADIAL MACHADO | Líder |
FRANCISLENE PEREIRA DA SILVA | Pesquisador |
AMANDA RODRIGUES TAVARES | Estudante |
DIENIFFER GOMES FLORENCIO BARBOSA | Estudante |
GEOVANI DE MATTOS RAMOS | Estudante |
MARIANA ALMERITA DE CARVALHO | Estudante |