Grupo de Pesquisa
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIAAprovado
GEPFOR
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA
O GEPFOR é constituído por professores com formações diversas no campo das licenciaturas, bem como por acadêmicos e pesquisadores de áreas afins. As temáticas centrais partirão das áreas específicas das Licenciaturas que compõem as Ciências Sociais e Humanas. Tem por objetivo realizar estudos e pesquisas acadêmicas em áreas da educação, em especial as que compõem eixos epistemológicos para a formação de professores e formação para a docência na interface com campos multidisciplinares. Intenciona produções com temas que discutam os fundamentos de homem, sociedade e educação; as políticas educacionais, escola, gestão e organização do trabalho pedagógico, estágio e prática docente como etapa formativa do futuro professor, profissão de professor; processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento e formação humana; crianças e infâncias, adolescências, juventudes; história e memória; instituições de educação.
Tem-se possibilidades de interação com membros de outros Grupos de Estudos da PUC que façam pesquisas que contribuam e ampliem o espectro formativo deste Grupo; como o Grupo agrega professores e pesquisadores vinculados a outras instituições, há o objetivo de interação com, por exemplo: NEDESC/FE - Núcleo de Estudos e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura; com o Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação; com pesquisadores da ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação; dentre outros.
5 (graduação e/ou pós-graduação)
2019
7.08 - Educação
Não informado
EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
mohnfideles@gmail.com
Objetivos: Compreender as noções de formação, aprendizagem e desenvolvimento e seus respectivos tempos cronológicos. Problematizar os conceitos de formação, desenvolvimento e adaptação, aprofundando temas como a infância, a adolescência, a juventude, os adultos e idosos. Compreender as dimensões formativas da história e memória na constituição dos sujeitos individuais e coletivos, bem como na organização da sociedade pela garantia de políticas públicas. Estudar as relações e formação dos sujeitos no universo da educação formal (escolas, instituições educativas) e não formais (família, amigos, grupos variados) e movimentos sociais. Promover estudos interdisciplinares e multidisciplinares no campo da educação.
Palavras-chave: : Educação Instituições Formativas; Tempos da Vida
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Objetivos: Pesquisar a escola e instituições de educação como instituições sociais e como lócus da educação formal. Compreender os processos educativos, com ênfase na análise da instituição e dos sistemas escolares, bem como de suas relações com os mecanismos mais gerais de produção e reprodução social. Verificar os conteúdos culturais da escolaridade em suas relações com o rendimento e as deficiências do ensino. Estudar currículo, conteúdos de ensino, metodologias e avalição na educação infantil e ensino fundamental. Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil e ensino fundamental. Discutir os processos formativos constitutivos dos fundamentos e práticas do Estágio Supervisionado em cursos de licenciaturas. Problematizar a docência como espaço-tempo formativo da profissão e como campo de atuação do professor. Compreender o papel da pesquisa na prática docente e nas políticas de formação de professores.
Palavras-chave: Fundamentos da Educa¿¿o; Est¿gio; Doc¿ncia
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
Objetivos: Promover compreensão da política, da organização, da legislação e do funcionamento da educação básica e da educação superior, das políticas de formação de professores, como elementos de reflexão sobre a realidade educacional brasileira; Produzir conhecimento sobre a atuação do Estado, legislação pertinente e diretrizes que norteiam a educação brasileira em seus níveis e etapas, nos sistemas público e privado, bem como no que tange à formação de professores. Compreender a estrutura, funcionamento, financiamento e organização dos sistemas de ensino, das unidades escolares, como instâncias constitutivas da realidade educacional brasileira. Discutir a profissão de professor em sua constituição histórica e na atualidade. Produzir discussões e conhecimentos necessários para o fortalecimento de uma rede de instituições e movimentos sociais para o fortalecimento da garantia dos direitos à educação.
Palavras-chave: Educação; Políticas Educacionais; Formação de Professores
Áreas do Conhecimento
Membros da Linha
RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN | Líder |
DANIELA RODRIGUES DE SOUSA | Pesquisador |
DANIELLA COUTO LOBO | Pesquisador |
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO | Pesquisador |
MARCIA HELENA SANTOS CURADO | Pesquisador |
RAQUIA RABELO ROGERI | Pesquisador |
RENATO BARROS DE ALMEIDA | Pesquisador |
SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO | Pesquisador |
ZELIA MARIA BORGES | Pesquisador |
JANAINA QUIRINO DE SOUSA | Estudante |