Grupo de Pesquisa

GRUPO DE PESQUISA EM PUBLICIDADE, CONSUMO E SOCIEDADE

Identificação

Aprovado

PLURAIS

GRUPO DE PESQUISA EM PUBLICIDADE, CONSUMO E SOCIEDADE

o grupo investiga a publicidade como narrativa do consumo, como fenômeno sociocultural que exerce importante papel como influenciador das dinâmicas individuais e coletivas, atuando como catalisador e disseminador de discursos e na construção plural das subjetividades, comportamentos, performances e referências estéticas. Os participantes estudam a comunicação publicitária como campo discursivo de produção de sentidos marcado por representações sociais, relações de poder, expressões artísticas, multiculturais, identitárias e midiáticas. Nesse sentido, examinam o sistema de produção, disseminação, recepção e consumo dos conteúdos publicitários com interesse em refletir, de um lado, sobre a formação, ideologia e identidade dos atores que operam esse sistema e, por outro, sobre as crenças, atitudes, comportamentos e identidade dos sujeitos afetados por esses conteúdos. As investigações problematizam a relação entre a publicidade e os seguintes temas: culturas do consumo, ética e direitos h

Programa de Direitos Humanos PUC Goiás

10 (graduação e/ou pós-graduação)

2021

6.09 - Comunicação

Não informado

EDNC - ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

profalucianahidemi@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Publicidade, consumo e sociedade

Objetivos: Promover a investigação científica dos fenômenos que interseccionam publicidade, cultura, consumo e sociedade, com vistas à promoção da publicidade inclusiva, ética, pró-diversidade de gênero e antirracista. Investigar as especificidades do sistema publicitário regional, seus atores e práticas, especialmente no que se refere às referências socioculturais e estéticas, orientações éticas e de responsabilidade social desses atores aplicadas ao fazer publicitário. Desenvolver produtos que auxiliem organizações, profissionais e estudantes a compreenderem o mundo da publicidade, seus impactos no comportamento individual e social e a desenvolverem visão crítica sobre seus fenômenos.

Palavras-chave: Publicidade Consumo Diversidade Sociedade

Áreas do Conhecimento

  • 6.09.04 - Relações Públicas e Propaganda

Membros da Linha

  • ADRIANA RODRIGUES FERREIRA - Pesquisador
  • ALANA PIRES TAVARES - Estudante
  • ANA LUIZA GOMIDES GOUVEIA - Estudante
  • LUCIANA HIDEMI SANTANA NOMURA - Líder
  • NUBIA DA CUNHA SIMAO - Pesquisador
  • PATRICIA QUITERO ROSENZWEIG - Pesquisador

Pesquisadores

LUCIANA HIDEMI SANTANA NOMURA Líder
ADRIANA RODRIGUES FERREIRA Pesquisador
NUBIA DA CUNHA SIMAO Pesquisador
PATRICIA QUITERO ROSENZWEIG Pesquisador
ALANA PIRES TAVARES Estudante
ANA LUIZA GOMIDES GOUVEIA Estudante