Grupo de Pesquisa

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA

Identificação

Aprovado

GEPFOR

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOCÊNCIA

O GEPFOR é constituído por professores com formações diversas no campo das licenciaturas, bem como por acadêmicos e pesquisadores de áreas afins. As temáticas centrais partirão das áreas específicas das Licenciaturas que compõem as Ciências Sociais e Humanas. Tem por objetivo realizar estudos e pesquisas acadêmicas em áreas da educação, em especial as que compõem eixos epistemológicos para a formação de professores e formação para a docência na interface com campos multidisciplinares. Intenciona produções com temas que discutam os fundamentos de homem, sociedade e educação; as políticas educacionais, escola, gestão e organização do trabalho pedagógico, estágio e prática docente como etapa formativa do futuro professor, profissão de professor; processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento e formação humana; crianças e infâncias, adolescências, juventudes; história e memória; instituições de educação.

Tem-se possibilidades de interação com membros de outros Grupos de Estudos da PUC que façam pesquisas que contribuam e ampliem o espectro formativo deste Grupo; como o Grupo agrega professores e pesquisadores vinculados a outras instituições, há o objetivo de interação com, por exemplo: NEDESC/FE - Núcleo de Estudos e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura; com o Grupo de Pesquisa Estado, Política e Historia da Educação; com pesquisadores da ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação; dentre outros.

5 (graduação e/ou pós-graduação)

2019

7.08 - Educação

Não informado

EFPH - ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

mohnfideles@gmail.com

Linhas de Pesquisa

Educação, instituições formativas e tempos da vida

Objetivos: Compreender as noções de formação, aprendizagem e desenvolvimento e seus respectivos tempos cronológicos. Problematizar os conceitos de formação, desenvolvimento e adaptação, aprofundando temas como a infância, a adolescência, a juventude, os adultos e idosos. Compreender as dimensões formativas da história e memória na constituição dos sujeitos individuais e coletivos, bem como na organização da sociedade pela garantia de políticas públicas. Estudar as relações e formação dos sujeitos no universo da educação formal (escolas, instituições educativas) e não formais (família, amigos, grupos variados) e movimentos sociais. Promover estudos interdisciplinares e multidisciplinares no campo da educação.

Palavras-chave: : Educação Instituições Formativas; Tempos da Vida

Áreas do Conhecimento

  • 7.08.04 - Ensino-Aprendizagem

Membros da Linha

  • RENATO BARROS DE ALMEIDA - Pesquisador
  • ZELIA MARIA BORGES - Pesquisador

Fundamentos e Práticas da Educação Escolar, Estágio e Docência

Objetivos: Pesquisar a escola e instituições de educação como instituições sociais e como lócus da educação formal. Compreender os processos educativos, com ênfase na análise da instituição e dos sistemas escolares, bem como de suas relações com os mecanismos mais gerais de produção e reprodução social. Verificar os conteúdos culturais da escolaridade em suas relações com o rendimento e as deficiências do ensino. Estudar currículo, conteúdos de ensino, metodologias e avalição na educação infantil e ensino fundamental. Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil e ensino fundamental. Discutir os processos formativos constitutivos dos fundamentos e práticas do Estágio Supervisionado em cursos de licenciaturas. Problematizar a docência como espaço-tempo formativo da profissão e como campo de atuação do professor. Compreender o papel da pesquisa na prática docente e nas políticas de formação de professores.

Palavras-chave: Fundamentos da Educa¿¿o; Est¿gio; Doc¿ncia

Áreas do Conhecimento

  • 7.08 - Educação

Membros da Linha

  • DANIELA RODRIGUES DE SOUSA - Pesquisador
  • DANIELLA COUTO LOBO - Pesquisador
  • JANAINA QUIRINO DE SOUSA - Estudante
  • LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO - Pesquisador
  • RAQUIA RABELO ROGERI - Pesquisador
  • RENATO BARROS DE ALMEIDA - Pesquisador
  • RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN - Pesquisador
  • SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO - Pesquisador
  • ZELIA MARIA BORGES - Pesquisador

Políticas Educacionais e de Formação de Professores

Objetivos: Promover compreensão da política, da organização, da legislação e do funcionamento da educação básica e da educação superior, das políticas de formação de professores, como elementos de reflexão sobre a realidade educacional brasileira; Produzir conhecimento sobre a atuação do Estado, legislação pertinente e diretrizes que norteiam a educação brasileira em seus níveis e etapas, nos sistemas público e privado, bem como no que tange à formação de professores. Compreender a estrutura, funcionamento, financiamento e organização dos sistemas de ensino, das unidades escolares, como instâncias constitutivas da realidade educacional brasileira. Discutir a profissão de professor em sua constituição histórica e na atualidade. Produzir discussões e conhecimentos necessários para o fortalecimento de uma rede de instituições e movimentos sociais para o fortalecimento da garantia dos direitos à educação.

Palavras-chave: Educação; Políticas Educacionais; Formação de Professores

Áreas do Conhecimento

  • 7.09.04 - Políticas Públicas

Membros da Linha

  • DANIELA RODRIGUES DE SOUSA - Pesquisador
  • RAQUIA RABELO ROGERI - Pesquisador
  • SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO - Pesquisador

Pesquisadores

RODRIGO FIDELES FERNANDES MOHN Líder
DANIELA RODRIGUES DE SOUSA Pesquisador
DANIELLA COUTO LOBO Pesquisador
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO Pesquisador
MARCIA HELENA SANTOS CURADO Pesquisador
RAQUIA RABELO ROGERI Pesquisador
RENATO BARROS DE ALMEIDA Pesquisador
SYLVANA DE OLIVEIRA BERNARDI NOLETO Pesquisador
ZELIA MARIA BORGES Pesquisador
JANAINA QUIRINO DE SOUSA Estudante