Grupo de Pesquisa
TECNOLOGIAS EXPERIMENTAIS INTEGRADAS A ARTEAprovado
GP TEIA
TECNOLOGIAS EXPERIMENTAIS INTEGRADAS A ARTE
A teia de aranha é uma construção natural com sentido e significações próprias do corpo do animal e das suas relações com o espaço e as circunstâncias que o envolvem deixando atrás de si ou em torno de si um tecido visual cuja urdidura o caracteriza, identifica, protege e relaciona no mundo animal. Propor um Grupo de pesquisa cognominado Teia - Tecnologias experimentais integradas à arte, fazendo uma analogia ao reino animal, pensa essa relação do corpo humano e das ações no tempo, no espaço, experimentalmente em conjunto a outros saberes a ela integrados. Porém se tem relações de analogias, tem de diferenças. A primeira se dá na construção que envolve trama, estrutura, sentidos e significações relacionais. Já a diferença envolve a compreensão da trama como construção cultural e não natural. Ainda que a natureza e a favor desta, se pensa toda a integração desta pesquisa visando a favor da vida, do humano e as inclusões e da terra em sustentabilidade. Entretanto, centralizado nos registros visuais por todas relações advindas e que dão ênfase desse agir em pesquisa. Dessa forma entende o objeto de estudo TEIA - Tecnologias experimentais integradas a arte - na relação entre as temáticas artísticas, em suas diferentes possibilidades relacionais entre metodologias poéticas, científicas/tecnologias ligadas à arquitetura e ao design. Contempla possíveis e desejáveis relações com áreas de educação, filosofia, engenharia e biologia e outras. Trata-se, portanto, de uma atitude integradora em pesquisa teórica, prática, experimental, processual, em que cada estudo proposto se relaciona à trama viso-cultural humana. Cada linha de pesquisa abarca possibilidades dessa construção integrada cuja arte visual perpassa percepções, afeições, comportamentos, ações que deixam registros, "teias" na cultura e nos sistemas de símbolos desta, passíveis de serem analisados, sintetizados e interpretados.
Membro do grupo de pesquisa Poéticas Visuais do Programa dePós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG, certificado pelo CNPq sob coordenação de Prof. Dr. José César Teatini de Sousa Clímaco. Participa do Ateliê Livre de Gravura da FAV UFG desde 2014.
10 (graduação e/ou pós-graduação)
2019
8.03 - Artes
6.12 - Desenho Industrial
POLI e de Artes - ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES
mariafilomenagg@gmail.com
Objetivos: Nesta linha englobam-se as pesquisas que visam refletir teórica, histórica e criticamente sobre as artes, o design, a arquitetura, o paisagismo e o urbanismo mediante as suas relações com a cultura, tecnologia e educação. Englobam-se as mais diversas escalas de interação humana e de lugar, que vão do individual ao coletivo, do local ao global, do objeto ao território. Destaca-se a articulação teórica e metodológica entre as áreas tendo em vista a interdisciplinaridade na prática projetual e as discussões necessárias à inovação do campo profissional. Interessam pesquisas sobre processos e metodologias em artes, design, arquitetura, paisagismo e urbanismo, do passado e da contemporaneidade, que ampliem a discussão sobre seus universos simbólicos e de sentidos, vinculados às questões sociais, econômicas, culturais e educacionais.
Palavras-chave: Cultura tecnologia artes design arquitetura educação
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
MARIA FILOMENA GONCALVES GOUVEA | Líder |