Grupo de Pesquisa

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO

Identificação

Aprovado

GEPFOPC

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO

Este grupo tem como proposta estudar, pesquisar e produzir trabalhos acadêmicos a partir das reflexões em torno das temáticas da formação de professores e do currículo de modo a pensar e relacionar estes assuntos às dimensões políticas, sociais e históricas. Vinculado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás e em parceria com outros grupos de outras instituições propomos articular e constituir um grupo com estudos e pesquisas importantes tanto para educação superior quanto para a educação básica. Tendo como premissas ampla a formação de professores e o currículo, definiremos duas linhas de trabalho de modo a aprofundar e esclarecer as relações constitutivas e constituintes destas temáticas mais amplas.

GEPFAPe FE/UnB - Grupo de Estudos sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos NEPIEC FE/UFG - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos GUARÁ/ UEG- Grupo de Estudos de Jaraguá

15 (graduação e/ou pós-graduação)

2020

7.08 - Educação

Não informado

EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

renatobalmeida@hotmail.com

Linhas de Pesquisa

Currículo, conhecimento e instituições educacionais

Objetivos: Compreendendo o currículo como percurso formativo do sujeito que elabora conhecimentos e assim ter condições de fazer análise da sua prática, fundamentado em um referencial teórico que lhe permita como resultado, a incessante busca de uma educação de qualidade. Esta linha visa tratar desta temática ampla do currículo na interface com a formação de professores bem como suas políticas educacionais e a escola.

Palavras-chave: Currículo; Conhecimento; Instituições educacionais

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.05.02-4 - Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Membros da Linha

  • GABRIELA SILVA CARVALHO - Estudante
  • MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA - Pesquisador
  • NAYARA DO VALE MOREIRA - Estudante
  • RENATO BARROS DE ALMEIDA - Líder

Formação Inicial e Continuada de Professores: políticas, concepções e práticas

Objetivos: Entendendo o professor como sujeito que tenha o domínio do conhecimento de uma determinada área e de estratégias para socializá-lo, como possuidor de um conhecimento de si mesmo e dos alunos, da sociedade de que faz parte, das características dos processos de ensinar e aprender, da responsabilidade e do compromisso necessário com a construção de uma sociedade justa e emancipada. Esta linha visa estudar e pesquisar sobre a formação de professores, políticas, trabalho docente, concepções e educação.

Palavras-chave: Formação de professores; Trabalho docente; Políticas; Concepções;

Áreas do Conhecimento

  • 7.08 - Educação

Membros da Linha

  • GIOVANA FIORINI FIDELES - Estudante
  • PAOLA CECILIA NOVOA E SILVA - Estudante
  • RENATO BARROS DE ALMEIDA - Líder
  • RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN - Pesquisador
  • ROSIRIS PEREIRA DE SOUZA - Pesquisador Externo

Pesquisadores

RENATO BARROS DE ALMEIDA Líder
MARIA CRISTINA DAS GRACAS DUTRA MESQUITA Pesquisador
RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN Pesquisador
ROSIRIS PEREIRA DE SOUZA Pesquisador Externo
ANTONIA LEITE ARAUJO Estudante
GABRIELA SILVA CARVALHO Estudante
GIOVANA FIORINI FIDELES Estudante
NAYARA DO VALE MOREIRA Estudante
PAOLA CECILIA NOVOA E SILVA Estudante