Grupo de Pesquisa
GRUPO DE PESQUISA EM PUBLICIDADE, CONSUMO E SOCIEDADEAprovado
PLURAIS
GRUPO DE PESQUISA EM PUBLICIDADE, CONSUMO E SOCIEDADE
o grupo investiga a publicidade como narrativa do consumo, como fenômeno sociocultural que exerce importante papel como influenciador das dinâmicas individuais e coletivas, atuando como catalisador e disseminador de discursos e na construção plural das subjetividades, comportamentos, performances e referências estéticas. Os participantes estudam a comunicação publicitária como campo discursivo de produção de sentidos marcado por representações sociais, relações de poder, expressões artísticas, multiculturais, identitárias e midiáticas. Nesse sentido, examinam o sistema de produção, disseminação, recepção e consumo dos conteúdos publicitários com interesse em refletir, de um lado, sobre a formação, ideologia e identidade dos atores que operam esse sistema e, por outro, sobre as crenças, atitudes, comportamentos e identidade dos sujeitos afetados por esses conteúdos. As investigações problematizam a relação entre a publicidade e os seguintes temas: culturas do consumo, ética e direitos h
Programa de Direitos Humanos PUC Goiás
10 (graduação e/ou pós-graduação)
2021
6.09 - Comunicação
Não informado
EDNC - ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
profalucianahidemi@gmail.com
Objetivos: Promover a investigação científica dos fenômenos que interseccionam publicidade, cultura, consumo e sociedade, com vistas à promoção da publicidade inclusiva, ética, pró-diversidade de gênero e antirracista. Investigar as especificidades do sistema publicitário regional, seus atores e práticas, especialmente no que se refere às referências socioculturais e estéticas, orientações éticas e de responsabilidade social desses atores aplicadas ao fazer publicitário. Desenvolver produtos que auxiliem organizações, profissionais e estudantes a compreenderem o mundo da publicidade, seus impactos no comportamento individual e social e a desenvolverem visão crítica sobre seus fenômenos.
Palavras-chave: Publicidade Consumo Diversidade Sociedade
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
LUCIANA HIDEMI SANTANA NOMURA | Líder |
ADRIANA RODRIGUES FERREIRA | Pesquisador |
NUBIA DA CUNHA SIMAO | Pesquisador |
PATRICIA QUITERO ROSENZWEIG | Pesquisador |
ALANA PIRES TAVARES | Estudante |
ANA LUIZA GOMIDES GOUVEIA | Estudante |