Grupo de Pesquisa

ONTOLOGIA MARXIANA, TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTADO E LUTA DE CLASSE

Identificação

Aprovado

OMTEELC

ONTOLOGIA MARXIANA, TRABALHO, EDUCAÇÃO, ESTADO E LUTA DE CLASSE

O "Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana, Trabalho, Educação, Estado e Luta de Classe (OMTEELC)" é sobre a o estudo do trabalho como categoria ontológica responsável pela transformação do homem de um ser natural a um ser social e político. Portanto essa categoria é a base de toda pesquisa em relação à sociabilidade humana que envolve a educação em sua totalidade, o Estado como instituição gestora dessas relações e responsável pelas políticas sociais públicas e todos os conflitos e contradições decorrentes da divergência de interesses entre classes sociais. A denominação "ontologia em marx" é utilizada para delimitar o "trabalho" como atividade humana que transforma a natureza, os demais homens e o próprio homem enquanto sujeito desse processo. A "educação" em sua totalidade é própria do ser social que em suas ações incorpora novos conhecimentos e interfere no conhecimento da própria sociedade. Em uma sociedade complexa o "Estado" surge com uma instituição que tem como responsabilidade gerenciar conflitos, garantir direitos e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. A forma como e Estado gerencia direitos é o levantamento de demandas, planejamento, elaboração, financiamento e gestão de políticas sociais públicas. A relação social está permeada por contrações decorrentes à diversidade de necessidades que se expressam em forma de conflitos que por meio da consciência em si e para si tornam-se "luta de classes". As alternativas de superação dos conflitos estão relacionadas ao conhecimento que se tem da realidade concreta e suas múltiplas mediações. Por isso a necessidade da pesquisa e do debate contínuo.

5 (graduação e/ou pós-graduação)

2019

6.10 - Serviço Social

7.08 - Educação

ECISS - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

mcspadial@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania

Objetivos: A linha de Política Social, Movimentos Sociais e Cidadania reúne as investigações que enfatizam as condições históricas e materiais da constituição, elaboração, planejamento, aplicabilidade, gerenciamento e avaliação da Política Social, bem como as análises das diferentes concepções e expressões de Estado e de Política Social. Agregam-se a essas questões e dimensões os estudos, pesquisas, reflexões e análises do processo histórico e legado dos movimentos sociais, o seu papel, objetivos e lutas sociais.

Palavras-chave: Serviço Social Política Social Movimento Social.

Áreas do Conhecimento

  • 6.10.01 - Fundamentos do Serviço Social
  • 6.10.02.01-1 - Serviço Social do Trabalho

Membros da Linha

  • FRANCISLENE PEREIRA DA SILVA - Pesquisador
  • MARIA CONCEIÇÃO SARMENTO PADIAL MACHADO - Líder

Teoria Social e Serviço Social

Objetivos: A linha de pesquisa Teoria Social e Serviço Social concentra os estudos e investigações dos pesquisadores (docentes/discentes) sobre diferentes concepções teóricas e filosóficas que perpassam o processo de conhecimento da vida social e suas tendências no Serviço Social. Ainda, contém os estudos e investigações sobre a fundamentação teórico-metodológica do Serviço Social, inscrita no processo histórico de sua institucionalização como profissão e nas suas configurações contemporâneas.

Palavras-chave: Teoria Social Serviço Social Estdo

Áreas do Conhecimento

  • 6.10.02.01-1 - Serviço Social do Trabalho

Membros da Linha

  • DIENIFFER GOMES FLORENCIO BARBOSA - Estudante
  • FRANCISLENE PEREIRA DA SILVA - Pesquisador
  • GEOVANI DE MATTOS RAMOS - Estudante
  • MARIA CONCEIÇÃO SARMENTO PADIAL MACHADO - Líder
  • MARIANA ALMERITA DE CARVALHO - Estudante

Pesquisadores

MARIA CONCEIÇÃO SARMENTO PADIAL MACHADO Líder
FRANCISLENE PEREIRA DA SILVA Pesquisador
AMANDA RODRIGUES TAVARES Estudante
DIENIFFER GOMES FLORENCIO BARBOSA Estudante
GEOVANI DE MATTOS RAMOS Estudante
MARIANA ALMERITA DE CARVALHO Estudante