Grupo de Pesquisa
AÇÕES EM GERONTOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADEAprovado
AGES
AÇÕES EM GERONTOLOGIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
O grupo AGES atua na pesquisa e no desenvolvimento de projetos destinados à investigação científica e apoio à formação de professores que se interessam pela temática da velhice e envelhecimento, assim como na formação continuada ao público 60+, em diferentes contextos: educacional, cultural, social, tecnológico. O objetivo se constitui na contribuição para a produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a Gerontologia enquanto campo científico transdisciplinar. Assim, o grupo AGES cria, desenvolve e produz ações de ensino, pesquisa e extensão, que também se articulam na promoção do crescimento intelectual do indivíduo, no exercício da ética, da cidadania, na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, contribuindo para sua independência, autonomia, resultando em um envelhecimento ativo, exitoso. A premissa básica do AGES se enquadra no conceito da aprendizagem ao longo da vida (Lifelong Learning) e formação permanente, assim como se baseia na Gerontologia educativa.
Interage com a rede internacional de projetos educativos para seniores (RIPE+50); Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), com sedes em Portugal. Desde o final de 2019 conta com professores de outras instituições que assumiram coordenações de linhas de pesquisa deste grupo. Instituições de Ensino superior (IPLeiria/UMinho), ambas em Portugal.
6 (graduação e/ou pós-graduação)
2017
7.08 - Educação
4.07 - Fonoaudiologia
ECISS - ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
lisavaleria.pucgoias@gmail.com
Objetivos: Esta linha inclui projetos de pesquisa cujo objetivo é descrever e discutir estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais e antropológicos do envelhecimento com enfoque multi e interdisciplinar, visando a descrição e explicação das mudanças típicas do processo de envelhecimento humano e de seus determinantes socioculturais. Também engloba ações de prevenção e promoção em saúde para a população idosa, visando o bem-estar físico, mental e social.
Palavras-chave: pessoa idosa envelhecimento humano qualidade de vida
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Objetivos: Esta linha propõe iniciativas voltadas para a promoção da qualidade de vida e o acesso à informação, utilizando abordagens como design social, design emocional e design de experiência de aprendizagem, aliadas às tecnologias digitais de informação e comunicação, com o intuito de desenvolver estratégias para a criação e gestão de recursos destinados especificamente para atender às necessidades das pessoas idosas, visando melhorar sua experiência e participação ativa na sociedade digital.
Palavras-chave: Comunicação Visual pesquisa em Design Tecnologias Digitais
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Nenhum membro associado a esta linha.
Objetivos: Esta linha investiga a relação da educação de idosos com os processos culturais e instâncias de socialização, relações interculturais em espaços educativos formais e não formais. O objetivo desta linha é discutir princípios para uma educação participativa e transformadora. Tematiza práticas, concepções culturais e busca compreender a construção histórica social das identidades, do conhecimento e seus usos.Tematiza práticas, concepções culturais e busca compreender a construção histórica social das identidades, do conhecimento e seus usos.
Palavras-chave: gerontologia educação aprendizagem ao longo da vida
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
LISA VALERIA VIEIRA TORRES | Líder |
RAQUIA RABELO ROGERI | Pesquisador |